Buscar

a_parceria_entre_escola_(1)

Prévia do material em texto

A PARCERIA ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE
EDILAYNE BEZERRA SANTANA
LIDIANE SOARES DE ALBUQUERQUE BARBOSA 
	 DAMARES MERARI CABRAL DE MENDONÇA
RESUMO
O referido trabalho tem por objetivo descreve a importância da relação entre escola, sociedade e família, o mesmo remete que ambas devem caminhar juntas, para com isso, ter uma boa performance educacional. Relatar relações e dificuldades enfrentadas pela a escola, consequências dos desencontros entre os mesmos e além disso evidenciar o aumento da participação dos pais na vida escolar de seus filhos e posteriormente o avanço na melhoria desse acontecimento no ensino-aprendizagem. 
Palavras-chave: família, educação, sociedade, aluno, desempenho.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade contribuir com as discussões sobre a necessidade e a importância do bom relacionamento entre família e escola, para uma melhor atuação escolar das crianças. Quando consideramos a família como sendo a primeira instituição social, em que a criança recebe a primeira educação, entendemos que o processo de socialização se dá no convívio familiar e em especial por meio das práticas educativas desenvolvidas com finalidade de transmitir hábitos, valores, crenças e conhecimentos, vendo assim o quão é importante o pape da família na formação social das crianças. Entretanto, esta relação é composta por problemas desde da antiguidade, pelo motivo dos desencontros entre família e escola. A família tem o conceito que a única responsabilidade pela educação é a escola e com isso deixa todo o compromisso de educar e ensinar para os profissionais da educação. Assim provocando a ausência ou a fraca relação entres família e Escola. De acordo com Pereira (2008, p.29), " a relação entre a escola e a família tem vindo a ser alvo de todo um conjunto de atenções através de notícias nos meios de comunicação, de discurso de políticos, da divulgação de projetos de investigação e de nova legislação."
Para as instituições de ensino, resolver este problema, é preciso mostrar os impactos negativos pela falta de acompanhamento da família no rendimento escolar. Proporcionando a eles opinar, na tomada de decisões pedagógica relativas às atividades, visando o melhor para os alunos-filhos. Segundo Kreppner: "A família é vista como um sistema social responsável pela transmissão de valores, crenças, ideias, e significados que estão presentes na sociedade". (Kreppner, 2000)
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ao avaliar a relação família e escola, não poderia deixar de conceituar o termo família para que possamos entender que existem várias pessoas envolvidas com um contexto repleto de diferenças culturais e sociais ocorridas nas últimas décadas e com isso provocam uma verdadeira atenção, mas ampla para esta situação. A família ajuda a escola a conhecer o aluno e da mesma forma a escola ajuda a família a trabalhar as suas dificuldades encontradas no convívio social de seus filhos.
 Portanto a escola necessita adaptar-se a essa realidade oferecendo suporte a essas famílias que possuem várias dificuldades sociais. Em diversos momentos no cotidiano escolar percebemos as dificuldades da aproximação entre família e escola, e esses desencontros acabam provocando um trabalho mais complicado no ensino-aprendizagem. Essa relação entre pais e professores sempre foi pautada por responsabilidade e cobrança e por este motivo os pais evitam participar da vida escolar de seus filhos. Estudos comprovam que o motivo mais grave que faz os pais procurarem a escola e o baixo desempenho escolar e com isso causando nota baixa nas atividades, por isso deixa a maioria dos pais preocupados querendo saber o motivo de tal problema que estar se passando com seu filho, por não está conseguindo aprender. É alguns dos motivos que a escola convoca os pais para comparecer na escola além desse citado anteriormente existem vários como por exemplo conversa na sala de aula, briga na escola, mau comportamento, entre vários outros motivos.
"No tocante a colaboração escola-família, é importante enfatiza a necessidade de estruturas atividades apropriadas a série do aluno, particularmente em se tratando da participação dos pais no seu acompanhamento. (Dessen, 2007 p.28).
 
Em todos estes fatores, a família exerce uma poderosa influência. Embora o sistema escolar transformador possa reverter esses aspetos negativos, faz-se necessário que a escola conte com a colocação de outros contextos que influenciam significativamente a aprendizagem formal do aluno, incluindo a família (Fantuzzo, Tiger & Childs, 2000).
	
