Buscar

Andragogia - atividades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)Quando se pensa no processo de aprendizagem de jovens e adultos não se deve fazer referência somente às atividades realizadas em sala de aula, mas a tudo aquilo que os alunos pensam e dizem, ou seja, suas opiniões e visões acerca da(o):
a) teoria de aprendizagem de jovens e adultos. (RESPOSTA INCORRETA)
O educando adulto traz para o contexto da aprendizagem sua experiência de vida, bem como a concepção que tem a respeito do processo de aprendizagem, podendo o mesmo influenciar suas habilidades e capacidades de aprendizado.
b) estrutura familiar. (RESPOSTA INCORRETA)
A concepção da educação de jovens e adultos deve considerar o saber ou a cultura que educando traz ou representa, pois o adulto, diferentemente da criança, a partir de suas experiências, possui a capacidade de refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem.
c) meio profissional. (RESPOSTA INCORRETA)
A experiência de vida do educando deve ser relevante no processo de aprendizagem, visto que ela determina quem é o sujeito da ação, com suas capacidades prévias de aprendizagem, bem como sua habilidade de pensar sobre esse processo.
d) gestão escolar. (RESPOSTA INCORRETA)
Se tratando da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é fundamental que se considere a experiência de vida do educando, pois esta influencia no processo de aprendizagem, dando-lhe sustentação.
e) experiência de vida do aluno. (RESPOSTA CORRETA)
O adulto, diferentemente da criança, traz consigo uma história, mais complexa e mais longa. Em decorrência disso, traz para o processo de aprendizagem habilidades e dificuldades, bem como a capacidade de reflexão sobre seu aprendizado.
2) Cada vez mais o professor é cobrado a transformar a aprendizagem em uma experiência significativa. Nesse sentido, como forma de se obter esse resultado, o docente pode desenvolver esta aprendizagem em forma de:
a) desafios complexos e descontextualizados. (RESPOSTA INCORRETA)
A aprendizagem significativa inclui aspectos relevantes para o aluno com os quais ele pode estabelecer significados. Este processo ocorre quando ele reconhece a importância da aprendizagem atrelada às suas experiências.
b) avaliação de conhecimentos específicos. (RESPOSTA INCORRETA)
A avaliação é um processo que faz parte da aprendizagem. Deve-se considerar o processo de construção do conhecimento do educando, devendo este também ser considerado no aspecto avaliativo, a partir de uma construção coletiva do conhecimento.
c) questionamentos acerca de suas vivências. (RESPOSTA CORRETA)
Incluir as experiências dos alunos no processo de aprendizagem faz com que esse aluno reconheça seu contexto e se reconheça como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem.
d) trabalhos de repetição e memorização. (RESPOSTA INCORRETA)
A repetição e a memorização são ações contrárias à educação contemporânea, a qual privilegia a construção do conhecimento. Este processo, considerando-se o educando adulto, parte das experiências desse indivíduo.
e) apontamentos de erros. (RESPOSTA INCORRETA)
Uma experiência de aprendizagem significativa considera o erro como instrumento de aprendizado, reconhecendo o fato de que a maioria dos educandos da EJA é analfabeta ou semianalfabeta.
3) Uma das premissas apresentadas pelas propostas pedagógicas críticas é de que de se deve partir do aluno, em qualquer programa de ensino. Por que a experiência de vida do aluno deve ser considerada no processo de aprendizagem?
a) A experiência de vida é mais importante que o conhecimento sistematizado. (RESPOSTA INCORRETA)
A experiência de vida é fundamental para o processo de aprendizagem de jovens e adultos, pois facilita a comparação com o conhecimento científico, aproximando-o da sua vida cotidiana.
b) A experiência possibilita ao aluno perceber o que ele não sabe. (RESPOSTA INCORRETA)
A experiência permite ao educando perceber suas capacidades prévias e estabelecer a visão sobre a sua aprendizagem, considerando suas habilidades no que pode facilitar ou dificultar esse processo.
c) A experiência é o ponto de partida para o mercado de trabalho.(RESPOSTA INCORRETA)
A experiência é fundamental na aprendizagem de jovens e adultos e deve ser considerada na construção de saberes e conhecimentos, e é também um aspecto relevante para o mercado de trabalho, mas não suficiente.
d) A experiência fornece recursos ao processo de aprendizagem. (RESPOSTA CORRETA) 
A experiência do educando fornece-lhe diferentes recursos que fazem com que apresentem diferentes habilidades e dificuldades no processo de aprendizagem.
e) A experiência restringe-se ao meio social do aluno. (RESPOSTA INCORRETA)
A experiência de vida do educando contempla suas vivências, considerando: sua cultura, seu processo histórico e os aspectos sociais de sua vida.
4) Compreender a realidade e a importância do contexto no qual o aluno está inserido é fundamental para a prática educativa. Sob o ponto de vista de Freire (1979, p. 68) apud Becker (2005, p. 73), o fazer educativo deve ter três atributos básicos para ter êxito. Nesse sentido, o atributo "conseguir modificar o conteúdo programático" possibilita:
a) trocar os "mitos educativos" da elite pela produção cultural do educando. (RESPOSTA CORRETA)
Sob o ponto de vista de Freire, o fazer educativo deve conseguir modificar o conteúdo programático, ou seja, trocar os "mitos educativos" da elite pela produção cultural do educando.
b) usar técnicas adequadas. (RESPOSTA INCORRETA)
O uso de técnicas adequadas facilita o processo de ensino-aprendizagem, na medida em que considera que a experiência do educando tem mais chances de êxito.
c) amadurecer o processo de aprendizagem. (RESPOSTA INCORRETA)
A maturidade do processo de aprendizagem advém da vivência, da experiência e da construção sistemática do saber.
d) transformar a realidade do educando. (RESPOSTA INCORRETA)
A partir do processo de aprendizagem e à medida que aprende, o sujeito compreende o mundo e a si mesmo, questiona sua prática, assim como o meio, e busca transformar a si e o contexto em que vive.
e) ser ativo, a partir do diálogo. (RESPOSTA INCORRETA)
O diálogo é um fator considerado por Freire no fazer educativo, a partir do momento em que se consegue ser ativo.
5) O papel de educador da EJA é conhecer os estudantes com os quais se lida e compreender os conhecimentos, experiências e fazeres que devem compor a ação pedagógica. Ao pensar a educação para os sujeitos da EJA o professor deve:
a) partir do pressuposto formal de aprendizagem. (RESPOSTA INCORRETA)
A aprendizagem deve partir do educando, considerando seus processos de vida e experiência como instrumentos de aprendizagem.
b) reconhecer e valorizar as experiências vividas pelo educando. (RESPOSTA CORRETA)
Reconhecer a experiência de vida no processo de aprendizagem do educando é reconhecê-lo como sujeito ativo do seu desenvolvimento. Assim, pode-se ajustar estratégias para estimular a aprendizagem, minimizando-se suas dificuldades.
c) retirar, do processo, experiências do meio social do indivíduo. (RESPOSTA INCORRETA)
Além de se considerar a experiência anterior do indivíduo para a construção da aprendizagem, é importante também valorizar o meio social em que vive e convive.
d) desconsiderar o aspecto social da formação tradicional. (RESPOSTA INCORRETA)
É fundamental reconhecer e valorizar a cultura popular e os conhecimentos adquiridos pelos alunos na sua convivência social e no seu trabalho, no processo de aprendizagem.
e) optar, prioritariamente, por transmitir a cultura elitizada. (RESPOSTA INCORRETA)
No processo de aprendizagem, deve-se buscar substituir os mitos educativos da elite pela produção cultural do educando.

Continue navegando