Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Simão da Silva Moreira
Psicólogo Clínico - CRP 06/151855
)
Entendendo a TCC
"O que perturba o ser humano não são os fatos, mas a interpretação que ele faz dos fatos" Epiteus - Sec.I
A Terapia Cognitivo-Comportamental – comumente referida como TCC – foca na forma como as pessoas pensam e agem para ajudá-las a superar seus problemas.
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma vertente da psicoterapia, cujo objetivo é ajudar as pessoas a superarem seus problemas emocionais.
Terapia é uma palavra usada para descrever uma abordagem sistemática para combater um problema, uma doença ou uma condição irregular.
Cognitivo refere-se a tudo o que se passa na sua mente, como sonhos, lembranças, imagens, pensamentos e atenção, e que servem para você dar significado ao que acontece a você e ao seu redor.
Comportamental refere-se a tudo o que você faz. Isso inclui o que você diz, como tenta resolver seus problemas, como age, como evita certas situações. Comportamental diz respeito tanto à ação quanto à falta dela. Por exemplo, quando você se cala ao invés de dizer o que pensa, ainda assim isso é o seu comportamento, mesmo que você esteja tentando não fazer nada.
O conceito central na TCC é que você sente o que você pensa. Então, a TCC trabalha de acordo com o princípio de que você pode viver mais feliz e produtivamente se pensar de forma saudável. 
Enfatize os significados que você atribui às situações
O significado que você atribui a qualquer tipo de situação influencia as respostas emocionais que você teve naquela situação. Situações com significado positivo normalmente levam a sentimentos de felicidade e excitação, enquanto que situações com significado negativo levam a sentimentos como tristeza e ansiedade. No entanto, os significados que você atribui a certos tipos de situações negativas podem não ser precisas, reais ou úteis. Às vezes, sua forma de pensar pode levá-lo a aumentar a sua importância de certas situações, fazendo com que você se sinta perturbado, disfuncional.
Formas de agir
As formas como você pensa e sente também determinam a forma como vai agir. Se você está se sentindo deprimido, provavelmente você irá se esconder e se isolar. Se você estiver ansioso, talvez você evite situações que acredita serem ameaçadoras ou assustadoras. Seu comportamento pode ser problemático para você mesmo de diversas maneiras, como as citadas abaixo:
Comportamento autodestrutivo, como beber em excesso e usar drogas para diminuir a ansiedade, pode causar prejuízos físicos diretos.
Comportamento esquivo e humor depressivo, como ficar na cama o dia inteiro ou manter distância dos amigos, aumenta o seu senso de isolamento e mantém seu humor para baixo.
Comportamento de evitação, como evitar situações que você acha serem ameaçadoras (participar do meio social, aceitar carona, falar em público), o priva da oportunidade de confrontar e superar seus medos.
Entendendo os Pensamentos Automáticos
Pensamentos automáticos são aqueles pensamentos que aparecem para responder as perguntas que ainda nem fizemos….Pois é! Dentro da teoria cognitiva comportamental, são eles que na maioria das vezes determinam seus comportamentos e sentimentos. Esses pensamentos automáticos normalmente 
são privativos ou não declarados, e ocorrem de forma rápida à medida que avaliamos o significado de acontecimentos em nossas vidas.
Podemos usar o termo pré-consciente ao descrever os pensamentos automáticos, pois essas cognições podem ser reconhecidas e entendidas se nossa atenção for voltada para eles. 
Esses pensamentos podem gerar reações emocionais dolorosas e comportamento disfuncional. Um dos indícios mais importantes de que os pensamentos automáticos podem estar ocorrendo é a presença de emoções fortes. Eles aparecem na nossa mente quando menos esperamos, pois eles não dependem da nossa vontade ou do nosso controle. Eles são rápidos, e nem percebemos que eles estão por ali . Porém, quando não paramos para questionar o que invade nossa mente sem a nossa permissão, vamos construindo nossa realidade em algo que não existe realmente e isso muitas vezes nos leva ao sofrimento. Quando paramos para questionar o que nos leva a nos comportar daquele jeito, estamos questionando nossos pensamentos.
Pelo nosso mundo agitado e nossa rotina estressante, cada vez mais precisamos de um raciocínio rápido, de novas ideias e novos rumos para a resolução de conflitos. E ai os pensamentos automáticos podem ser grandes aliados. Eles se tornam problemas quando são disfuncionais, ou seja, não tem função nenhuma de ajuda para construção de coisas construtivas e produtivas. Quando eles são pensamentos automáticos disfuncionais eles geralmente não correspondem à realidade! Se pararmos para analisar esses pensamentos percebemos que eles são bem distantes da realidade! Quando corrigimos os erros desses pensamentos e fazemos uma comparação com a verdadeira realidade nos damos conta de que tem crenças ai que nos levaram a pensar assim, e que as coisas não são tão catastróficas da maneira como enxergamos.
As pessoas ansiosas com frequência interpretam situações neutras e até positivas, de forma errada, dando muito “alimento” para seus pensamentos disfuncionais. Assim, a cada situação de conflito, ela “alimenta” seus medos, suas inseguranças, seus pensamentos negativos e cada vez mais vai se fragilizando diante dos desafios que a vida impõe. Hoje pode ser a viagem a trabalho, amanhã pode ser uma apresentação na faculdade, e depois até um passeio no shopping. Vai se fechando para não enfrentar as situações de conflito, que geram pensamentos automáticos disfuncionais, que as deixa fragilizada, e consequentemente aumenta o medo, a insegurança, e leva ao comportamento de se fechar, e até se isolar socialmente, pois dessa forma fica livre dos sintomas físicos que as crises desencadeiam.
Agora que você entendeu um pouquinho sobre esses pensamentos, reflita o quanto seus pensamentos automáticos estão determinando seus comportamentos e sentimentos. Busque criticar os pensamentos disfuncionais que aparecem por ai. Pergunte se eles realmente fazem sentido, ou são alimentados por crenças antigas que moram dentro de você e nunca foram questionadas…Isso pode fazer a diferença para você enfrentar seus medos, fobias e crises de ansiedade! Vale a pena se questionar e dar o peso devido a cada pensamento! 
Tel/WhatsApp 18 99646-0621 e-mail: moreiras.psi@gmail.com

Mais conteúdos dessa disciplina