Buscar

Coeficiente de partição 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Farmácia
Disciplina: Química Farmacêutica
Título da aula prática: Coeficiente de partição/ como determina-lo em laboratório
Aluno: Divina Eterna Fernandes de Mendonça 
RA: D99BHA6
Professora: Drª Karla Carneiro de S. Leite / CRF-GO3854
O que é coeficiente de partição?
O coeficiente de partição (k) é definido como a relação das concentrações da substância em um solvente orgânico e em água, dado que ambos os solventes são necessariamente imiscíveis. 
Como determina-lo em laboratório?
Para a determinação do valor de k é realizado um experimento no qual se mistura uma quantidade conhecida da substância a um solvente orgânico imiscível em água (n-octanol, clorofórmio, éter etílico, etc) e água. Após a separação das fases orgânica e aquosa, determina-se a quantidade de substância presente em cada uma das fases. Para se determinar o valor de P realiza-se um experimento no qual se misturam quantidade conhecida da substância, um solvente orgânico imiscível com água (n-octanol, clorofórmio, éter etílico, etc), que mimetiza a fase oleosa, e água e, após a separação das fases orgânica e aquosa, determina-se a quantidade de substância presente em cada uma das fases. Para se calcular P utiliza-se a seguinte expressão: P = concentração da substância na fase orgânica/concentração da substância na fase aquosa (Smedberg, 1994)
Os solventes diferem nas capacidades de extraçãodependendo da sua estrutura química e da estrutura química dos solutos. É possível encontrar na bibliografia listagens de parâmetros de interação de grupos substituintes orgânicos, a partir dos quais pode se identificar o grupo funcional no solvente adaptados a determinados solutos. Uma vez identificar o grupo funcional, os possíveis solventes podem ser testados em laboratório. O coeficiente de partição e a seletividade são os mais importantes parâmetros que governam a seleção do solvente.O valor do coeficiente de partição ( log P ) é um parâmetro frequentemente usado em estudos de QSAR como medida quantitativa da lipofilicidade de compostos bioativos. O valor do log P de um composto, pode ser interpretado como sendo a somatória de dois termos: um relacionado com volume (estéricos) e o outro com interações intermoleculares (interações dipolo-dipolo e ligações por hidrogênio) (MALVE ZZI et al 2015). 
Bibliografia   
· R. T. Smedberg. J. Chem. Educ. 71 (3), 269 (1994).
· MALVEZZI. A. P OLICASTRO. D.S.; SILVA. W.C.F.N.; AMARAL. A.T.Obtenção dos valores do coeficiente de partição e do pka de análogos deprocaínamida para estudos de QSAR. Depto. de Química Fundamental, Instituto de Química, USP, São Paulo, Brasil, 2015
· 
·

Continue navegando