Buscar

**CURTE PF** AV1 QUALIDADE

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
Os custos de prevenção estão relacionados ao projeto do produto ou serviço. Faz parte desta categoria de custo, exceto:
Avaliação de fornecedores
Quebra de contrato com fornecedores em razão de não conformidades de entrega.
Desenvolvimento de ferramentas de controle.
Treinamentos.
Encontros com a supervisão
2. Pergunta 2
 (Adaptada de COSEAC - 2016 - Prefeitura de Niterói - RJ - Administrador). Determinada “ferramenta” japonesa de gestão propôs a reorganização do ambiente produtivo por meio da eliminação de desperdícios. Sugeriu também a aplicação de sistemas que resultassem na produção da quantidade demandada, na qualidade perfeita e sem excessos, tudo de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado. Seu foco incluiu a redução, ou mesmo eliminação, de estoques e desperdícios, minorando custos. A sua implementação depende do comprometimento da alta administração, que deve acreditar realmente na proposta promover a mudança de atitude em todos os níveis com uma mentalidade focada na resolução dos problemas. Esta ferramenta ficou conhecida como:
just-in-time
six sigma
benchmarking
reengenharia
kanban
3. Pergunta 3
Sobre o diagrama de causa e efeito, julgue os itens a seguir.
I. O diagrama de causa e efeito foi elaborado por Kaoru Ishikawa em 1943, quando ele explicava a alguns engenheiros da Kawasaki Steel Works como muitos fatores podem ser resolvidos e relacionados.
II. Esse diagrama é geralmente utilizado onde há apenas um problema e as possíveis causas são de natureza hierárquica.
III. Um diagrama de Ishikawa mostra as causas de um evento e é frequentemente usado para a fabricação e no desenvolvimento de produtos para descrever as diferentes etapas de um processo.
IV. Esse diagrama é usado para determinar a correlação (relacionamento) entre duas características (variáveis).
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas a afirmativa IV está correta.
Apenas a afirmativa III está correta.
As afirmativas I e IV estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
4. Pergunta 4
Auditoria é um processo que visa certificar o que está sendo feito a partir de registros e documentos, e identificar falhas que precisam de correção. Sobre este processo, é válido afirmar, exceto:
Audita a capacidade dos sistemas no atendimento dos requisitos dos clientes.
Verificar a efetividade do sistema em relação aos padrões estabelecidos.
Pode iniciar a análise a partir do pedido do cliente até a entrega do produto.
Pode iniciar a análise a partir da entrega do produto até o pedido do cliente.
A auditoria externa audita somente processos mais estratégicos para a empresa.
5. Pergunta 5
 “Foi um dos que mais contribuiu para a literatura de gestão da qualidade do que qualquer outro profissional da qualidade. Como Deming, ele teve uma influência no desenvolvimento da gestão da qualidade em empresas japonesas. Foi o primeiro a ampliar o pensamento em controle da qualidade, enfatizando a importância da e a necessidade de uma infraestrutura de apoio.”
A quem se refere a descrição acima?
Kaoru Ishikawa 
Armand Feigenbaum 
Masao Kogure
William Edwards Deming 
Joseph M. Juran 
6. Pergunta 6
Sobre o fluxograma, podemos afirmar vários aspectos, exceto:
O fluxograma como ferramenta da qualidade permite o monitoramento de processos e atividades.
Pelo fluxograma é possível verificar o caminho lógico de um processo.
O fluxograma é uma ferramenta gráfica que expressa o sequenciamento de um processo, utilizando símbolos básicos para descrever as ações que compõem um processo.
O fluxograma como ferramenta da qualidade permite o entendimento das etapas do processo.
Para desenvolver o fluxograma não é necessário compreender os autores e informações envolvidos no processo.
7. Pergunta 7
O instrumento que deve ilustrar a descrição de atividades operacionais e seu conteúdo técnico mostrando como as operações são controladas é:
Instruções
Política
Manual da qualidade.
Registros.
Manual da qualidade.
8. Pergunta 8
Na década de 70, o Ocidente adotou as práticas da qualidade total, cuja principal característica é o foco no cliente e nos processos. Sobre este modelo de gestão, é válido afirmar que:
É um modelo que busca superar a expectativa dos clientes, a partir de práticas e metas desafiadoras para a empresa.
Este modelo necessita do envolvimento integral da empresa, apesar de não focar na mudança da cultura organizacional, em alguns casos.
Este modelo foi desenvolvido pelos americanos depois da segunda guerra mundial.
Ele não está diretamente relacionado com produção enxuta e redução de desperdício.
O foco está no defeito.
9. Pergunta 9
Processo de transformação é o conjunto de operações que, por meio do trabalho, transformam materiais e informações, que por sua vez geram produtos ou serviços. Diante dessa informação, julgue os itens a seguir:
I. Processamento de materiais – tratamento, transporte, estocagem e localização de informações no ambiente de transformação;
II. Processamento de informações – transformam materiais conforme suas características físicas, mudando propriedades e agregando atributos para atender o consumo;
III. Processamento de consumidores – podem ser classificados quanto à transformação das propriedades físicas, à capacidade de estocagem, à transformação do estado fisiológico e psicológico.
Agora, assinale a opção correta:
I e II
Apenas a I
I, II e III
Apenas a II
Apenas a III
10. Pergunta 10
A ferramenta que consiste em sistematizar um grupo de atividades para a detecção de falhas e análise de seus efeitos sobre o projeto ou processo é chamada de FMEA. Sobre esta potencial ferramenta, avalie as afirmações e marque a alternativa INCORRETA.
A etapa de avaliar o risco na FMEA consiste em determinar os critérios: gravidade, detecção e ocorrência, sendo a gravidade ligada ao efeito da falhas sobre o produto ou processo analisado.
O processo de aplicação do FMEA ocorre em três grandes etapas: de planejamento, análise de falhas potenciais e avaliação do risco.
A etapa de avaliar o risco na FMEA consiste determinar os critérios: gravidade, detecção e ocorrência, sendo esta última ligada ao controle das falhas já verificadas.
A FMEA pode ser utilizada para avaliar falhas em projetos e em processos, bem como para aumentar a confiabilidade com a redução de riscos de erros em produtos e processos.
A técnica adotada no uso desta ferramenta é a de lista de possíveis falhas, devendo organizá-las por ordem de risco e propor ações mitigadoras.

Continue navegando