Buscar

Questionario - 02-09

Prévia do material em texto

Aluno: Antonio Leite
 Turma: TEC-090.001
Desenvolvimento de mina e lavra.
Questionário – Disposição de estéril e tipos de acessos em lavras a céu aberto. 
1) quais formas os empilhamentos de estéril podem ser construídos? E qual é de forma geral o mais utilizado?
R: Podem passar pelo processo de beneficiamento (venda de baixo valor), formarem
Pilhas controladas, despejados nas encostas circundantes às minerações ou serem compactados como aterros respeitando a estrutura local.
2) quais estudos devem anteceder na área antes de iniciar as obras de drenagem de fundo para construção da pilha de estéril?
R: Estudos do dimensionamento dos equipamentos, instalações que irão operar na mina e o beneficiamento para construção das pilhas de estéril por exemplo.
3) de que forma podem ocorrer as obras de drenagem de fundo para posterior recebimento de estéril? Faça um breve comentário sobre as obras de drenagem de superfície.
R: Deve-se levar em consideração a estrutura do local para receber o estéril, além de
Prever o escoamento (acesso ao transporte) para o processo de recuperação do material e evitar a contaminação com o minério extraído. O processo de drenagem deve ser acompanhado pela equipe de Geotecnia e Operação para garantir que o material depositado não espalhe por infiltrações decorrentes de chuvas ou possíveis ocorrências erosivas que possa vir a ocorrer.
4) O Estéril é composto por quais materiais?
R: Rocha ou solo que ocorre dentro do corpo de minério ou externamente ao mesmo, sem valor econômico, que é extraído na operação de lavra para aproveitamento do minério. Também neste caso, tal como se aplica aos conceitos de jazida e minério, dada a sua conotação, o que é estéril em uma época pode representar minério em outra.
5) As formações de pilhas de estéril permanente devem seguir critérios rígidos de segurança, o monitoramento é parte integrante destes. Como ocorre o monitoramento das pilhas de estéril após conclusão das mesmas?
R: Através do levantamento topográfico, instrumentação geotécnica e inspeções diárias, o local deve ter uma estrutura considerável para comportar as pilhas de estéril nas áreas de exploração e depósitos minerais.
6). Sobre as vias de acessos em lavras a céu aberto, comente sobre as mais utilizadas.
R: O Sistema de Zig-Zag ou Serpentina é o tipo mais utilizado de lavra a céu aberto uma vez que apresentam a vantagem de imobilizarem pequena área horizontal e declividade compatível com o tipo de transporte. Outro que podemos citar é o Sistema de Planos Inclinados a Céu Aberto, onde o minério dos bancos é descarregado em chutes que alimentam os skips e estes, por sua vez, basculam em chutes fora da cava, que alimentaram trens ou caminhões.
7) O que são métodos de extração por encostas e cavas?
R: A lavra em encosta está acima do nível de escoamento da drenagem, e se faz sem
acumular água. Já a lavra em cava está abaixo da cota topográfica original, tornando a 
mina um grande reservatório, necessitando-se de bombeamento para o esgotamento da água.
8). Conforme apostila enviada, existe outra nomenclatura para o tipo de lavra em Encosta, qual é?
R: Talude de lavra ou Flanco. Ex: Sistema de Ádito Inferior.
9). Em relação as drenagens de águas pluviais e de fontes naturais dos tipos de extração mineral em encosta ou cava, comente como pode ocorrer em ambas.
R: A lavra em encosta está acima do nível de escoamento da drenagem, e se faz sem
acumular água. Já a lavra em cava está abaixo da cota topográfica original, tornando a
mina um grande reservatório, necessitando-se de bombeamento para o esgotamento da água.
10) Em relação aos tipos de acessos citados pela apostila, os mesmos podem influenciar nas lavras tipo encostas e cavas? Comente.
R: Sim, da construção de túneis, planos inclinados, poços verticais e, até mesmo, simples furos de sondagem, que visem a melhor forma de exploração e escoamento do material lavrado, deve levar em conta as condições do local, a topografia, a morfologia da jazida, o tipo de lavra, os custos operacionais e a produção desejada.

Continue navegando