Buscar

2 - 1 CONTABILIDADE E GESTÃO TRIBUTÁRIA I

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O fato gerador da obrigação tributária principal também será feito somente por:
	
	
	
	Todas as respostas são Verdadeiras.
	
	
	Lei.
	
	
	por contribuinte indireto
	
	
	por determinação do contribuinte
	
	
	pelo responsável tributário
	
Explicação:
No âmbito Tributário, em obediência ao Princípio da Legalidade, somente a Lei é considerada como fonte do Direito Tributário.
Complementa-se, por necessário, que à luz do Art. 113, do CTN, existem duas obrigações tributárias: a obrigação principal, que surge com a ocorrência do fato gerador, e a obrigação acessória que decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Competência tributária é a aptidão para criar, in abstracto, tributos. No Brasil, por determinação do princípio da legalidade, os tributos são criados in abstracto, por meio de lei, que deve descrever todos os elementos essenciais da norma jurídica tributária. São elementos essenciais da norma tributária:
	
	
	
	sujeito ativo, sujeito passivo, obrigação e contribuição
	
	
	hipótese de incidência do tributo, fonte pagadora, nota fiscal e valor
	
	
	fato gerador, sujeito ativo, sujeito passivo, base de cálculo e alíquota
	
	
	hipótese de incidência do tributo, contribuinte, governo e valor
	
	
	fato gerador, sujeito ativo, sujeito passivo e nota fiscal
	
Explicação:
De acordo com a legislação, os elementos essenciais da norma tributária são: fato gerador, sujeito ativo, sujeito passivo, base de cálculo e alíquota.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O Crédito Tributário decorre do fato gerador, descrito em lei ou norma legal. Para que o Estado possa exigi-lo, é necessário que ocorra o fato gerador e que o Estado individualize e quantifique o valor a ser pago por meio do lançamento. A respeito do crédito tributário é correto afirmar que:
	
	
	
	A remissão e a anistia extinguem o crédito tributário
	
	
	O parcelamento e a transação extinguem a exigibilidade do crédito tributário
	
	
	A isenção e a anistia excluem o crédito tributário
	
	
	A isenção e remissão excluem o crédito tributário
	
	
	O pagamento e a moratória suspendem a exigibilidade do crédito tributário
	
Explicação:
De acordo com o Art. 151 do CTN, as modalidades de suspensão admitidas são: a moratória; o depósito do seu montante integral; as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo; a concessão de medida liminar em mandado de segurança; a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial e o parcelamento.
Segundo estabelece o Art. 156 do CTN, extinguem o crédito tributário: o pagamento; a compensação; a transação; remissão; a prescrição e a decadência; a conversão de depósito em renda; o pagamento antecipado e a homologação do lançamento nos termos do disposto no artigo 150 e seus §§ 1º e 4º; a consignação em pagamento, nos termos do disposto no § 2º do artigo 164; a decisão administrativa irreformável, assim entendida a definitiva na órbita administrativa, que não mais possa ser objeto de ação anulatória; a decisão judicial passada em julgado e a dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei.
E, conforme determina o Art. 175 do CTN, excluem o crédito tributário:  a isenção e a anistia.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O Código Tributário Nacional (CTN), na constituição do crédito tributário, define lançamento englobando cinco passos.  Analise as assertivas abaixo e assinale a opção que não apresenta um dos cinco passos previstos no CTN.
	
	
	
	Aplicação da penalidade por infração
	
	
	Verificação da ocorrência do fato gerador
	
	
	Identificação do sujeito ativo
	
	
	Cálculo do montante devido com a aplicação da alíquota
	
	
	Identificação da base de cálculo
	
Explicação:
Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(ESAF 2012) No tocante ao julgamento dos processos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais ¿ CARF, é correto afirmar que:
	
	
	
	no caso de continuação de julgamento interrompido em sessão anterior, havendo mudança de composição da turma, será lido novamente o relatório, facultado às partes fazer sustentação oral, ainda que já a tenham feito, e tomados todos os votos, exceto daqueles que já o tenham proferido em sessão anterior.
	
	
	os processos que versem sobre a mesma questão jurídica poderão ser julgados conjuntamente quanto à matéria de que se trata, sem prejuízo do exame e julgamento das matérias e aspectos peculiares.
	
	
	a redação da ementa do acórdão também poderá ser objeto de votação pela turma.
	
	
	em cada sessão de julgamento, observar-se-á a seguinte ordem: verificação do quórum regimental; aprovação de ata de sessão anterior; relatório, debate e votação dos recursos constantes da pauta; e deliberação sobre matéria de expediente.
	
	
	mediante solicitação fundamentada do Procurador da Fazenda Nacional, o Presidente da turma julgadora determinará o adiamento do julgamento ou a retirada do recurso de pauta.
	
