Buscar

Prévia do material em texto

LEITURA OBRIGATÓRIA 
 
 Refletindo todo o contexto de presente trabalho percebe-se que atualmente se enfatiza a aprendizagem nas organizações e as mudanças sobre o valor do trabalho e do trabalhador, tendo a necessidade de integrar o homem como um todo e suas condições de qualidade de vida, reforçando a responsabilidade da empresa no processo de inclusão e responsabilidade social. 
 Um dos grandes desafios das organizações do futuro é de saber usar o conhecimento de cada colaborador. As organizações passam a ser, portanto, espaços de processos de aprendizagem efetivo e saber como individualmente para explicar a realidade e resolver os problemas do cotidiano, da organização, passa a ser imprescindível. Pois o curso de pedagogia abre um leque e possibilidades em que o pedagogo pode se desenvolver. 
 Uma das funções do pedagogo são atividades que apresentam maior campo de estudo e de trabalho, porém carece um pouco desenvolver-se e aprofundar-se em espaços não escolares, pois estes espaços também são educativos. Este artigo apresenta em geral na forma a qual a pedagogia chegou ao Brasil e seu desenvolvimento ao passar dos anos, suas transformações e modificações através das novas tecnologias e novos conhecimentos que muito agregou a este campo. Consequentemente a forma de como o pedagogo pode dispor do seu conhecimento e contribuir com os envolvidos neste processo. Estudaremos a Pedagogia em si e as áreas em que pode atuar um pedagogo.
 A ação pedagógica nos espaços não escolares vem confirmar está discussão que vivenciamos, o pedagogo sai então do espaço escolar, que até tão pouco era ser espaço (restrito) de trabalho, para se inserir neste novo espaço de atuação com uma visão redefinida da atuação deste profissional. Pois os profissionais em Pedagogia podem atuar em ambientes como Hospitais, Empresas, Ongs, Associações, Igrejas, Eventos, Museus, Turismo, Recreação, Comunicação Social, dentre outros, ocupam se de práticas educativas e tem o dever de conhecer especificidades da profissão, criando assim subsídios que permitirão uma aplicação metodológica nos processos educativos. 
 Para Libânio (2010), a educação está presente na vida do sujeito, portanto, o profissional educador necessita desenvolver atividade pedagógica múltiplas no meio social. A Pedagogia é a área educativa que tem por finalidade ensinar a teoria e apática, estimular o aprimoramento do saber, ou seja, aplicar e disponibilizar a sociedade o saber científico. 
 A pedagogia é a área educativa que tem por finalidade ensinar a teoria e a prática, estimular o aprimoramento do saber, ou seja, aplicar e disponibilizar a sociedade o saber especifico.
 Para Libânio, as práticas educativas tão somente nos espaços escolares. Elas ocorrem em todos os contextos e âmbito das existências individual e social humanidade, de modo institucionalizado ou não, sob várias modalidades. 
Nestes aspectos, a importância do trabalho d pedagogo em organizações não escolares são fundamentais. É ele que irá organizar e articular as práticas pedagógicas e consequente a efetivação das propostas. É o profissional sobre o reconhecimento da prática pedagógica as Diretrizes Curriculares Nacional, a licenciatura em Pedagogia assegura a formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão, e orientação educacional, onde acontece por meio de cursos de Graduação em pedagogia ou em nível de pós Graduação a critério da instituição de ensino – aprendizagem de forma a garantir as consistências das ações pedagógicas administrativa. Ao abordar sobre o reconhecimento da prática pedagógica as Diretrizes Curriculares Nacional a Licenciatura em Pedagogia assegura a formação dos profissionais de educação para administrar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional, onde acontece por meio de cursos de Graduação em Pedagogia ou Pós Graduação ao critério da instituição de ensino.