Buscar

Portifolio CICLO 3 Musculação e Treinamento de Força

Prévia do material em texto

HEITOR BASTOS
8127002
Portfólio 2
Trabalho apresentado ao    Centro Universitário Claretiano para a disciplina: Musculação e Treinamento de Força, ministrado pelo professor mestre Aldo Coelho Silva. 
 
VITÓRIA-ES
2020
1) Defina e explique o sistema de séries múltiplas:
 É o método onde utiliza-se mais de uma série do exercício por grupo muscular, estes números de séries dependem diretamente do objetivo do atleta/aluno, não existindo regras fixas em relação ao número de séries, cargas, repetições ou exercícios, ou seja, essas variáveis devem ser ajustadas de acordo com o tipo de treinamento: aumento da massa, resistência muscular, potência ou força máxima.
2) No que consiste a técnica de treinamento ondulatória? 
A técnica de treinamento ondulatória baseia-se na forma de uma onda, onde o ventre superior reflete cargas altas e repetições baixas, e o ventre inferior, cargas moderadas e altas repetições. Por exemplo: Se um exercício for composto por quatro séries se alternaria repetições altas com pouca carga na primeira e terceira séries com repetições baixas e cargas altas na segunda e quarta séries.
3) Explique a técnica da repetição forçada ou da repetição assistida. 
Nessa técnica, após o praticante ter completado uma série de exaustão, o companheiro de treino o auxilia na execução de 2 a 4 repetições extras, sendo este O auxílio feito somente na fase concêntrica, enquanto o praticante ainda consegue executar sozinho a fase excêntrica.
4) Como realizamos a técnica de isometria funcional? 
Na técnica de isometria funcional, no final de cada série, na fase concêntrica da última repetição, o praticante realiza uma contração isométrica por cerca de 5 a 7 segundos. 
5) Basicamente, existem dois métodos de periodização de treinamento. Cite quais são e explique.
Os métodos de periodização de treinamento são o Clássico e o ondulatório.
· Clássico: No método de periodização clássico ocorre um aumento gradual da intensidade e diminuição do volume, ou seja, quando o programa de treino é iniciado é executado um número maior de repetições com baixas intensidades e conforme o aluno/atleta evolui, o número total de repetições diminui e a intensidade aumenta, essas mudanças geralmente ocorrem em ciclos de 1 a 4 semanas.
· Ondulatório: Ocorre aumento e diminuição na intensidade e no volume do treino dentro da mesma semana, ou no período máximo de quinze dias, considerando que esses diferentes treinos não são executados de maneira sequencial, e, com isso a variação dos componentes do treinamento que se utilizam desse método é mais frequentemente efetuada em curtos períodos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHAGAS, M. H.; LIMA., F. V. Musculação: variáveis estruturais. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2008.
FIOCO, E. M. Musculação e treinamento de força. Batatais: Claretiano, 2016.
S´MON, F. C. Técnicas de Musculação. Trad. Daniela Botelho Bittencourt. São Paulo: Marco Zero. 2006.
UCHIDA, M. C. et. Al. Manual de Musculação: uma abordagem teórico-prática do treinamento de força. 7. ed. São Paulo: Phorte, 2013.

Continue navegando