Explicação:
Os processos que versem sobre a mesma questão jurídica poderão ser julgados conjuntamente quanto à matéria de que se trata, sem prejuízo do exame e julgamento das matérias e aspectos peculiares.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Crédito Tributário representa o direito de crédito da Fazenda Pública, já devidamente apurado por procedimento, denominado lançamento e, portanto, dotado de certeza, liquidez e exigibilidade, estabelecendo um vínculo jurídico que obriga o contribuinte ou responsável (sujeito passivo) ao pagamento do tributo ao sujeito ativo (Estado). O lançamento é o ato que independe da ação do contribuinte, salvo dispositivo legal que determine obrigações deste no processo, devendo ser realizado pela autoridade administrativa. Analise as afirmações abaixo sobre as modalidades de lançamento do crédito tributário e assinale a resposta correta:
I. Lançamento de ofício é aquele no qual o contribuinte realiza todos os atos e a autoridade fiscal ratifica-os ou convalida-os.
II. Lançamento por declaração é aquele no qual o contribuinte fornece as informações para o lançamento ser efetivado pela autoridade da administração pública.
III. Lançamento por homologação é aquele no qual a autoridade fiscal realiza todos os atos ligados à ocorrência do fato gerador e à apuração do montante a ser pago pelo contribuinte.
	
	
	
	Somente as afirmações II e III estão corretas
	
	
	Somente a afirmação I está correta
	
	
	Somente as afirmações I e II estão corretas
	
	
	Somente a afirmação III está correta
	
	
	Somente a afirmação II está correta
	
Explicação:
O Crédito Tributário representa o direito de crédito da Fazenda Pública, já devidamente apurado por procedimento, denominado lançamento e, portanto, dotado de certeza, liquidez e exigibilidade, estabelecendo um vínculo jurídico que obriga o contribuinte ou responsável (sujeito passivo) ao pagamento do tributo ao sujeito ativo (Estado). O lançamento é o ato que independe da ação do contribuinte, salvo dispositivo legal que determine obrigações deste no processo, devendo ser realizado pela autoridade administrativa. Temos os seguintes tiposde lançamento: de ofício, aquele no qual a autoridade fiscal realiza todos os atos ligados à ocorrência do fato gerador e à apuração do montante a ser pago pelo contribuinte;  por declaração, aquele no qual o contribuinte fornece as informações para o lançamento ser efetivado pela autoridade da administração pública; e por homologação, aquele no qual o contribuinte realiza todos os atos e a autoridade fiscal ratifica-os ou convalida-os. Desse modo, somente a afirmação II está correta.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Designa-se _____________________ a prestação em moeda ou outro valor que se possa exprimir, que o sujeito ativo da obrigação tributária (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) tem o direito de exigir do sujeito passivo direto ou indireto (contribuinte, responsável ou terceiro).
	
	
	
	crédito tributário
	
	
	competência tributária
	
	
	base de cálculo
	
	
	lançamento
	
	
	alíquota
	
Explicação:
De acordo com a Legislação Tributária, o Crédito Tributário consiste no direito que a Fazenda Pública tem de receber a obrigação tributária principal, ou seja, o direito de receber dos contribuintes o pagamento do tributo estabelecido em lei.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Analise as afirmativas abaixo quanto ao lançamento, ato que constitui o crédito tributário.
I- Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento.
II- Salvo disposição de lei em contrário, quando o valor tributário esteja expresso em moeda estrangeira, no lançamento far-se-á sua conversão em moeda nacional ao câmbio do dia da ocorrência do fato gerador da obrigação.
III- O lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e rege-se pela lei então vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada.
Estão corretas:
	
	
	
	todas as afirmativas
	
	
	somente, I e III
	
	
	somente, I e II
	
	
	somente, II e III
	
	
	somente, III
	
Explicação:
Conforme estabelece o Art. 142, do Código Tributário Nacional (CTN), compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.
Em seu Art. 143, o CTN determina que, salvo disposição de lei em contrário, quando o valor tributário esteja expresso em moeda estrangeira, no lançamento far-se-á sua conversão em moeda nacional ao câmbio do dia da ocorrência do fato gerador da obrigação.
De acordo com o Art. 144, do CTN, o lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e rege-se pela lei então vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada.
		
	Gabarito
Comentado

Continue navegando