Buscar

Ap1 Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar 2020-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial 1 (AP1) – 2020.1
Data: 13/04/2020 até 19/04/2020 (prazo final de postagem)
Disciplina: Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar
Coordenadora(o): Prof.ª Drª Rosana Glat
Aluno(a): 
Matrícula: Polo: 
 Aulas referência:
Aula 4: Acessibilidade ao Currículo
Aula 5: Flexibilização Curricular na Educação Inclusiva
Aula 6: Dificuldade de Aprendizagem
1) Leia atentamente as afirmativas abaixo e faça o que é pedido: (100 pontos /25 pontos cada acerto) (Escrever em até 20 linhas).
a) A flexibilização do currículo pode ser realizada de diferentes formas: 
a.1 - na organização da sala de aula; 
a.2 - nos objetivos e conteúdos programáticos;
a.3 - nos procedimentos didáticos e/ou
a.4 - no modo de avaliar;
· Escolha um desses quatro aspectos, e explique, exemplificando, como o professor pode realizar essas modificações e favorecer a aprendizagem e participação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais.
Resposta: No cotidiano escolar, uma das estratégias que o professor pode utilizar para facilitar a aprendizagem e participação de alunos com necessidades educacionais especiais é a organização da sala de aula.
Assim, o professor pode dispor os alunos que apresentem dificuldades sentados ao lado/próximos aqueles que já dominam o conteúdo. Essa disposição dos alunos é defendida por Vygotsky, pois todos saem ganhando, visto que “o aluno menos experiente se sente desafiado pelo que sabe mais e, com a sua assistência, consegue realizar tarefas que não conseguiria sozinho. Por outro, o mais experiente ganha discernimento e aperfeiçoa suas habilidades ao ajudar o colega”. 
Esse tipo de situação reflete a zona de desenvolvimento proximal, onde o aluno que ainda não sabe o conteúdo, por exemplo, através da colaboração de uma pessoa mais capacitada, como um aluno que já o domine, consegue desenvolver a tarefa.
Outros exemplos de modificação: possibilitar que alunos com dificuldades visuais sentem mais próximos ao quadro; deixar as carteiras mais espaçadas para facilitar o trânsito de alunos cadeirantes; solicitar mobiliário que possua regulagem de altura para maior conforto de quem necessite fazer uso, dentre outros.
Referência Bibliográfica:
Vygotsky e o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1972/vygotsky-e-o-conceito-de-zona-de-desenvolvimento-proximal>. Acesso em: 14 abr. 2020.
b) Existem vários fatores que podem levar uma criança que não tenha uma deficiência ou comprometimento orgânico a apresentar dificuldades de aprendizagem e até mesmo insucesso escolar. 
· Imagine que você detectou esta situação em um aluno seu. Aponte um fator que poderia estar causando o problema. Em seguida, descreva duas ações você tomaria na sua prática pedagógica para melhorar o desempenho do aluno e evitar que ele se tornasse um caso de fracasso escolar.
Resposta: Um fator seria a metodologia de ensino inadequada. Uma ação que eu poderia tomar seria investir em capacitação/qualificação profissional, reciclando/atualizando os conceitos aprendidos ao longo de minha formação.
Outra ação seria alterar a metodologia de ensino escolhida, considerando seus saberes e cultura, para que o aluno pudesse se identificar/reconhecer no processo de ensino e aprendizagem, o que facilitaria a sua compreensão dos conteúdos em aula.
c) A efetivação da Educação Inclusiva demanda que a escola esteja adaptada para garantir a acessibilidade de todos os alunos aos espaços e processos pedagógicos, eliminando barreiras arquitetônicas e de sinalização/informação nas escolas. 
· Explique sucintamente o que são esses dois tipos de barreiras, e sugira, através de exemplos, como eliminar as mesmas para favorecer a inclusão escolar.
Resposta: As barreiras arquitetônicas se referem a tudo o que se torna obstáculo no espaço físico.
Já as barreiras de comunicação/informação se referem a “quando as informações não estão disponíveis para todos, seja por não existirem ou por não serem apresentadas de forma acessível a todos.”
Para eliminar barreiras arquitetônicas, é necessária a construção de rampas, elevadores adaptados, corrimãos, portas mais largas, etc. A eliminação de barreiras de comunicação/informação podem ser feitas, com o uso de livros e demais artigos impressos em Braille, investimento em audiotecas, legendas em vídeos e programas de televisão, aumentando o nível de contraste em itens impressos para facilitar a legibilidade, professores e/ou intérprete de Libras, dentre outras.
Referência Bibliográfica:
Conheça as principais barreiras para a acessibilidade e como superá-las! Hand Talk. Disponível em: <http://blog.handtalk.me/barreiras-para-a-acessibilidade/>. Acesso em: 14 abr. 2020.
Tipos de barreiras. Acessibilidade na prática. Disponível em: <http://www.acessibilidadenapratica.com.br/textos/tipos-de-barreiras/>. Acesso em 14 abr. 2020.
d) A implantação da Educação Inclusiva não implica na descontinuidade dos serviços da Educação Especial, muito pelo contrário...
· Você concorda ou discorda com essa afirmativa? Justifique sua resposta.
Resposta: Concordo, pois o Atendimento Educacional Especializado deve atuar em conjunto com a Educação Inclusiva de maneira intensificada para que se torne um elemento agregador para o aluno, dessa forma, é possível verificar as barreiras existentes no processo de aprendizagem e se ofereça meios para que haja um aprendizado efetivo.

Continue navegando