Buscar

Estudo de Caso Equipe Remo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso Ubiratan Martins da Silva
Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas e Competências Prof. Marcelino Tadeu de Assis 
Queimados-RJ 2020
1
Estudo de Caso de Harvard:	Gestão de Pessoas e Competências A Guarnição de Remo do Exército
Referência: SNOOK, Scott; POLZER, Jefrey T. Harvard Business School, 2004.
 O caso conta o dilema que um treinador teria que desvendar sobre o desempenho entre as duas equipes (Varsity e Varsity júnior), pois a guarnição do barco Varsity Junior começou a ganhar sucessivamente da guarnição principal Varsity. E essa façanha não acontecia há nove anos. No intuito de entender o que estava ocorrendo, o treinador realizou alguns testes a fim de detectar e corrigir o problema.
Após semanas com vários testes, a preocupação do treinador aumentava, principalmente por causa do campeonato cada vez mais próximo, e mesmo com toda a sua experiência, o mestre não conseguiu detectar o principal fator para o baixo desempenho da equipe Varsity. Por isso, buscava melhorar os baixos resultados pela equipe Varsity, através de algumas variáveis que pudesse melhorar a situação.
Baseando-se em uma pesquisa patrocinada pelo Comitê Olímpico Norte Americano, verificou-se que os fatores responsáveis por uma equipe de sucesso estão principalmente condicionados a variáveis psicológicas, levando subsidiariamente em conta a resistência e a força dos componentes. O treinador submeteu toda a equipe a realizar alguns testes individuais e em grupos para coletar dados sobre condicionamento físico etc, os treinadores utilizavam o “ergômetro” de remar, que media a resistência e o condicionamento em um
determinado tempo ou distância, além disso, eles faziam exercícios de levantamento de
peso. Todos os dados colhidos eram registrados e através deles era possível determinar a capacidade de força e resistência de cada membro da guarnição.
O desempenho individual era importante, mas o trabalho em equipe era crucial para a velocidade do barco. Os remadores precisavam remar de forma sincronizada, eles deveriam
2
se tornar apenas um, com apenas o objetivo de chegar em primeiro lugar. Quando um remador tentava ser mais rápido que os outros da sua equipe, perdia o sincronismo entre os demais e acabava fazendo com que o barco perdesse velocidade. Eles precisavam remar em total sincronismo.
 Durante a temporada de preparação, onde a Guarnição de Remo do Exército aperfeiçoou suas técnicas atingindo altas avaliações nos treinamentos, o treinador selecionou os oito melhores remadores e os direcionou ao barco Varsity, os demais foram alocados para o barco Varsity Junior. As escolhas foram feitas usando as disputas por carrinhos. Entretanto, a equipe Varsity sofreu diversas derrotas, então, o treinador compreendeu que a guarnição Varsity sempre ganhava com equipes menores de quatro componentes, mais quando os oitos competiam juntos, eles perdiam, ou seja, a soma das forças individuais não funcionavam em conjunto de oito e o treinador não entendia o porquê.
 A dúvida continuava e o treinador querendo a entender o que estava acontecendo. Começou a observar ao final de um treino que a equipe do barco Varsity começava a discutir entre si e apontar o desempenho individual, não discutiam em prol de melhorar como grupo. Enquanto isso, a equipe do Vasty Junior discutia melhorias para o grupo e não faziam apontamentos individuais. Somente depois de realizar o acompanhamento mais detalhados como, por exemplo, as trocas de mensagens para os colegas, o treinador percebeu, que o fator psicológico, era um dos motivos para o sucesso da equipe Varsity Junior, pois eram constantemente motivados pelo seu “líder” de equipe.
Concluo afirmando que uma liderança adequada poderá alcançar resultados incríveis. O referido caso mostra sobre a importância da motivação da equipe e do papel primordial de um bom líder em qualquer organização.
	
3

Continue navegando