Buscar

Prévia do material em texto

2
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA 
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
EMPRESA NATURA
MARCELO APARECIDO GANZAROLI – 0505069
Ilha Solteira- SP
2020
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA 
Cursos Superiores de Tecnologia
MARCELO APARECIDO GANZAROLI – 0505069
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
EMPRESA NATURA
PIM III apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da UNIP- Universidade Paulista Interativa, como requisito para aprovação parcial.
Orientadora: Profa. Daniela Patto
Ilha Solteira- SP
2020
Resumo
O objetivo do PIM III foi de aprofundar a multidisciplinaridade das disciplinas de Contabilidade, Saúde Ambiental, Estatística Aplicada e Estratégia de Marketing Ambiental. Por meio da análise de dados da empresa Natura, que se destaca há muitos anos no mercado pelo seu compromisso ambiental e social. O presente estudo contribuiu para elucidar muitos pontos que perpassam por uma boa gestão, dando ênfase na visão financeira como a socioambiental, que são focos deste curso.
Palavras-chave: Natura; Gestão Ambiental; Compromisso ambiental; meio ambiente e sociedade. 
	Sumário
Introdução	5
Desenvolvimento	6
2.1 - Contabilidade	6
2.1.1 – Liquidez Geral	6
2.1.2 - Liquidez Imediata	7
2.1.3 - Liquidez Seca	7
2.1.4 - Liquidez Corrente	8
2.2 – Grau de Endividamento	8
2.2.1 - Endividamento Geral	9
2.3 – Saúde Ambiental	10
2.4 – Estatística Aplicada	11
– Estratégia de Marketing Ambiental	12
 3 - Conclusão	14
Referências	15
1 – Introdução
A proposta do Projeto Integrado Multidisciplinar III se norteia pelos conceitos advindos das disciplinas de Contabilidade, Saúde Ambiental, Estatística Aplicada e Estratégia de Marketing Ambiental. Por meio dessa atividade, é possível um contato direto de aplicação de conceitos teóricos trabalhados em cada uma dessas disciplinas, possibilitando ao aluno uma aplicação prática da teoria.
O compromisso ambiental, a responsabilidade com o meio ambiente, a manutenção de um meio ecologicamente equilibrado são grandes diferenciais que as grandes empresas podem possuir no mercado. Desde a Revolução Industrial (Séc. XVIII) passamos a observar uma preocupação exagerada com lucro e pouca importância com as consequências da produção.
Tornou-se comum, então, a sobrecarga de força humana e o esgotamento e poluição dos recursos naturais. Porém com o passar do tempo, vários pesquisadores passaram a observar que a manutenção do meio ambiente equilibrado é fundamental para os seres vivos e até mesmo para a produção, por isso o compromisso ambiental passou a ser “bandeira” de várias empresas.
Com isso, também as nações passaram a exigir juridicamente um respeito aos recursos naturais. A Constituição Federal assegura o direito de toda a população a um meio ambiente que esteja ecologicamente equilibrado para a melhor qualidade de vida de todos (BRASIL, 1988).
Para este trabalho, escolheu-se a empresa Natura, que por muitos anos se destaca no mercado pelo seu pioneirismo na responsabilidade ambiental. A empresa Natura foi fundada em 1969 por Luiz Seabra em São Paulo – SP, trabalha no ramo de cosméticos e perfumaria, atuando em diversos países da América e Europa.
2 – Desenvolvimento
2.1 – Contabilidade
Como sabemos, a contabilidade é parte integrante de qualquer empresa, independente do seu porte, sendo assim necessário a presença de um profissional contábil para gerir essa parte (BRANDÃO; SILVA, 2020).
Os Índices de Liquidez de uma empresa indicam a competência que a mesma possui de saldar as suas dívidas de curtíssimos, curtos ou longo prazo.
Com esses dados e os pagamentos inerentes podemos até analisar o nível de solvência da empresa, que pode ser bom, satisfatório ou ruim. Com isso, conseguimos analisar os índices de liquidez. Usou-se dados que correspondem ao período 2015-2017.
2.1.1 – Liquidez Geral
Esse índice reflete sobre a aptidão da empresa de pagamento a Longo Prazo, ele leva em conta tudo o que a empresa irá converter em dinheiro, considerando-se a Curto e Longo Prazo, bem como se entrelaça com o que a empresa assumiu como dívida, também a Curto e Longo Prazo (MARION, 2012).
A razão desses valores demonstra o quanto a empresa possui de AC e RLP para cada real de obrigação de CP e LP. Espera-se que para um resultado melhor um número maior.
	ÍNDICE
	2017
	2016
	2015
	Liquidez Geral
	0,413
	0,582
	0,692
 
