Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial gestão de qualidade Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão da Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655438) ( peso.:4,00)
	Prova:
	27229813
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Gestão da Qualidade Total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") refere-se a uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. A Gestão da Qualidade Total é um conceito que se desenvolveu e está focado no pensamento estratégico para gerenciamento de uma empresa. Anteriormente, os modelos de produção que se destacavam eram o fordismo, o taylorismo e o toyotismo. Atualmente, é utilizada a Gestão de Qualidade focada no cliente. Disserte sobre a definição de Qualidade Total.
	Resposta Esperada:
A qualidade total tem sua definição fundamentada no modo de gestão de uma organização, com foco na qualidade, e com a participação de todos os seus membros, visando ao sucesso em longo prazo.
	2.
	Um sistema Poka Yoke, cujo conceito foi desenvolvido por Shigeo Shingo (1909-1990), é usualmente aplicado para que seja possível atingir o "defeito zero". São denominados "dispositivos à prova de erros", pois são implantados na fonte, de forma que sua atuação impede a geração ou propagação de determinados erros, evitando que sejam produzidos defeitos. Os dispositivos Poka Yoke tiveram sua origem no setor industrial, contudo, podem ser também aplicados em outras áreas, inclusive a de serviços. Por exemplo: quando o caixa eletrônico de um banco entrega o cartão antes de entregar o dinheiro ao cliente, está evitando que o usuário do serviço esqueça o cartão na máquina. Considere uma loja de aviamentos que apresenta os seguintes problemas:
1- Frequentemente o cliente deixa de ser atendido ou é atendido tardiamente, pois a balconista está realizando outra tarefa e não percebe a presença do cliente.
2- Durante os horários de pico, os clientes se posicionam de forma desorganizada no guichê para pagamento. Como resultado, fica dificultado o fluxo de pessoas na loja, além de tumulto e atendimento fora de ordem de chegada.
3- No fechamento de caixa e inventário de estoque, verifica-se um volume expressivo de produtos que constam no sistema, mas não constam no estoque físico e prateleiras da loja, o que sugere que os produtos estão sendo furtados.
Determine um dispositivo Poka Yoke para cada um dos três problemas, explicando como o dispositivo irá atuar para evitar a ocorrência das falhas descritas.
	Resposta Esperada:
Para solucionar o problema número 1, poderia ser instalada uma campainha na porta da loja. Assim, quando um cliente entrar no estabelecimento, a campainha soa de forma automática, informando à atendente a presença de um novo cliente de forma instantânea.
O problema número 2 pode ser resolvido utilizando faixas pintadas no chão ou com a utilização de fitas para delimitar e organizar a fila. Outro sistema que pode ser eficaz seria a adoção de um sistema de senhas, por meio do qual os clientes são chamados através de um painel luminoso e aviso sonoro, de forma sequencial.
O problema número 3 pode ser resolvido pela instalação de um sistema que avisa os funcionários sobre a possibilidade de furto. O sistema é instalado na saída da loja. Os produtos que não passaram pelo guichê de pagamento são identificados por um sensor, soando um alarme.
Parte inferior do formulário

Continue navegando