Buscar

Metodologia do Ensino de Voleibol 3


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia do Ensino de Voleibol (LEF22)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:) ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Ao assumir as aulas de novas turmas em um colégio, o professor de Educação Física verifica inúmeros equívocos na execução de movimentos específicos do voleibol e, em alguns casos, muitos alunos não conseguem atuar em mais que uma única posição em quadra. Disserte sobre a importância do processo de adaptação na iniciação ao voleibol.
	Resposta Esperada:
O processo de iniciação é fundamental e decisivo no processo de aprendizagem do voleibol, pois possibilita que os aprendizes tenham uma gama maior de informações e diferentes estímulos, tendo consequentemente um maior repertório motor e uma capacidade cognitiva maior para a melhor escolha frente a situações inusitadas durante o jogo. Ao se desconsiderar este processo e mecanizar os gestos esportivos, assim como limitar que alunos vivenciem apenas uma posição em quadra, eles estarão sujeitos à especialização precoce, restringindo as possibilidades e, consequentemente, as habilidades necessárias à prática.
	2.
	Embora seja um esporte que contém os aspectos principais fáceis de serem ensinados, o voleibol apresenta elementos difíceis de aprender. Esta configuração, associada ao ensino com bola e quadra de dimensões oficiais podem ser desmotivantes às crianças. Com isso, novas adaptações foram criadas para prática do voleibol. Disserte sobre os benefícios da prática do minivoleibol.
	Resposta Esperada:
O minivoleibol pode proporcionar aos praticantes benefícios na parte física, cognitiva, e principalmente no aspecto moral e afetivo, pois além de trabalhar a psicomotricidade, melhorar a destreza, a coordenação, a agilidade, a lateralidade e a velocidade de reação, trabalha as habilidades intelectuais do aluno, desenvolve o espírito de grupo e a interação social. Na parte afetiva, gera motivação, alegria, atenção e atua diretamente na determinação, tensão, medo, entre outras características.
Parte inferior do formulário