Buscar

Atividade discursiva Direito Previdenciário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade discursiva Direito Previdenciário
Marcos Silva, segurado da previdência social, auxiliar de limpeza, de uma empresa localizada no bairro onde mora, sofreu um acidente de trabalho. A empresa entregou o CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho, com os procedimentos junto ao INSS. O médico perito concedeu o benefício, entretanto, durante a avaliação médica foi observado que o acidente de trabalho ocorreu devido ao descumprimento das normas de segurança por culpa do empregador.
1- O fato de as empresas contribuírem para o custeio do regime geral de previdência social, mediante o recolhimento de tributos e contribuições sociais, dentre estas aquela destinada ao seguro de acidente do trabalho SAT, exclui a responsabilidade nos casos de acidente de trabalho decorrentes de sua culpa, por inobservância das normas de segurança e higiene do trabalho? 2- O INSS tem legitimidade para pleitear o ressarcimento com base no artigo 120 da Lei 8.213, de 1991? Justifique sua resposta.
1- O fato de as empresas contribuírem para o custeio do regime geral de previdência social, mediante o recolhimento de tributos e contribuições sociais, dentre estas aquela destinada ao seguro de acidente do trabalho SAT, exclui a responsabilidade nos casos de acidente de trabalho decorrentes de sua culpa, por inobservância das normas de segurança e higiene do trabalho?
É pacifico o entendimento de que o recolhimento do Seguro de Acidente de Trabalho (SAT) não exime a responsabilidade do empregador, pois este não exclui a obrigação de cumprir as normas de segurança e saúde do trabalho que decorrem por sua culpa, por inobservância das normas de segurança e higiene do trabalho.
Já o art. 120 da Lei nº 8.213/91, estabelece que "nos casos de negligência quanto às normas padrão de segurança e higiene do trabalho indicadas para a proteção individual e coletiva, a Previdência Social proporá ação regressiva contra os responsáveis." Essas ações são propostas pela Procuradoria-Geral Federal a fim de obter o ressarcimento das despesas com prestações sociais, concedidas nesses casos.
2- O INSS tem legitimidade para pleitear o ressarcimento com base no artigo 120 da Lei 8.213, de 1991? Justifique sua resposta.
Sim, o INSS tem legitimidade para pleitear o ressarcimento das despesas com prestações sociais concedida ao segurado vítima de acidente de trabalho, na hipótese de culpa do empregador, por meio da Procuradoria-Geral Federal, que assim que ciente, deverá instaurar Procedimento Interno Preparatório (PIP) para investigar o acidente de trabalho e preparar a ação regressiva, não se tratando de mera faculdade, mas sim um dever de postular a tutela jurídica para obter ressarcimento dos gastos.
Esse procedimento encontra amparo legal na Portaria nº 14, de 12 de janeiro de 2010, Procuradoria-Geral Federal, dispõe sobre o acompanhamento prioritário de ações relativas à cobrança e recuperação de créditos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais