Buscar

prova 1 LIGUISTICA APLICADA

Prévia do material em texto

1.O significado das palavras é um tema debatido desde a Grécia Antiga. Seria a flor assim chamada por convenção ou seu nome teria surgido naturalmente? Existem teorias que abordam ambas as hipóteses, desde o surgimento do significado natural ao significado criado por convenção. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A teoria que defende o surgimento do significado natural das palavras afirma que os nomes das coisas eram dados de acordo com sua semelhança com seu significado (onomatopeias, por exemplo).
(    ) A nomeação por convenção teria surgido de acordo com a invenção divina. De acordo com a teoria, Deus teria dado nome às coisas já em sua criação. 
(    ) Saussure afirma que o signo linguístico é arbitrário, ou seja, não existe relação lógica entre nome e conceito. 
(    ) Saussure afirma que o signo linguístico é formado por significado e significante. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	2.
	De acordo com os estudos de Saussure, um dos conceitos mais importantes da língua é o do signo linguístico, que é formado por um significante e por um significado. Com relação a este conteúdo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O significado e o significante não fazem parte do signo linguístico.
	 b)
	Tanto o significado quanto o significante correspondem à forma ou imagem acústica.
	 c)
	O significante corresponde à forma ou imagem acústica, enquanto o significado seria o conceito que representa essa forma.
	 d)
	O significado se refere à forma ou imagem acústica, já o significante é o conceito que representa essa forma.
	3.
	Entre os autores responsáveis pela consolidação da teoria funcionalista estão: Sapir, conhecido pela hipótese Sapir-Whorf; Hymes, conhecido pela noção de competência comunicativa; e Halliday, conhecido pela gramática sistêmica-funcional. Acerca da teoria da competência comunicativa de Hymes, analise as sentenças a seguir:
I- Este autor defende que, mais importante do que o domínio das estruturas, é a capacidade de negociar significados, de comunicar-se com falantes nativos e não nativos, e de saber circular nos diferentes contextos de uso de uma língua.
II- Este autor propõe que o pensamento é moldado pela linguagem, ou seja, a língua que uma pessoa fala fará com que ela pense de uma forma diferente de uma pessoa que fale outra língua.
III- Este autor defende que conhecimento das estruturas gramaticais não é suficiente para que a comunicação seja eficaz.
IV- Este autor defende que a nossa experiência de mundo está condicionada aos hábitos da língua da nossa comunidade, que nos predispõem a certas escolhas de interpretação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	4.
	A linguística aplicada é um campo que passou por diferentes transformações até o seu estabelecimento. Pode-se dizer que atualmente seus propósitos já não coincidem com as perspectivas iniciais. Sobre a linguística aplicada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A área da linguística aplicada nasce com o objetivo de aplicar os conhecimentos da chamada linguística teórica do núcleo duro a situações práticas, especialmente no contexto de ensino de língua estrangeira. 
(    ) A linguística aplicada contemporânea, acima de tudo, visa criar inteligibilidade sobre problemas sociais em que a linguagem tem um papel central.
(    ) Atualmente, linguística aplicada tem como principal objetivo transpor os conhecimentos da linguística formalista à realidade prática.
(    ) No início da linguística aplicada, os pesquisadores estavam preocupados em olhar para a realidade, entender suas necessidades e identificar como a linguagem é importante e como a linguística pode contribuir para melhorá-la.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	"As abordagens que dão origem aos métodos são geralmente monolíticas e dogmáticas. Por serem uma reação ao que existia antes, tendem a um maniqueísmo pedagógico sem meio-termo: tudo estava errado e agora tudo está certo. Abordagens pedagógicas, que pela experiência do professor deveriam conviver na prática, tornam-se preceitos antagônicos e irredutíveis: indução versus dedução, escrita versus fala, significado versus forma, aprendizagem versus aquisição, material autêntico versus material adaptado - são apenas alguns exemplos. Daí que a história do ensino de línguas tem sido comparada por alguns metodólogos aos movimentos de um pêndulo, balanceando sempre de um lado a outro; uma constante sucessão de tese e antítese sem jamais chegar à síntese. A solução proposta por alguns metodólogos é a do ecleticismo inteligente, baseado na experiência da sala de aula: nem a aceitação incondicional de tudo que é novo nem a adesão inarredável a uma verdade que, no fundo, não é de ninguém. Nenhuma abordagem contém toda a verdade e ninguém sabe tanto que não possa evoluir. A atitude sábia é incorporar o novo ao antigo; o maior ou menor grau de acomodação vai depender do contexto em que se encontra o professor, de sua experiência e de seu nível de conhecimento" (LEFFA, 1988, p. 218). Considerando as principais metodologias para o ensino de língua estrangeira, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Gramática e tradução.
II- Método direto.
III- Audiolingualismo.
IV- Abordagem comunicativa.
V- Ensino baseado em tarefas.
(    ) Essa abordagem metodológica tem como premissa básica que os alunos têm que aprender a pensar na LE, evitando o uso da língua materna nas aulas.
(    ) Essa abordagem metodológica é baseada em preceitos estruturalistas e behavioristas, e pressupõe que o desenvolvimento da fala é o aspecto mais importante da aquisição da linguagem.
(    ) Essa abordagem metodológica tem como base os preceitos estruturalistas e como objetivo principal desenvolver a habilidade de leitura na LE mediante prática de tradução de textos literários, prática de exercícios, atividades de preenchimento de lacunas etc.
(    ) Essa abordagem vê a língua como uma prática social e segue a noção de competência comunicativa de Hymes, segundo a qual o conhecimento das estruturas gramaticais da LE não é suficiente para que a comunicação seja eficaz.
