A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVALIAÇÃO Ação Supervisora

Pré-visualização | Página 1 de 1

Iniciado em
	quarta, 28 Out 2020, 16:07
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 28 Out 2020, 16:18
	Tempo empregado
	10 minutos 38 segundos
	Avaliar
	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Moacir Gadotti (2000, p. 10-11), ao tratar do assunto em um texto exemplar, fundamenta-se em uma pedagogia da práxis e propõe certas categorias para se pensar a Educação do futuro, voltada para a transformação social, como segue.
	Esse tema implica toda a discussão atual sobre a educação a distância e o uso dos computadores nas escolas (internet). A informática, associada à telefonia, nos inseriu definitivamente na era da informação.
	Resposta 1 
	Embora com significados distintos, certas categorias como transculturalidade, transversalidade, multiculturalidade e outras como complexidade e holismo também indicam uma nova tendência na educação que será preciso analisar. Como construir interdisciplinarmente o Projeto Pedagógico da escola? Como relacionar multiculturalidade e currículo? É necessário realizar o debate dos PCN.
	Resposta 2 
	Terra é um “novo paradigma” (Leonardo Boff). Que implicações tem essa visão de mundo sobre a educação? O que seria uma ecopedagogia (Francisco Gutiérrez) e uma ecoformação (Gaston Pineau)? O tema da cidadania planetária pode ser discutido a partir dessa categoria. Podemos nos perguntar como Milton Nascimento: “para que passaporte se fazemos parte de uma única nação?” Que consequências podemos tirar para alunos, professores e currículos?
	Resposta 3 
	Dentro dessa categoria, pode-se discutir particularmente o significado da concepção de escola cidadã e de suas diferentes práticas. Educar para a cidadania ativa tornou-se hoje projeto e programa de muitas escolas e de sistemas educacionais.
	Resposta 4 
Questão 2
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Paulo Freire foi um dos educadores que melhor analisou a transformação social, em especial na obra Pedagogia do Oprimido. Segundo ele:
(      ) [...] a pedagogia do oprimido, como pedagogia humanista e libertadora, terá dois momentos distintos. O primeiro, em que os oprimidos vão desvelando o mundo da opressão e vão comprometendo-se na práxis, com a transformação; o segundo, em que, transformada a realidade opressora, essa Pedagogia deixa de ser do oprimido e passa a ser a Pedagogia dos homens em processo permanente de libertação. (FREIRE, 1984, p.44)
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
encontram-se os quatro pilares descritos por Delors, apresentados propositalmente como um quebra-cabeça: dessa forma, eles possuem um encaixe perfeito, deixando em torno várias interfaces, para que outras peças componham o mosaico. (2000, p. 9-10) caracteriza esses pilares da seguinte maneira.
(     ) Aprender a conhecer - expressa o desenvolvimento integral da pessoa: a inteligência, a sensibilidade, o sentido ético e estético, a responsabilidade pessoal, a espiritualidade, o pensamento autônomo e crítico, a imaginação, a criatividade e a iniciativa – assim, a aprendizagem não pode ser apenas lógico-matemática e linguística, precisa ser integral e envolver todas as potencialidades do indivíduo.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 4
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Para que surja a Pedagogia do Oprimido, manifestada pela Educação libertadora, são necessárias as seguintes características: colaboração, união, organização e síntese cultural. Freire (1984) fala de cada uma delas, a seguir.
Escolha uma:
a. todas as alternativas 
b. União – a classe popular deve estar unida e não dividida, pois isso significa “[...] a união solidária entre si; implica essa união, indiscutivelmente, numa consciência de classe” (p. 205).
c. Organização – “[...] é o momento altamente pedagógico, em que a liderança e o povo fazem juntos o aprendizado da autoridade e da liberdade verdadeiras que ambos, como um só corpo, buscam instaurar, com a transformação da realidade que os mediatiza” (p. 211).
d. Colaboração – a ação dialógica só se dá coletivamente, entre sujeitos; “[...] ainda que tenham níveis distintos de função, portanto de responsabilidade, somente pode realizar-se na comunicação” (p. 197).
e. Síntese cultural – consiste na “[...] ação histórica, se apresenta como instrumento de superação da própria cultura alienada e alienante”, assim como “[...] faz da realidade objeto de sua análise crítica” (p. 214-215).
Questão 5
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Myrtes Alonso (2002, p. 175), que propõe uma dimensão ampliada à ação supervisora, voltada para o cotidiano escolar e afastada do tecnicismo e da burocracia que por tanto tempo a caracterizaram, tendo como foco principal a transformação da sociedade.
(    ) A supervisão, assim concebida, vai muito além de um trabalho meramente técnico-pedagógico, como é entendido com frequência, uma vez que implica uma ação planejada e organizada a partir de objetivos muito claros, assumidos por todo o pessoal escolar, com vistas ao fortalecimento do grupo e ao seu posicionamento responsável frente ao trabalho educativo. Nesse sentido, a supervisão deixa de ser apenas um recurso meramente técnico para se tornar um fator político, passando a se preocupar com o sentido e os efeitos da ação que desencadeia mais que com os resultados imediatos do trabalho escolar.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Parte inferior do formulário
Virtualidade
Transdisciplinaridade
Planetaridade
Cidadania

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.