Buscar

AUTOS FINDOS DIREITO CONSUMIDOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS ALCÂNTARA
NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS
ATIVIDADE: ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO 
TIPO: RELATÓRIO DE AUTOS FINDOS
RELATÓRIO DE AUTOS FINDOS
1. DADOS DO ESTAGIÁRIO 
a) NOME COMPLETO: Daniele dos Santos Charre Duarte
 b) MATRÍCULA ACADÊMICA: 201402033486 
c) MÓDULO DO ESTÁGIO PRÁTICO: EP3
2. DATA DO RELATÓRIO: 30/09/2020
3. DADOS DO PROCESSO
a) AUTOS N.º: 0020183-14.2019.8.19.0004
b) PARTES:
Requerente: Michele Rodrigues de Mello de Oliveira
Requerido: Sony Mobile Communications do Brasil LTDA, Zurich Minas Brasil Seguros S.A. 
c) NATUREZA DA AÇÃO: Direito do Consumidor: Dano material com indenização de dano moral. 
d) COMPETÊNCIA: Regional Alcantara da Comarca de São Gonçalo/RJ.
e) VARA/JUÍZO: Juizado Especial Civil. 
4. DESCRIÇÃO DE TODOS OS ATOS DO PROCESSO
a) DADOS DA PETIÇÃO INICIAL
- Descrição minuciosa dos fatos, com todos os elementos:
Em 06/06/2015 a autora efetuou a compra de um aparelho celular fabricado pela empresa Sony acrescido da garantia estendida pelo prazo de 01(um) ano, com a seguradora Zurich no final do mês de maio de 2016, com apenas 11(onze) meses de uso, o aparelho passou a apresentar vícios, não podendo a consumidora usufruir do mesmo conforme esperava. Então, no dia 31/05/2016 a autora entrou em contato com a Seguradora da Garantia Estendida e foi orientanda, a entrar em contato com a central de atendimento da assistência técnica da empresa Sony, ocasião em que foi informada que deveria enviar o produto via correios utilizando o código de postagem informado pela empresa. Em 15/06/2016 a autora encaminhou o produto conforme orientação. Após findar o prazo estipulado não havia retorno, a autora iniciou o contato, foi quando a autora já perdeu o controle sobre a localização do seu aparelho, sem notícias e informações, fez diversos contatos com todas as empresas, e nenhuma dela previa uma solução. A autora tentou de diversas formas solucionar o impasse de forma amigável, aguardando além do prazo razoável para que as rés sanassem o problema, porém, até a presente data não obteve qualquer resposta seja positiva ou negativa. A autora procurou ajuda junto ao judiciário conforme processo de nº 0015631.74.2017.8.19.0004, no entanto, foi julgado extinto sem resolução do mérito por incompetência do juízo. Posteriormente a autora ajuizou a ação no fórum competente a época sob o nº 0007713-27.2018.8.19-0087, porém em sede de sentença a juíza extinguiu o processo sem resolução do mérito, sob a justificativa que de acordo com Aviso TJ79/2019, a Regional de Alcântara não é mais o foro competente para julgar a ação.
- Fundamentos jurídicos apresentados:
Foram apresentados fundamentos os artigos 4º caput, inciso I e III; 6º VIIE, 12, 14 e 18, § 6º da lei nº 8.078/90 código do direito do consumidor, julgado de nº 0266338-08.2016.8.19.0001. 
- Provas requeridas: 
Cálculo de débito atualizado pelo TJRJ; Nota fiscal de compra; comprovante de envio pelos correios; termo de garantia estendida; rastreamento do objeto via correio; certidão de baixa de inscrição CNPJ da empresa SOTEC assistência técnica Ltda. 
- Pedidos formulados: 
1) A citação das empresas rés no endereço para responder ação;
2) A concessão do benefício da gratuidade de justiça; 
3) concessão da inversão do ônus da prova;
4) Condenação das empresas rés a devolverem à autora o valor pago pelo produto viciado, valor este devidamente atualizado. 
5) Que as empresas rés sejam condenadas a indenizarem a autora o valor de R$5.000,00(cinco mil reais) a título de danos morais;
- Valor da causa:
Valor de R$6.695,36(seis mil seiscentos e noventa e cinco reais e trinta e seis centavos) 
b) CONTESTAÇÃO DA RÉ ZURICH MINAS BRASIL SEGUROS S/A
- Defesa processual/preliminar: Da tempestividade da contestação. A presente contestação é tempestiva, porquanto apresentada dentro do lapso temporal adequado conforme artigo 219 e 335 do CPC. 
- Defesa de mérito: Do descabimento da denúncia vazia. Análise dos fatos conduzirá à total improcedência da presente ação. Visto que o vício no produto apresentado ocorre antes da vigência do contrato de garantia estendida. Portanto, o período de proteção legal é de responsabilidade do Fabricante. 
- Eventuais pedidos formulados: 
1 - O reconhecimento e pronúncia da Ilegitimidade passiva da Ré ZURICH MINAS BRASIL SEGUROS S/A indicando as empresas SONY MOBILE COMMUNICATIONS DO BRASIL LTDA., BGH DO BRASIL COMUNICAÇÕES E SERVIÇOS LTDA. E VIA VAREJO como legítimas a figurarem no polo passivo da presente ação.