De acordo com MENIN (1996): Pais e professores são espelhos para as crianças podendo ser "bons" modelos ou péssimos, em qualquer dos casos suas ações, julgamento e valores influenciam no desenvolvimento e identidade da criança. 
Portanto, uma boa relação entre a família e a escola deve estar presente em qualquer trabalho educativo que tenha como principal alvo, o aluno. A escola deve também exercer sua função educativa junto aos pais, discutindo, informando, orientando sobre os mais variados assuntos, para que em reciprocidade, escola e família possam proporcionar um bom desempenho escolar e social às crianças. Pois se toda pessoa tem direito à educação, é evidente que os pais também possuem o direito de serem, senão educados, ao menos, informados no tocante à melhor educação a ser proporcionada a seus filhos. Ensino aprendizagem. Isto tende a favorecer o desempenho escolar, visto que o convívio da criança com a família é muito maior do que o convívio com a escola. 
3. MATERIAIS E MÉTODOS
A metodologia utilizada para eventual análise do estudo insere-se ao método qualitativo, pois permitir melhorar a compreensão nos seus aspetos positivos e negativos, e assim conseguindo compreender a importância que este envolvimento proporciona. A observação foi realizada através de livros, revistas científicas, vídeos académicos, e relatos através da Internet. Segundo kalcustian (1988, p.22)"a família é o lugar indispensável para a garantia da sobrevivência da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vem se estruturando." Pensando dessa forma a metodologia de trabalho é utilizada de forma abrangedora visando todos os alunos juntamente com os familiares; O psicólogo Ivan Roberto [2012, p,11] afirma que “os filhos precisam de pais presentes, que proporcionam a vivencia da efetividade. É através das experiências vividas com seus pais que as crianças vão estruturar as relações com quem eles vivem na sociedade”
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
As discussões e resultados que envolvem a relação que a escola estabelece, que está pautada no assunto família na escola tem sido cada vez más discutido no meio educacional. No procedimento de coletas e análise de dados percebe-se que nos últimos anos ocorreu um avanço significativo nesta parceria, pelo fato da melhoria do ensino do educando. É evidente que a famílias da atualidade tem uma preocupação maior com a aprendizagem dos seus filhos para que eles possam ter um bom desempenho escolar, e consequentemente obter mais oportunidade a qual a maioria dos pais não conseguiram alcançar pela a evasão escolar. Segundo Pimenta (2005. p.26) " o saber docente não é formado apenas na prática, sendo também nutridos pelas teorias da educação".
5. CONCLUSÃO
Com base no que foi aprendido, este paper tem por objetivo transmitir a importância que está parceria proporciona tanto para aprendizagem como para a sociedade, pois a escola se esforça para forma bons cidadãos e com ajuda da família, facilita o desenvolvimento. O estudo aqui adquirido relata que o papel da escola é o de ensinar, portanto o da família o de educar, e os dois juntos é evidente que alcançaram um ensino satisfatório e com um desenvolvimento significativo. Junto à família, a criança vivencia experiências e inicia seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, principalmente quanto à ética e à moral. A escola proporcionaráuma ampliação desse conhecimento prévio, mesclando com a aquisição dos conteúdos das disciplinas dispostos, contribuindo para sua formação global, ao longo da sua permanência como aluno (a). No espaço escolar, a criança é atendida em suas necessidades socioculturais, assim como as psicológicas e cognitivas dentro dos parâmetros pedagógicos. A função educativa da escola abrange, ainda, a inserção dessa criança como cidadão (ã) construtor da sua história e participante de uma sociedade cada vez mais exigente e carente de bons (as) cidadãos (ãs). A função da escola é distinta do papel da família em relação ao desenvolvimento da criança, mas ambas representam parcelas significantes quando se trata de como esta criança se transformará ou em quem ela se transformará em consequência da união ou não união desses dois componentes educativos.
REFERÊNCIAS
ACKERMAM, H. Diagnóstico e tratamento das Relações Familiares. Porto Alegre. Artes Médica, 1980
PEREIRA, Paulo Adolfo. Desafios contemporâneos para sociedade e a família. 2008, p.29
DESSEN, Maria Auxiliadora. A família é a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia. 2007 vol.17 p.28.

Continue navegando