Analisando os números dos Índices de Liquidez Geral desses três anos, podemos dizer que a empresa Natura correu o risco de inadimplência com seus compromissos.
Ou seja, não teria capacidade de curto e longo prazo que ela converterá em dinheiro, uma vez que os números foram abaixo e 1,00.
2.1.2 – Liquidez Imediata
O Índice de Liquidez Imediata mostra a capacidade que a empresa demonstra em honrar os compromissos de curto prazo (Passivo Circulante) com as suas Disponibilidades (Caixa/Aplicações Financeiras de Curtíssimo Prazo/Contas Correntes).
Com isso, a razão que obtemos entre esses valores demonstra o quanto de disponibilidade a empresa possui para cada real de obrigação CP que ela assumiu.
No entanto, esse índice não possui muito destaque, já que relaciona o dinheiro disponível com valores que vencerão nas datas mais variadas possíveis (MARION, 2012). 
	ÍNDICE
	2017
	2016
	2015
	Liquidez Imediata
	0,016
	0,021
	0,018
Ao analisarmos os Índices de Liquidez Imediata que a empresa divulgou referente a esse período, nota-se que nesses três anos apresentados a empresa não tem capacidade de cumprir prontamente as suas obrigações de curto prazo.
2.1.3 – Liquidez Seca
O Índice de Liquidez Seca indica a aptidão da empresa de honrar os compromissos assumidos em curto prazo (Passivo Circulante) com o Ativo Circulante Líquido.
A razão que obtemos entre esses valores mostra o quanto a empresa tem de AC menos os estoques para cada real de obrigação assumida no CP. Um índice satisfatório teria valor igual ou superior a 1,00.
	ÍNDICE
	2017
	2016
	2015
	Liquidez Seca
	0,698
	0,716
	1,185
 
Com base nos dados podemos inferir que nos anos de 2016 e 2017, a empresa não teve aptidão para cumprir com suas dívidas de curto prazo. Mas em 2015 apresentou essa capacidade, uma vez que como dito anteriormente, o valor foi maior ou igual a 1,00.
2.1.4 – Liquidez Corrente
A Liquidez Corrente demonstra a capacidade que a empresa possui em honrar com o Ativo Circulante, que consiste nos seus compromissos de curto prazo (Passivo Circulante). 
Esses valores deixam claro o quanto a empresa possui de AC para cada real de obrigação assumida com CP. Para ser considerado satisfatório, este Índice deve apresentar um valor igual ou superior a 1.
	ÍNDICE
	2017
	2016
	2015
	Liquidez Corrente
	0,738
	0,784
	1,255
 
