Buscar

Avaliação Final Discursiva - Didática e a Formação do Professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Didática e a Formação do Professor (PED09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:443749) ( peso.:4,00)
	Prova:
	9765377
	Nota da Prova:
	7,90
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Entre os grandes filósofos da educação, encontramos também Froebel, que tinha como base de estudos a infância. Este dizia que a educação na infância servia como base de sustentação para o seu desenvolvimento. Quanto a isso, disserte sobre o porquê de Frobel acreditar ser a infância a base do desenvolvimento educacional.
	Resposta Esperada:
Para Froebel, a infância é a base da educação, pois é a fase em que a criança necessita de maiores cuidados, pois obtendo estes cuidados tanto físicos como psicológicos tenderá a possuir uma vida alicerçada no sucesso. 
Froebel acreditava que é na infância que a criança pode conhecer sua essência boa, dando condições de que assim cuidada não declinará aos escambos do convívio da sociedade.
Sua forma de ver a infância lhe deu o singelo nome de ?Pai  do jardim de infância?, pois as brincadeiras  levavam a criança a se conhecer e a se desenvolver socialmente e, assim, conseguir aprimorar seu caminho para a aprendizagem.
Para Froebel, a criança era a base de sua filosofia, sendo que predominava assim uma ideia humanitária.
	2.
	Muitos professores em sua vida profissional buscam manter uma visão tradicionalista, em que a avaliação tem um peso maior dentro de todo o processo de ensino e aprendizagem. Já outros buscam um modelo no qual a avaliação seja mais coerente com a realidade. Qual o modelo mais adequado à educação referente à avaliação? Justifique a sua resposta.
	Resposta Esperada:
Nesta perspectiva, podemos determinar que, na escola tradicional, a avaliação era vista como a base de todo o processo. Sua preocupação estava fundamentada na nota e no que o aluno apresentava naquele momento da avaliação. Não existia um movimento de troca de informações, nem de possibilidade de o aluno estar expondo suas ideias ou dúvidas. O professor, ali, era o detentor do poder do conhecimento.
Outro ponto a ser salientado é que as avaliações receberiam notas, as quais eram elencadas em um documento que, ao final do bimestre, o professor somava, dividia e dava sua média. Desta forma, observa-se que as provas eram utilizadas de forma negativa com o aluno, não tendo possibilidade de verificação do porquê do erro cometido naquela resposta.
Na atualidade, estamos em busca de uma nova forma de avaliação, em que o aluno e o professor acabam recebendo um feedback dos resultados obtidos na avaliação. O aluno passa a ver a avaliação como um auxiliar no desenvolvimento e na construção do conhecimento. Ao professor, cabe neste processo ser um auxiliar e levar o aluno a perceber-se como construtor de seu conhecimento. O conhecimento repassado pelo professor é essencial para sua vida profissional e familiar.
Parte inferior do formulário

Outros materiais