Buscar

Literatura Brasileira do Período Colonial ao Romantismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Literatura Brasileira: do Período Colonial ao Romantismo (LET44)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX 
1. Em 1540 foi fundada a ordem religiosa por Inácio de Loyola, que se chamava Companhia de Jesus. A docência era a característica principal da Companhia. Com o passar do tempo, Inácio Loyola abriu o primeiro colégio em Messina, na Sicília, o qual serviu de inspiração para a abertura de outros. No Brasil, os membros da Companhia de Jesus chegaram em 1549 e se fixaram na Bahia. Com base nessas informações, disserte sobre a chegada da Companhia de Jesus no Brasil.
	Resposta Esperada:
No Brasil, desde 1549, ano em que a Companhia chegou ao país, começaram a desenvolver um trabalho de catequização do povo (índios, imigrantes africanos e imigrantes europeus). O primeiro grupo foi trazido ao Brasil por Tomé de Sousa, então governador geral, e liderado por Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. Foram também eles os primeiros a iniciar o trabalho de educação do povo, tendo criado muitos estabelecimentos educacionais, como a Fundação de São Paulo de Piratininga.
Aqui, os jesuítas influenciaram diversas situações históricas e sociais. Opuseram-se diversas vezes à escravidão indígena, fundaram aldeias missionárias tanto aqui como no Paraguai e demais países da América Latina, os quais foram fatalmente destruídos pelos espanhóis que estavam à caça de escravos. Chegaram ao ponto de construir colégios pelo litoral de Santa Catarina até o Ceará. Em 1760 foram expulsos do país, momento em que enfrentavam grandes lutas contra as tendências anticristãs que os coagiam, pois viam o rápido crescimento dessas tendências dentro do país, principalmente quanto à influência dentro da Igreja, do meio educacional e até dentro da política.
	2.
	 O Romantismo não foi um movimento específico de literatura, ele foi além. Podemos afirmar que foi um movimento artístico e filosófico e que surgiu no final do século XVIII na Europa, indo até o final do século XIX. Uma das características mais marcantes do Romantismo era a visão de mundo que se contrapunha ao racionalismo do período anterior (neoclassicismo). Com base nas informações apresentadas, o Romantismo não é um movimento uno - é marcado por três gerações. Disserte sobre essas gerações românticas, apontando os principais autores e temáticas.
	Resposta Esperada:
Podemos citar a geração Condoreira ou Social, cujo representante é Castro Alves. Este explorou sentimentos liberais e abolicionistas. 
A Ultrarromântica, também denominada Mal do Século, explorou o egocentrismo, sentimentalismo exagerado, morte, tristeza, solidão, tédio, melancolia, subjetivismo, idealização da mulher. Foram representantes dessa poesia: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.  
A poesia nacionalista ou indianista exalta a natureza, o excesso de sentimentalismo, o amor indianista, o ufanismo. Foram seus representantes Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias.

Mais conteúdos dessa disciplina