(    ) Essa abordagem metodológica é uma extensão da abordagem comunicativa e prevê atividades que envolvem um objetivo comunicativo específico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: UFSC, 1988.
	 a)
	II - III - I - IV - V.
	 b)
	III - IV - V - I - II.
	 c)
	II - I - III - IV - V.
	 d)
	III - II - IV - V - I.
	6.
	Alguns dos autores mais importantes para a consolidação da teoria funcionalista são: Sapir, conhecido pela hipótese Sapir-Whorf; Hymes, conhecido pela noção de 'competência comunicativa'; e Halliday, conhecido pela gramática sistêmica-funcional. Com relação à hipótese de Sapir-Whorf, analise as sentenças a seguir:
I- Esta teoria prevê que o pensamento é moldado pela linguagem, ou seja, a língua que uma pessoa fala fará com que ela pense de uma forma diferente de uma pessoa que fale outra língua.
II- Esta perspectiva defende que conhecimento das estruturas gramaticais não é suficiente para que a comunicação seja eficaz.
III- Esta teoria defende que a nossa experiência de mundo está condicionada aos hábitos da língua da nossa comunidade, que nos predispõem a certas escolhas de interpretação.
IV- Esta teoria defende que, mais importante do que o domínio das estruturas, é necessário que um falante seja capaz de negociar significados, de comunicar-se com falantes nativos e nãonativos, e de saber circular nos diferentes contextos de uso de uma língua.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	Considerando que a linguística aplicada contemporânea pretende ser um campo responsável por criar inteligibilidade sobre problemas sociais em que a linguagem tem papel central, leia o texto a seguir:
From the colonial to the global 
Given the greater sense of linguistic and cultural awareness triggered by the forces of globalization, applied linguistics as a profession has to sensitize itself to the global reality that influences identity formation. In the context of English language education what this means is that applied linguists should view English for what it is now: as a global language of the future rather than as a colonial language of the past. There are signs that a segment of applied linguistic community has started taking a critic stance towards that end, as illustrated by recent books on language planning (e.g. PHILLIPSON, 2003) and language teaching (e.g. BLOCK & CAMERON, 2002). However, what is required is a fundamental shift from cultural carrier to communicational tool, from colonial text to critical context, from Western discourse to local discovery, and from method to postmethod.
FONTE: KUMARAVADIVELU, B. Deconstructing applied linguistics: A postcolonial perspective. In: FREIRE, M.; ABRAHÃO, M. H. V.; BARCELOS, A. M. F. (Orgs.). Linguística aplicada e contemporaneidade. São Paulo: ALAB; Campinas, SP: Pontes Editores, 2005. p. 25-37.
Com relação à mudança do texto colonial para o contexto crítico, mencionado no texto de Kumaravadivelu (2005), assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os livros didáticos devem evitar trazer textos de diferentes países de língua inglesa.
	 b)
	Esta mudança propõe que a gramática é predefinida e não existe variação de linguagem.
	 c)
	Diálogos situacionais nos quais apenas a identidade e a representação dos países de língua inglesa são mostrados são um exemplo dessa mudança.
	 d)
	Uma perspectiva crítica na Linguística Aplicada encoraja os alunos a aprender criticamente a linguagem padrão, usá-la para criticar sua conformidade com a dominação e subordinação e subverter o código linguístico normativo.
	8.
	Vygotsky, influente pesquisador dos estudos da educação de maneira geral, teve também grande participação nos estudos referentes à linguagem humana. Sua teoria interacionista ficou mundialmente conhecida e é amplamente difundida nos dias atuais. Sobre os estudos de Vygotsky, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Vygotsky ressaltava que o conhecimento prévio não é necessário para o desenvolvimento da aprendizagem.
(    ) A mediação, para Vygotsky, não se aplica na aprendizagem da linguagem. 
(    ) O conceito da zona de desenvolvimento proximal (scaffolding, em inglês) foi desenvolvido por Vygotsky. 
(    ) Para Vygotsky, a linguagem é uma prática social, porém não se situa culturalmente. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	Saussure, em seus estudos, propôs uma distinção entre a língua e a fala. Esta distinção é muito difundida até hoje nos estudos da linguística aplicada, sendo que seus preceitos nunca foram negados, apenas deu-se continuidade aos seus estudos. De acordo com esta afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- O objeto de estudo da linguística para Saussure é a fala, ou seja, a parole, que se configura como o sistema.
II- A fala é um processo complexo que envolve o contexto no qual a mensagem é recebida pelo interlocutor.
III- A entonação, a ênfase e o ambiente podem influenciar na interpretação de uma mensagem transmitida através da fala. 
IV- Saussure menosprezou a existência da fala, sendo que somente a langue (língua) foi estudada por ele. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	Diversos teóricos contribuíram para consolidar a teoria funcionalista. Entre eles, estão: Sapir, conhecido pela hipótese Sapir-Whorf; Hymes, conhecido pela noção de competência comunicativa; e Halliday, conhecido pela gramática sistêmica-funcional. Acerca da gramática sistêmica-funcional de Halliday, analise as sentenças a seguir:
I- Nessa teoria, a língua, vista dentro do seu contexto de uso, é considerada um conjunto de unidades de significado, na qual a unidade principal de análise é o texto.
II- Este autor defende que, mais importante do que o domínio das estruturas, é a capacidade de negociar significados, de comunicar-se com falantes nativos e não nativos, e de saber circular nos diferentes contextos de uso de uma língua.
III- Nesta visão, a gramática é analisada de acordo com seus significados interpessoais, ideacionais e intertextuais.
IV- Este autor propõe que o pensamento é moldado pela linguagem, ou seja, a língua que uma pessoa fala fará com que ela pense de uma forma diferente de uma pessoa que fale outra língua.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.

Continue navegando