2 – Que seja julgado improcedente o pedido de condenação para devolução do valor pago pela garantia estendida e o pedido de condenação em danos morais.
3 – Que seja reconhecida a ausência total de provas capaz de sustentar o que a autora aduz em sua petição inicial, reputando-se como válido o que foi apresentado pela ré na presente contestação.
4 – Que julgue improcedente o pedido de inversão do ônus da prova por não se tratar de uma prova no âmbito técnico da ré. 
5 – Que seja determinado que o nome do advogado Dr. JOSÉ CARLOS VAN CLEEF DE ALMEIDA SANTOS na contra capa dos autos para que receba as devidas publicações e intimações, sob pena de nulidade. 
 CONTESTAÇÃO DA RÉ SONY MOBILE COMMUNICATIONS DO BRASIL LTDA. - Defesa processual/preliminar: 
Alega a ré Sony Mobile ilegitimidade passiva. 
- Defesa de mérito: 
Suposto extravio do aparelho é culpa exclusiva de terceiro. 
O reparo do aparelho e da efetiva entrega ao consumidor 
Da inexistência de danos morais. 
Da não inversão do ônus da prova. 
- Eventuais pedidos formulados:
1 - Acolhimento da ilegitimidade passiva, a culpa exclusiva de terceiro, inexistência de danos morais e que seja julgado o feito extinto sem julgamento de mérito. 
2 – Caso nãos seja o entendimento do magistério que seja de forma subsidiaria, julgado totalmente improcedentes os pedidos pleiteados pela parte autora. 
3 – Requer que as intimações sejam publicadas na Imprensa Oficial em nome do advogado Ellen Cristina Gonçalves Pires, sob pena de nulidade. 
c) DESCRIÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE OUTROS SUJEITOS NO PROCESSO (MP, DP, TERCEIRO ETC.):
Foi citado no processo a empresa Brasileira de Correios com expedição de ofício para indicar o logradouro da entrega do produto. 
d) DESCRIÇÃO DAS PROVAS PRODUZIDAS NO PROCESSO:
Provas produzida pela parte autora:
Planilha de débito atualizada; Cálculo de Débitos Judiciais; Comprovante de residência; comprovante de renda; Extrato correios; comprovante de compras/nota fiscal; comprovante de garantia estendida/bilhete de seguro de garantia estendida; comprovante de rastreamento/ AR; Certidão de baixa de inscrição no CNPJ da empresa SOTEC ASSISTENCIA TECNICA LTDA; declaração medica. 
Provas produzidas pela parte ré ZURICH MINAS BRASIL SEGUROS S/A:
Procuração, Substabelecimento; ata da assembleia extraordinária; estatuto social; certidão comercial; cartilha seguro garantia estendida original; seguro de garantia estendida original bilhete - condições gerais; Resolução CNSP No 296, DE 2013 do Ministério da Fazenda Conselho Nacional de Seguros Privados; espelho do detalhe do sinistro; 
Provas produzidas pela parte ré SONY MOBILE COMMUNICATIONS DO BRASIL LTDA: 
Contrato social e alteração; procuração; Substabelecimento.
e) DESCRIÇÃO DAS AUDIÊNCIAS REALIZADAS
Aos dias 30 de julho de 2019 no 2º Juizado EspecialCivil da Comarca de São Gonçalo foi realizada audiência de conciliação, instrução e julgamento, perante o juiz leigo Dr. Rodrigo Francisco Gadelha dos Santos. As partes rés Sony e Zurich, e a advogada da autora estiveram presentes em audiência, não tendo oferecimento de proposto de conciliação foi designado para dia 15 de outubro de 2019, as 10 horas a leitura da sentença. 
f) DESCRIÇÃO DASENTENÇA
Aos dias 18 de setembro de 2019, a leitura da sentença consta pela ausência da parte autora, o juiz leigo Rodrigo Francisco Gadelha julga extinto o processo sem resolução de mérito e condenar a parte autora nas custas devidas. Após o trânsito dá-se a baixa e arquivamento do processo. Em 16 de setembro de 2019 advogada da parte autora se manifesta justificando ausência por motivos de saúde, para que assim a parte autora não seja condenada ao pagamento das custas, tendo em vista que a mesma é beneficiária da gratuidade de justiça.
g) DESCRIÇÃO DE ATOS ORDINATÓRIOS
- Há pedido de gratuidade de justiça a ser apreciado;
- A autora está devidamente representada;
- Constam outros processos com as mesmas partes;
Processo de nº 0015631.74.2017.8.19.0004 movido em 27/04/2017 e julgado extinto sem resolução do mérito por incompetência do juízo, em 04/05/2018. 
Processo de nº 0007713-27.2018.8.19-0087 julgado extinto sem resolução do mérito sob a justificativa que de acordo com Aviso TJ79/2019, a Regional de Alcântara não é mais o foro competente para julgar a ação.