Buscar

Sandy trilha pedagogica II


Prévia do material em texto

ESTÁGIO II: ENSINO FUNDAMENTAL
Dificuldades de
 ensino e de 
aprendizagem 
nos anos iniciais do Ensino Fundamental
SANDY RAITZ
ESTÁGIO II: ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalhando dificuldades na matemática com as crianças, que envolvem criação e a resolução de problemas matemáticos.
Ensino Fundamental - 1° ano. 
objetivo geral: Alcançar o envolvimento do aluno na busca por estratégias de resolução, na persistência em encontrar uma solução, na ampliação e na ressignificação de conceitos e ideias que ele já conhecer.
objetivo específico: 
• Fazer o aluno pensar produtivamente; 
• Desenvolver o raciocínio do aluno;
• Ensinar o aluno a enfrentar situações novas;
• Dar ao aluno a oportunidade de se envolver com as aplicações da Matemática;
• Tornar as aulas de Matemática mais interessantes e desafiadoras;
• Equipar o aluno com estratégias para resolver problemas;
• Dar uma boa base matemática às pessoas. 
Para realizar as atividades serão necessárias 5 aulas de 40 minutos para cada aula.
 A atividade de resolver problemas está presente na vida das pessoas, exigindo soluções que muitas vezes requerem estratégias de enfrentamento. O aprendizado de estratégias auxilia o aluno a enfrentar novas situações em outras áreas do conhecimento. Sendo assim, é de suma importância que os professores compreendam como trabalhar esta metodologia, a fim de desenvolver no aluno a capacidade de resolver situações desafiadoras, interagir entre os pares, desenvolver a comunicação, a criatividade e o senso crítico. 
A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino de Matemática muito eficaz, pois propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar a solução. Nessa busca, o aluno aprende a montar estratégias, raciocinar logicamente e verificar se sua estratégia foi válida, o que colabora para um amadurecimento das estruturas cognitivas. 
Resolução de Problemas. Dificuldades. Matemática. 
Competências específicas do componente:
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
 
 
Unidade temática:
Números
Probabilidade e estatística
Objetos de conhecimento:
Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações
Construção de fatos básicos da adição
Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)
Coleta e organização de informações
Registros pessoais para comunicação de informações coletadas
 
Habilidades:
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
-No primeiro momento enviarei um vídeo para as crianças que possuem acesso à tecnologia e internet explicando a diferença entre adição e subtração e como identificar em problemas e situações as mesmas também receberam explicação impressas. 
-Já para as crianças sem o acesso à tecnologia receberam explicações somente impressas com exemplos para ser lido com ajuda de um adulto, os mesmos serão retirados na escola com horários pré agendados. Na entrega desses matérias enviarei junto exercícios como atividades. 
-Feito isso enviarei outro vídeo curto de 10 min de uma dinâmica cotidiana para raciocínio lógico para fazer junto com um dos membros da família, a mesma atividade proposta também será enviada explicações impressas.
- Nessa dinâmica irei sugerir que o aluno e o outro membro da família escolham ambos objetos iguais de casa e cada um pegue uma quantidade (X), após isso irão precisar criar um probleminha oralmente que envolva adição ou subtração com esses objetos usando-os como protagonistas do problema.
 Vídeo para as crianças assistirem
https://www.youtube.com/watch?v=e8wLOkm24ps
 
https://www.soescola.com/2016/08/atividades-de-matematica-para-educacao.html
https://3.bp.blogspot.com/ER4aAu3OD5A/WA6_C9rJi7I/AAAAAAAAAPg/xmfXCf8Q080tdIZZ2yofERn29AGnkb_KACLcB/s1600/SITUA.png
ATIVIDADE 1 
ATIVIDADE 2
Para avaliação dessa aula já que as mesmas são aplicadas de forma de ensino a distância irei avaliar eles da mesma forma. Para aqueles que possuem acesso à tecnologia solicitarei que me envie registros das atividades feitas através de fotos, já para aqueles que não possuem acesso a tecnologia pedirei que me entregue as atividades impressas já respondidas. Para a avaliação da dinâmica solicitarei que me gravem um vídeo ou me descrevam em uma folha qual foi a experiência e a dificuldade de realizar tal dinâmica. Como tal situação requer uma nova forma de avaliar irei levar em consideração o ponto chave que é o interesse em querer realizar tais atividades propostas avaliando assim o seu retorno através dos registros.
RODRIGUES, Adriano; MAGALHÃES, Shirlei Cristina. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: diagnosticando a prática pedagógica. diagnosticando a prática pedagógica. 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/matematica_artigos/artigo_rodrigues_magalhaes.pdf. Acesso em: 28 set. 2020.
Avaliar a participação dos alunos e a realização das atividades.