Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Teoria e Metodologia de Educação Física (19584)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655896) ( peso.:4,00)
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O espectro de estilos de ensino representa duas capacidades humanas básicas: a capacidade de reprodução de ideias, movimentos e modelos, e a capacidade de produção de novo conhecimento, como a descoberta de novos movimentos e a criação de novos modelos. DESCREVA os seis estilos (Descoberta Guiada ou Dirigida, Convergente, Divergente, Individual, Iniciado pelo aluno e Autoensino) que representam as opções de ensino que promovem a produção de conhecimentos.
	Resposta Esperada:
- Descoberta Guiada ou Dirigida: a alteração está no relacionamento professor-aluno, pois o professor estimula no aluno a descoberta do conceito ou da resposta para aquela tarefa. O professor nunca dá a resposta, ele aguarda com retroalimentação simples, que o aluno chegue à resposta.
- Convergente: indica-se o problema e para cada problema há uma solução apenas, algo que converge sempre ao objetivo, sem a possibilidade de outras respostas.
- Divergente: caracteriza-se por um engajamento anterior no processo de descoberta e na produção de opções, pois um determinado problema pode ter respostas múltiplas e divergentes.
- Individual: solicita-se maior independência do aprendiz, mas ainda é o professor quem toma as decisões. 
- Iniciado pelo aluno: é o aluno que conduz o ensino e sua aprendizagem. Todas as decisões são do aluno.
- Autoensino: dispensa-se totalmente a presença de alguém para ensinar.
	2.
	Os requisitos básicos de um planejamento de ensino são os objetivos a serem atingidos. Os objetivos consistem em uma prévia descrição dos resultados que se deseja alcançar com a atividade ou conteúdo abordado. Os objetivos são divididos em: educacionais (gerais) ou instrucionais (específicos). Os objetivos educacionais ou gerais relacionam-se às mudanças comportamentais almejadas, já os objetivos instrucionais ou específicos relacionam-se à operacionalização dos objetivos gerais. Os objetivos educacionais e instrucionais relacionam-se aos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor a serem desenvolvidos nos educandos. Nesse contexto, disserte sobre as características dos objetivos a serem desenvolvidos acerca dos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor no processo de ensino e aprendizagem.
	Resposta Esperada:
O domínio cognitivo refere-se ao intelecto, à memória e à razão, compreendendo informações, ideias, princípios e habilidades, como informar sobre as principais estações do ano, conhecer as representações cartográficas, adquirir conhecimentos sobre a evolução da humanidade, entre outros.
Domínio afetivo refere-se a valores, sentimentos, emoções, interesses, atitudes, saber lidar com as mais variadas situações afetivas do dia a dia, como respeitar opiniões e expressões alheias, valorizar a função social da escola, as relações inter e intrapessoais, igreja, família, cooperar para a manutenção da organização, conservação e limpeza da comunidade em que mora, entre outros. Domínio psicomotor, refere-se às habilidades operativas motoras, de manipulação de pequenos e grandes objetos, como desenhar o mapa do seu bairro e município, trajeto da sua casa até a escola, confeccionar uma maquete, andar de bicicleta, manusear um livro ou computador, entre outros.
Parte inferior do formulário

Outros materiais