Buscar

PROVA 2 Didática e a Formação do Professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Didática e a Formação do Professor (PED09)
	
	
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Quando falamos em Tendência Liberal Renovada Progressista, a escola, de acordo com Libâneo (1990, p. 25), possui o papel de "adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar o quanto é possível à vida". A partir da concepção de Libâneo, disserte sobre o papel do aluno e sobre a forma que o conteúdo deve ser trabalhado.
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Campinas: Papirus, 1990.
	Resposta Esperada:
Nesta tendência, o aluno deverá ter como uma de suas bases o seu cotidiano, dando ao professor a competência de buscar integrar o conhecimento científico com a vivência cotidiana deste aluno. Os conteúdos deverão estar interligados com os interesses e com as necessidades que este aluno vivencia, levando-o a desafiar cognitivamente frente a situações problema. Os conteúdos organizados ficam em segundo plano, dando assim abertura para os processos mentais e as habilidades cognitivas. O aprender a aprender torna-se mais eficaz no processo de aquisição do saber.
	2.
	A avaliação é um processo que deixa muita dúvida quanto ao seu desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem. Diante das diversas formas de avaliar, ainda há muitos que buscam uma avaliação alicerçada em exames finais, sendo caraterizada com uma avaliação somente quantitativa. Disserte sobre como podemos realizar uma avaliação de aprendizagem eficaz.
	Resposta Esperada:
Cabe ao professor buscar objetivos que levem à tomada de decisões com o objetivo de alcançar qualitativamente o desempenho de seus alunos. Nesta vertente, o professor deve realizar uma avaliação dinâmica, diagnóstica e processual, na qual o aluno é avaliado em sua totalidade. A avaliação precisa ter um viés democrático, que ofereça oportunidades para que todos aprendam, buscando sanar as dificuldades de cada indivíduo dentro de diferentes propostas de trabalho. Assim, é necessária uma prática pedagógica em que professores e alunos interajam permanentemente.
Parte inferior do formulário

Continue navegando