Buscar

APX1 Espaços Sociais de Formação Humana - UERJ CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial X (AP1) – 2020.2
DATA LIMITE DE ENTREGA – 26/09 ATÉ ÀS 18h
Disciplina: Espaços Sociais de Formação Humana
Coordenadora: Jaqueline Luzia da Silva
Aluno(a): 
Matr.: Polo: Magé 
1. Machado (2008) associa a prática da Pedagogia Social à busca pela construção de uma sociedade includente, humana, ética e justa, política e socialmente. Diante desta perspectiva, como se define o Educador Social e como este necessita atuar nos diversos espaços sociais de formação humana?
R:O Educador Social está qualificado assim com outros profissionais que prestam trabalhos sociais. Independe do nível de ensino ou de curso superior que tenha realizado, não sendo necessário o de pedagogia. Profissionais de outras áreas e conhecimentos, ainda que, sem nenhuma formação, mas que trabalhe com o social são reconhecidos como um educador social. Porém, só é considerado pedagogo social, o que tem curso superior na área de Pedagogia. Um Educador que atua nas áreas sociais, precisa marcar, delimitar e conquistar seu espaço, e ter ciência que ele será o conhecedor que prestará serviços sociais, e se cercar de referenciais que possam ajudá-lo na relação entre sua atuação e o meio em que vai atuar, respeitando sempre o contexto social, cultural, político e econômico. Tem que resgatar a identidade, autoestima e a busca pela independência das pessoas. No entanto para atuar ele deverá ser sensível para conciliar os saberes educacionais com os saberes das ações desenvolvidas na política de assistência social.
 (3,0)
2. Moura e Zuchetti (2006) nos trazem a concepção da Pedagogia Social, comparando com as práticas de educação não escolar presentes no Brasil. Esta aproximação nos ajuda a problematizar a educação como um processo mais amplo, que ocorre em diferentes tempos e espaços, e não somente na escola. Com base neste texto, aponte e problematize as possíveis convergências e/ou divergências existentes entre os pressupostos teórico-filosóficos e metodológicos da Pedagogia Social e das práticas de educação não escolar construídas e consolidadas no Brasil. 
	R: A função do pedagogo é o de problematizador da prática educativa, examinando-as regularmente e buscando encaminhamento num processo coletivo. O pedagogo desempenha uma prática pedagógica, uma vez que ele busca melhorar o ensino e resolver problemas. Esta prática não deve estar limitada às escolas, mas também em todas as esferas educativas de uma sociedade, além de fortalecer a ação educacional, resultando na construção de um projeto de formação de sociedade. Desse modo, a dimensão da atuação do pedagogo ocorre no sentido de minimizar as disparidades existentes, no que se refere a termos educacionais na sociedade. Tais ações são possíveis como: o resgate e o apoio à sistematização da prática, a pesquisa de alternativas pedagógicas, a comunicação de inovações, formação pessoal, formação de docentes, a cooperação para a socialização dos indivíduos, dentre outras. (3,5)
3. Santana, Doninelli, Frosi e Koller (2004) apresentam uma pesquisa sobre instituições de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua. A pesquisa aponta contradições entre os documentos das instituições e a realidade das mesmas. Muitos são os desafios apresentados por este trabalho para as (os) pedagogas (os) e outros profissionais que o realizam. A partir da leitura do texto, discuta o papel das instituições de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua e a atuação da (o) pedagoga(o) nestes espaços.
R: As ONGs que são um conjunto de organizações ou instituições sem fins lucrativos, onde o objetivo principal é atuar voluntariamente junto à sociedade civil visando ao seu aperfeiçoamento, ela se fortaleceu no Brasil a partir do reconhecimento do terceiro setor com a sociedade civil, surgiu com a intenção de suprir deficiências e amenizar as lacunas deixadas pelo Estado na sociedade, ou seja, da negligência do Estado, também das atividades engajada dessas ONGs na sociedade (em especial na área educacional), da formação de parcerias público-privadas, da reciprocidade, do amparo voluntariado e da filantropia empresarial. Por tanto se faz necessário problematizar o papel das ONGs no sentido dos ensinamentos com as políticas públicas e das atividades voltadas para resolver questões não resolvidas por estas políticas, servindo como instrumento de reivindicação de direitos sociais historicamente negados às classes populares. A atuação do pedagogo nesses espaços se remete a articulação entre as práticas pedagógicas os saberes profissionais das ONGs, são necessários para que o processo educacional aconteça de forma positiva e significativa, visto que seus objetivos e propósitos sejam diferentes de acordo com o público destinado. Tais profissionais que atuam na educação formal e não formal devem se colocar frente da sociedade como educadores transformadores da realidade.											 (3,5)
REFERÊNCIAS 
MACHADO, Evelcy Monteiro. A pedagogia social: diálogos e fronteiras com a educação não formal e educação sócio comunitária. Cidade_seminformação, 2008. 
MOURA, Eliana e ZUCHETTI, Dinora Tereza. Explorando outros cenários: educação não escolar e pedagogia social. Educação Unisinos, vol. 10 (3): 228-236, set./dez, 2006.
 SANTANA, Juliana Prates; DONINELLI, Thaís Mesquita; FROSI, Raquel Valiente; KOLLER, Sílvia Helena. Instituições de atendimento a crianças e adolescentes de rua. Psicologia & Sociedade; 16 (2): 59-70; maio/ago. 2004.

Outros materiais