Buscar

ORIENTAÇÕES E CUIDADOS COM OS APARELHOS FIXO E REMOVIVEIS


Prévia do material em texto

FUNORTE – FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – ICS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
ORTODOTIA II
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS COM OS APARELHOS:
FIXO E REMOVÍVEL
 (
PROFESSOR:
 
Daniel Vilas Boas
 
ALUNA
:
 
Aline 
Tuany
 Silva Silveira
 
Amanda Freire Ferreira
 
Juliana Da Mota Gomide
 
Luana Maria Ribeiro Silva
 
Maria Fernanda Araújo Pereira
)
7º PERÍODO / TURMA A
FEVEREIRO/2021
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS COM OS APARELHOS:
FIXO E REMOVIVEL
A placa bacteriana conhecida como biofilme é um dos principais fatores para o aparecimento de cáries dentárias e gengivites. Quando os métodos de higiene bucal são empregados de forma eficaz, possibilita um controle de placa adequado. Todavia, para os pacientes ortodônticos, essas ações apresentam-se com dificuldade de execução. O controle mecânico da placa bacteriana pode ser feito através de técnicas simples com escova dental, escovas Interproximais e fio dental. É necessário ter a preocupação e saber se o paciente conhece corretamente os meios de higiene bucal, e como executá-lo os agentes químicos poderão ser utilizados auxiliando o paciente com dificuldade na coordenação motora ou usando o aparelho ortodôntico. Cabe ressaltar, que a escovação dentária e o uso do fio dental são os mais rigorosos meios para o controle de placa bacteriana na prevenção das patologias.
CUIDAOS COM O APARELHO FIXO
Um tratamento com aparelhos fixos é uma intervenção considerável no ambiente da cavidade bucal. Os pacientes submetidos ao tratamento ortodôntico fixo apresentam retentores adicionais de placa dentária na cavidade bucal. Os acessórios ortodônticos como braquetes, bandas, ligaduras e fios, podem contribuir para a ocorrência de desmineralizações do esmalte, apresentam uma tendência maior de aumento da placa bacteriana, levando um maior risco de mancha branca ativa e inflamação gengival, no entanto, além de interferir no desenvolvimento ósseo, corrigir a posição dos elementos dentários e a manutenção preventiva, é de extrema importância a manutenção de uma boa saúde bucal com o intuito de prevenir doenças. O paciente com aparelho fixo tem que ser incentivado a cuidar de sua cavidade bucal atenciosamente, pois a higienização, nesses casos, é difícil.
O paciente em qualquer tratamento odontologico precisa ser orientado e ter as informações sobre os cuidados necessários com a cavidade bucal, onde devem ser passadas através de imagens sobre técnicas de higienização junto com uma boa conversa.
HIGIENIZAÇÃO CORRETA
É utilizada aparelhos/ferramentas que auxilia nessa limpeza, como:
A escova interdental é uma pequena escova feita para limpar a placa bacteriana, restos de alimentos e bactérias que ficam acumulados entre os dentes, assim como fio dental, prevenindo a inflamação gengival e cáries. Para utilizar a escova interdental, deve-se deslizar perpendicularmente fazendo movimento de fora para dentro da boca.
Para usar o passa fio corretamente, deve inserir o fio dental no buraco do passador, como se estivesse introduzindo um fio de linha por uma agulha comum. Depois, passe a agulha plástica por trás do fio ortodôntico (no espaço entre seus dentes e o fio de metal).
O enxaguante bucal serve para auxiliar na prevenção de doenças, mas sempre exercendo o papel de coadjuvante. Se utilizado de maneira correta, o enxaguante ajuda a manter uma boca mais saudável.
A escova unitufo, como o próprio nome já diz, é constituída por um tufo único de cerdas, onde tem sua maior indicação no auxílio da limpeza do aparelho ortodôntico. Ela é muito eficiente na limpeza das regiões embaixo do fio ortodôntico ou na parte de trás de tubos, bandas ou outros acessórios ortodônticos.
ALIMENTAÇÃO
Quando se usa aparelho ortodôntico, alguns alimentos devem ser evitados, pois podem causar danos ao aparelho, como:
Alimentos duros ou crocantes, como pipoca, amendoim, nozes, frutas com caroço, gelo e etc.;
Alimentos grudentos e pegajosos, com goma de mascar, caramelo e etc.;
Doces, como biscoitos, balas e chocolates.
CUIDADOS COM O APARELHO REMOVÍVEL
Fazer uma limpeza diária no aparelho com escova de dente e creme dental, que é de extrema importância, pois evita o acúmulo de bactérias e problemas com o mau hálito. Fazendo uma higiene no dia-a-dia é possível garantir uma melhor saúde bucal.
O aparelho deve ser removido sempre que necessário, como: antes das refeições, prática de esportes ou escovação dos dentes. É fundamental que o aparelho seja retirado nessas situações, mas lembre-se de nunca embrulhar em um guardanapo em restaurantes, no bolso ou mochila. O aparelho deve ser guardado sempre na caixa específica.
Cuidado com água quente, fogo e álcool, para não acontecer deformidades no aparelho, ele deve ser sempre retirado antes.
Evitar a ingestão de bebidas e alimentos com corantes, pelo risco de causar manchas, pois o contato dos aparelhos com o dente deixa o esmalte mais poroso, aumentando a aderência dessas substâncias aos dentes.