Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMERCIAL
A área comercial da empresa é responsável por conectar as necessidades dos consumidores aos produtos e serviços oferecidos, guiando cada um deles pela jornada de compra ideal.
Mais do que vender, a área comercial deve influenciar a decisão de compra do cliente, garantir sua satisfação e criar um relacionamento sólido.
O propósito central continua sendo a realização da venda, que gera a receita e lucros da empresa, mas esse processo mudou muito nas últimas décadas.
São basicamente três: 
· Trazer novos clientes
· Aumentar o volume de compras na carteira atual
· Atendimento técnico/operacional
Se antes bastava apresentar os produtos e orientar a escolha, agora os profissionais do comercial precisam descobrir motivações que nem o próprio cliente tem consciência.
Prova disso é que 76% dos consumidores esperam que as empresas entendam suas necessidades e expectativas, de acordo com a pesquisa State of Customer Experience, publicada em 2016 pela Salesforce.
É preciso um grau de certeza suficiente para operar no dia a dia. Essa é a base para avaliar as inúmeras situações que ocorrem no cotidiano e entender o que está no implícito no desenrolar dos fatos.
FINANCEIRO
A função do departamento financeiro é garantir recursos para que a empresa possa cumprir seus objetivos, mantendo-se ativa e competitiva e garantindo não apenas lucros imediatos, mas também no longo prazo.
A estrutura do departamento financeiro não é uma ciência exata. Tudo depende do contexto: tamanho da empresa, quantidade da demanda e até mesmo seu modelo de negócio. Em empresas menores, como novas startups e microempresas, é normal que tenha apenas uma pessoa dedicada às finanças. Às vezes até mesmo o dono é responsável pela área.
Entre as funções do departamento financeiro estão a tesouraria, o controle das contas a pagar e a receber, a contabilidade, o planejamento, a gestão dos impostos, o controle de riscos e a divulgação de informações para os investidores. Veja detalhes de cada uma dessas atribuições.
LOGÍSTICA
O termo logística foi originalmente associado às atividades de suporte a missões militares, utilizado para descrever a ciência da movimentação, suprimento e manutenção de forças militares no terreno. Mais tarde, no fim dos anos 50 e início dos anos 60, o conceito de logística passou a ser utilizado para descrever a gestão dos fluxos de materiais e informação numa organização.
Os processos logísticos são efetivados em todas as empresas. Em algumas, eles são mais complexos e precisam de uma gestão mais qualificada. A falta de conhecimentos logísticos pode levar a uma má administração, que implicará em custos mais altos e comprometerá a competitividade e a expansão do negócio.
O profissional de logística, gerencia pessoas para que o processo logístico funcione da melhor maneira e, além disso, determina algumas ações básicas. Por exemplo, é ele quem controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo.
O profissional de logística pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e em diversos outros segmentos do ramo. Também realiza o cálculo do frete e define a embalagem que será usada para preservar o produto. Faz o acompanhamento de pedidos, por meio de sistemas informatizados, e determina a necessidade de reposição do estoque, sendo responsável por:
· Planeamento agregado da produção;
· Gestão de aprovisionamentos e colocação de encomendas a fornecedores (matérias-primas, componentes, material de embalagem, etc.);
· Resseção e acompanhamento de encomendas;
· Gestão global de stocks (matérias-primas e componentes, semiacabados e produto acabado);
· Planeamento de necessidades;
· Gestão física dos armazéns;
· Gestão dos inventários;
· Manutenção do sistema de informação logístico de suporte;
· Gestão da componente de serviço a cliente: prazos de entrega e atendimento a cliente;
· Embalagem;
· Gestão do transporte e dos canais logísticos.