Buscar

atv Civil- sucessões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: DIREITO CIVIL VII – DIREITO DAS SUCESSÕES
PERÍODO: 8.º /NOTURNO
PROFª ANDRÉA GUIMARÃES
Aluna: Francyara C. Da Silva
E-mail: francyarasilva98@gmail.com
a) SUCESSÃO LEGÍTIMA e TESTAMENTÁRIA 
É negócio jurídico solene pelo qual alguém, nos termos da lei, dispõe de seus bens, no todo ou em parte, para depois de sua morte. A sucessão legítima é subsidiária em relação à sucessão testamentária. 
A Sucessão Testamentária é a que deriva da manifestação de última vontade do de cujus, expressa em testamento ou codicilo, por esse meio podem ser instituídos herdeiros e legatários.
b) INVENTÁRIO
É a ação pela qual se alistam, descrevem, avaliam e liquidam os bens do patrimônio do de cujus, com a finalidade que sejam entregues a seus herdeiros.
c) PRINCÍPIO DA SAISINE
O Príncipio da Saisine representa, no direito brasileiro a ficção de transferência direta e imediata, independentemente de formalidades, da propriedade e da posse da herança aos herdeiros, com a abertura da sucessão. (art. 1.784 do CC).
d) COMORIÊNCIA
É presunção de morte simultânea de duas ou mais pessoas (art. 8°, CC). Caso não seja possível averiguar qual indivíduo morreu primeiro, por exemplo, num acidente de trânsito ou aéreo, para efeito de sucessão, ambos serão considerados presumidamente mortos no mesmo momento.
e) HERANÇA
A herança compõe –se de todo unitário e indivisível de titularidade dos herdeiros em condomínio, até o momento da partilha.

Outros materiais