Analisando os dados podemos dizer que nesse período de tempo a empresa não teria capacidade de cumprir com suas obrigações de curto prazo, pois apenas em 2015 o Índice foi igual ou superior a 1,00.
2.2 – Grau de endividamento
O grau de endividamento nos mostra o nível e qualidade do endividamento que a empresa possui. Uma vez que é compreensível que em algum momento a empresa utilize do recurso de terceiros para a fluidez de suas atividades. 
Contudo, é necessário o cuidado quanto ao número e volume desses investimos para que não se torne uma divida alta que leve a inadimplência. Por isso a importância de sempre observar esses dados. 
Assim como para a observação dos outros Índices, usou-se dados dos períodos de 2015-2017.
2.2.1 – Endividamento Geral
Demonstra o quanto o passível exigível (passivo de curto e longo prazo) representa do total de passivos. No ano de 2015 o nível foi de 82,84%, em 2016 de 79,02%, por fim em 2017 no valor de 82,51. Indicando que a maioria das suas fontes de financiamentos são capital de terceiros, tornando-se assim vulnerável a endividamentos.
2.3 – Saúde Ambiental
Se analisarmos a Legislação Ambiental em nosso país, podemos classificar a empresa natural como empresa de grande porte e médio risco. A Natura sempre demonstrouuma grande preocupação com meio ambiente, até porque essa empresa está ligada diretamente ao meio ambiente, tanto na obtenção de matéria-prima, como no impacto gerado pelos resíduos.
Por isso, a empresa assume com bastante responsabilidade o princípio contemplado pela Legislação ambiental chamado de Logística Reversa, onde a empresa assume a responsabilidade pelo seu produto até mesmo após o descarte.
A empresa contempla em sua política ambiental a Educação Ambiental, considerando até mesmo como uma das mais importantes diretrizes assumidas. Ao analisar a PA da empresa, destaca-se das diversas ações de prevenção e mitigação de impactos ambientais, o monitoramento.
A empresa possui processos específicos para medir e monitorar os aspectos ambientais que estejam interligados ao consumo dos recursos naturais ou a geração de resíduos e de tempos em tempos atualiza ou estabelece novas metas (NATURA, 2006).
A empresa implementou o Sistema Natura de Gases de Efeito Estufa que tem a responsabilidade de mapear as emissões e identificar formas de redução desses gases, pode-se também citar a implementação do Sistema de Coleta de Esgoto à Vácuo que indicado para locais com alta densidade de pessoas e pouca disponibilidade de água (DIAS; LIMA; RODRIGUES, 2008).
A empresa efetuou a substituição de ingredientes controversos quando aparecem evidências de riscos ambientais ou à saúde humana, mesmo sabendo que ainda que esta não seja uma obrigação exigida pela legislatura.
2.4 - Estatística Aplicada	
A Estatística “é um conjunto de métodos usados para se analisar dados. [...] pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano” (UFPR, 2012). Portanto é de vital importância para as empresas.
Para este trabalho, coletou-se algumas informações presentes no Relatório Anual da Natura de 2018 e destacou-se as informações consideradas mais relevantes para apresentar nesse Projeto.
No ano de 2018, o Programa Natura Educação - Colaboradores da Operação Brasil ofertou 238 bolsas de estudo. A Média de horas de treinamento de empregados por categoria funcional foi no total de 24,6 horas, desde diretores até estagiários da empresa.
O Investimentos em educação por operação (R$ milhares) foi no total de 12.051, sendo que cerca de 66% desse valor foi investido no Brasil (7.938) e o restante em países onde a empresa está presente (com exceção da França).
No ano de 2018, o número de colaboradores contratado foi de 1.479, sendo que 569 do sexo masculino (38%) e 910 do sexo feminino (62%), um aumento de cerca de 26% no número de contratações.
2.5 – Estratégia de Marketing Ambiental
A partir de 2014, e empresa começou a integrar uma rede global de empresas que associam crescimento econômico à promoção do bem-estar social e ambiental, com isso recebeu a certificação B Corp que retifica o compromisso que a empresa assumiu com o desenvolvimento sustentável mundial
E dentro do contexto de sustentabilidade ambiental, a empresa se engajou no movimento que preconiza que produtos de beleza devem ser cruelty free, termo inglês que significa que a produção de seus produtos são livres de crueldade animal. Com isso passaram a integrar o Programa Leaping Bunny - um programa global que apresenta padrões cruelty free.
Em 2018, a empresa passou a exibir em seus produtos o selo UEBT (do inglês, União para o BioComércio Ético), associação internacional sem fins lucrativos, devido aos três pilares que norteiam os empreendimentos da empresa: comércio justo, conservação da biodiversidade brasileira e relacionamento de confiança com a comunidade.
Com o objetivo de reduzir ao máximo a emissão direta e indireta de carbono, a empresa contabiliza todo carbono que faz, por isso desde 2007 a empresa é 100% carbono neutro, isso significa que todo impacto é contabilizado, desde extração de ingredientes, descarte de produtos ou até mesmo viagens e atividades das fábricas.
A empresa compensa com a compra de créditos de carbono de projetos que geram benefícios sociais e ambientais. A empresa estima que já reduziu a emissão de 908 mil toneladas de .
Ainda sobre o aspecto de Marketing Ambiental, a empresa visando contribuir com a redução do impacto ambiental gerado pelo descarte indevido de embalagens, em parceria com à The Body Shop, lançou em agosto de 2020, um programa de logística reversa.
A cada cinco embalagens vazias de ambas as marcas que o usuário trouxer para as lojas físicas eles receberão um novo produto. Os estabelecimentos da Natura ainda receberão itens vazios de qualquer uma das quatro marcas do grupo Natura &Co: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.
A empresa contribuiu para a conservação de cerca de 1,8 milhão de hectares da Floresta Amazônica por meio de um projeto inciado há 20 anos, quando instiruiram um modelo de negócios sustentável em parceria com as comunidades da Amazônia. Desse investimento surgiu a linha Ekos, que auxilia financeiramente 5.500 famílias (cerca de 22 mil pessoas) e já gerou R$ 1,8 bilhão em volume de negócios.
3 – Conclusão
No cenário atual brasileiro, podemos dizer que cada vez mais vemos que a Legislação ambiental passa por um verdadeiro descrédito, cada vez mais as grandes empresas procuram meio de driblar ou suplantar os empecilhos que legislação podem acometer visando apenas os próprios interesses.
A empresa Natura na contramão e com uma perspectiva mundial, apresenta um compromisso sério com os recursos naturais e apresenta resultados positivos financeiramente.
Podemos destacar também que o compromisso social da Natura é muito relevante, desde os investimentos que ela realiza até mesmo na emancipação financeira que ela promove entre os seus colaboradores.
Referências Bibliográficas
BRANDÃO, Tiago de Moura; SILVA, Wallyson de Oliveira. A Importância Da Contabilidade Gerencial Como Ferramenta No Processo De Tomada De Decisão. 2020. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/a-importancia-contabilidade-gerencial-como-ferramenta-no-processo-tomada-decisao.htm. Acesso em: 10 set. 2020.
Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
DIAS, Juliana de Carvalho; LIMA, Gilson Brito Alves; RODRIGUES, Tamara Monteiro. Sistema de Gestão Ambiental: Natura Cosméticos S/A. 2008. Disponível em: https://www.inovarse.org/artigos-por-edicoes/IV-CNEG-2008/T7_0038_0037.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis. São Paulo: Atlas, 2002.
NATURA. Relatório Anual. Disponível em www.natura.com.br. Acessado em 11 de junho de 2006
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (Paraná). Ministério da Educação. O que é Estatística? 2012. Disponível em: http://leg.ufpr.br/~shimakur/CE055/node3.html. Acesso em: 10 set. 2020.