Buscar

Gestão de Recursos Humanos e Carreira AOL4

Prévia do material em texto

Gestão de Recursos Humanos e Carreira - 20202.A
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Nota finalEnviado: 26/08/20 12:05 (BRT)
10/10
1. Pergunta 1
/1
A remuneração por competências tem por finalidade motivar os profissionais a uma melhor capacitação, de acordo com as necessidades da organização. Nesse sentido, num sistema de remuneração por competências:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os pagamentos periódicos funcionam melhor quando se percebe a necessidade de alterar substancialmente as condições salariais.
2. 
A remuneração funcional é determinada pela função e ajustada ao mercado, proporcionando um aumento do valor percebido pelo colaborador.
3. 
A adoção de carreiras horizontalizadas é viabilizada, através da utilização de cargos amplos.
Resposta correta
4. 
Os objetivos de lucratividade da empresa são utilizados para reforçar o compromisso de longo prazo entre empresa e colaboradores.
5. 
O pagamento deverá ser feito pelo cargo ocupado, partindo do pressuposto de que as pessoas têm valores.
2. Pergunta 2
/1
O sistema em que o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos extremos e sem analisar especificamente traços de personalidade, denomina-se método:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Comparativo. 
2. 
De escolha forçada.
3. 
360 graus. 
4. 
De escalas gráficas.
5. 
De incidentes críticos. 
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1
Assinale a alternativa incorreta sobre a avaliação 360º:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A ferramenta avaliação 360º tem-se mostrado ineficaz devido à grande exposição à qual o profissional é submetido, embora ofereça informações relevantes aos profissionais avaliados e a organização.
Resposta correta
2. 
Este método prevê uma avaliação global, onde o profissional se auto-avalia, seus pares, superior imediato, subordinados, clientes e fornecedores também o avaliam, ou seja, todos os agentes que estão relacionados ao trabalho do profissional participam da avaliação.
3. 
O objetivo da avaliação 360º é proporcionar ao profissional um feedback individualizado em relação à maneira como os colegas de trabalho vêem seu comportamento e suas competências no local de trabalho.
4. 
A avaliação 360º apresenta o feedback de pessoas com as quais o profissional trabalha, incluindo seu líder imediato, de pessoas que se reportam diretamente ao indivíduo e de outros membros (pares).
5. 
A avaliação 360º é uma ferramenta que proporciona uma visão completa do profissional, de todos os ângulos e perspectivas.
4. Pergunta 4
/1
Sabe-se que motivação é um assunto de grande interesse porque, no ambiente corporativo, entende-se que uma força de trabalho motivada traduz-se em maior produtividade. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ao fazer análise de um cargo, deve-se considerar a satisfação do empregado como um dos requisitos do cargo, porque assim estará garantida a permanência do sujeito no cargo.
2. 
A satisfação tem impacto no desempenho do empregado, contudo deve-se considerar que há fatores de remuneração que evitam a sua insatisfação, mas não causam motivação.
Resposta correta
3. 
Na avaliação de desempenho funcional, considera-se que um funcionário que está totalmente satisfeito com a empresa tem alto desempenho.
4. 
No treinamento, considera-se que a motivação do treinando está associada ao estado de equilíbrio de suas necessidades de autorrealização.
5. 
Na análise de índice de movimentação de empregados, deve-se considerar que a satisfação de um empregado está relacionada de forma positiva com sua decisão de sair da empresa.
5. Pergunta 5
/1
Em ambientes de competitividade, a avaliação de desempenho é muito importante porque as mudanças ocorrem de forma muito rápida. O empregado precisa saber o que aprimorar em seu perfil para atuar em posições futuras e não apenas para se adequar ao cargo que ocupa no momento. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As pessoas avaliadas podem perceber a avaliação de desempenho como justa ou injusta e reclamar do processo, mas nada muda porque o senso de justiça está diretamente relacionado ao clima organizacional.
2. 
As pessoas precisam receber informação sobre sua atuação no passado para poderem planejar o seu futuro, mas isso não garante que elas possam reformular suas atitudes porque estas não mudam com o tempo.
3. 
O desempenho de um sujeito em um cargo é contingencial, depende da percepção que o sujeito tem de seu papel e de suas habilidades pessoais, mas não de suas atitudes em relação à empresa.
4. 
 A avaliação de desempenho pode incluir uma etapa de autoavaliação em que o próprio empregado analisa o seu desempenho, mas o controle de distorções depende do acompanhamento do supervisor imediato do avaliado.
