Buscar

Desafios na Gestão de Pessoas em Empresas Familiares

Prévia do material em texto

Instuição: Liotecnica Tecnologia em Alimentos S.A.
	Atualmente, na empresa em que sou colaborador observo de perto um nível de burocracia estratosférico, o Diretor Superintendente e também, sócio majoritário da empresa é o filho do proprietário e mesmo sendo uma empresa S.A praticamente todas as ações relacionadas à gestão de pessoas passam pelo crivo do indivíduo. É aparente o nível de desmotivação de toda a companhia justamente pela falta de gestão de pessoas e a divergência entre os valores e a visão da empresa com o que se prega na teoria de Chiavenato.
	Hoje o que move a empresa é justamente a ganância pelos resultados, deixando totalmente de lado a parte humana e motivacional. O faturamento está batendo recorde, assim como, a desmotivação dos funcionários criando um loop de falsa esperança de melhoria e frustação. 
	Claramente a empresa melhoraria muito caso fosse adotada algumas medidas no tocante a satisfação dos funcionários, a exemplos de uma visão corporativa mais humana, transparência nas relações de trabalho, uma política de cargos e salários, um plano de carreira, estruturação das equipes com melhor divisão de tarefas e alinhamento entre as funções operacionais e analíticas, ou seja, implantar um modelo de planejamento adequado e melhorar as metas organizacionais.
	Uso como exemplo as empresas que consideram suas equipes parceiras do negócio, que inclusive encabeçam a lista de melhores empresas para se trabalhar. Abaixo o exemplo do Google que desde 2014 vem sendo eleita pela revista Fortune a melhor empresa para se trabalhar no mundo.
https://exame.com/carreira/google-e-a-melhor-empresa-para-trabalhar-segundo-a-fortune/
https://www.tecmundo.com.br/google/114882-novamente-revista-fortune-elege-google-melhor-empresa-trabalhar.htm
https://www.oficinadanet.com.br/post/18541-google-e-escolhida-como-a-melhor-empresa-para-trabalhar

Continue navegando