Buscar

Avaliação Final Discursiva_Gabarito_Metodologia e Cont Bás de História e Geo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia 
	Avaliação:
	
Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( peso.:4,00)
Parte superior do formulário
	1.
	A alteridade diz respeito a saber se colocar o lugar do outro, na ideia de se constituir enquanto o outro. Implica na necessidade de se conhecer e valorizar a diversidade étnica e cultural que forma o povo brasileiro na atualidade. Dessa forma, para se compreender a constituição do povo brasileiro em sua heterogeneidade cultural, há a necessidade de se estudar e entender os conceitos que mediam a africanidade. Disserte sobre a complexidade das relações raciais construídas na sociedade brasileira.
	Resposta Esperada:
A complexidade das relações sociais na sociedade brasileira ocorreu baseada no processo de escravidão dos africanos, o que originou representações sociais e experiências de subalternidade, enquanto um engessamento de posições sociais e da manutenção da hegemonia. As experiências classificatórias atribuíram as denominações branco e negro no nosso país.
	2.
	Nos anos iniciais do Ensino Fundamental as crianças utilizarão das experiências vivenciadas no decorrer da Educação Infantil, para construir novos conhecimentos. Assim, o estudo da geografia em articulação com os saberes das outras áreas de estudo, possibilitará o desenvolvimento de diferentes raciocínios. Com relação às estratégias e aos recursos utilizados pelo professor nas aulas de geografia, disserte sobre o significado da escola como espaço físico para as crianças.
	Resposta Esperada:
A escola consiste no espaço cotidiano vivenciado pelas crianças, o que necessita ser conhecido em como ocorre sua organização, funções e atividades que são desenvolvidas. Para a criança seria o ponto de partida para conhecimento e reflexão de sua realidade social, para que depois consiga compreender os acontecimentos globais, com seus espaços e estrutura.
Parte inferior do formulário

Outros materiais