Resposta correta
5. 
 A avaliação de desempenho funcional permite que os empregados saibam o que o seu superior e colegas pensam a seu respeito, mas isso só ocorre se a avaliação de desempenho for de responsabilidade de uma comissão de avaliação.
6. Pergunta 6
/1
Com base no tema reconhecimento e recompensa é correto afirmar: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O valor do reconhecimento pode ser através do estabelecimento de um percentual sobre o retorno atingido em um projeto. 
Resposta correta
2. 
O reconhecimento envolve sempre pagamento em dinheiro. 
3. 
A recompensa pode ser efetuada a um colaborador através de um elogio em público, a entrega de um certificado, dentre outras formas. 
4. 
Estes programas devem ser estruturados pelos colaboradores.
5. 
A recompensa deve ser utilizada para o atingimento de resultados diferenciados e tangíveis. 
7. Pergunta 7
/1
O sistema de remuneração moderno que está atrelado ao desempenho do empregado vem substituindo a lógica dos salários fixos. Essa remuneração, que é variável, pode se basear em incentivos de curto prazo ou de longo prazo. Sobre os planos de participação nos lucros, assinale a afirmativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Alguns empregados recebem uma parte do lucro anual da empresa, aumentando seu comprometimento e sua participação, reduzindo a rotatividade.
Resposta correta
2. 
Alguns empregados recebem um pagamento anual com base em metas predefinidas, com modelo baseado na cotação das ações cujas compra e venda são apenas hipotéticas. 
3. 
Alguns empregados recebem um incentivo de longo prazo, que consiste em planos de opção de compra de ações da empresa a um preço predeterminado. 
4. 
Alguns empregados recebem um pagamento adicional atrelado ao cumprimento de objetivos ou metas organizacionais, setoriais ou individuais. 
5. 
Alguns empregados adquirem ações da empresa a preço reduzido, beneficiando o titular com um prêmio de capitalização dependente da valorização da cotação das ações na Bolsa de Valores. 
8. Pergunta 8
/1
Os profissionais da organização devem ser capazes de definir e descrever os seus diferentes tipos de competências, assim como identificar e compreender as habilidades incorporadas a elas. Sobre o tema, as competências:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Básicas, permitem aos colaboradores desenvolverem suas funções alinhadas com as competências organizacionais e com os objetivos estratégicos da organização.
2. 
Profissionais, dizem respeito a atributos da organização, que lhe conferem vantagem competitiva e são difíceis de serem imitados.
3. 
Essenciais, têm valor percebido pelos clientes e contribuem para a diferenciação entre concorrentes.
Resposta correta
4. 
Essenciais, são as capacidades indispensáveis de que a empresa necessita para administrar com eficácia o seu negócio.
5. 
Funcionais, são representadas pelo conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que cada pessoa mobiliza ao executar uma atividade.
9. Pergunta 9
/1
Em uma política de RH, a sistemática avaliação de desempenho humano atende a determinados objetivos. A avaliação de desempenho, para ser eficaz, deve basear-se inteiramente nos resultados das atividades do homem no trabalho e nunca apenas em suas característicasde personalidade. Com base em uma comparação periódica entre os resultados fixados ou esperados para cada funcionário e os resultados efetivamente alcançados, deve-se adotar:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O método da avaliação por resultados, que é, sobretudo, um método prático. 
Resposta correta
2. 
O método de autoavaliação, que pode utilizar sistemáticas variadas.
3. 
O método da escala gráfica, que requer uma multiplicidade de cuidados, a fim de neutralizar a subjetividade e o pré- julgamento do avaliador.
4. 
O método misto, que ajusta os métodos às suas peculiaridades e necessidades. 
5. 
O método da escolha forçada, que é um método fundamentalmente comparativo e discriminativo, e apresenta resultados globais.
10. Pergunta 10
/1
O processo de gestão do desempenho deve considerar que as pessoas atuam nas organizações, utilizando sua qualificação pessoal que abrange três dimensões:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Capacidade de aprendizagem e técnica, visão sistêmica e desempenho com foco na qualidade.
2. 
Recursos intelectuais e emocionais, foco na tarefa e predisposição para o trabalho em equipe.
3. 
Habilidades técnico-operacionais e atributos pessoais, competência comportamental e desempenho orientado para resultados. 
Resposta correta
4. 
Interesses, aderência aos valores da empresa e clareza de suas atribuições. 
5. 
Conhecimento e experiência, habilidade de relacionamento interpessoal e desempenho orientado para o processo.
Ajuda para a página atual

Continue navegando