Buscar

Gestão por Competências e do Conhecimento 2

Prévia do material em texto

1.
	Para que a empresa identifique as suas competências organizacionais, o responsável por esse processo deve seguir algumas etapas que vão desde as listas de comportamentos até a validação das competências. Dentre as diversas etapas, uma delas consiste em associar cada indicador de comportamentos apurados a uma competência. Em relação a indicadores e competências, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Liderança.
II- Relacionamento interpessoal.
III- Negociação.
IV- Foco no resultado.
(    ) Cumprir metas e atividades estabelecidas.
(    ) Promover o desenvolvimento da equipe por meio de capacitação e feedback.
(    ) Respeitar a opinião dos outros.
(    ) Apresentar argumentações convincentes para defender os interesses da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	IV - II - I - III.
	 c)
	I - IV - II - III.
	 d)
	IV - I - II - III.
	2.
	Um dos grandes desafios da gestão por competência é conseguir identificar o perfil do candidato, buscando as competências técnicas e comportamentais. Para isso, o recrutador deve ter a descrição da função, assim como as competências que ele terá que identificar em cada candidato. Sobre a seleção por competência, analise as sentenças a seguir:
I- As questões devem ser planejadas visando identificar a presença ou ausência de competências específicas no candidato.
II- As questões devem ser sobre o passado profissional do candidato, assim ele poderá contar experiências e como lidou com essas situações.
III- É importante instigar o candidato a não dar respostas vagas, apenas com um "sim" ou "não", mas criar uma história, com contexto, linha de ação e resultado.
IV- Deve-se fazer perguntas hipotéticas ao candidato, pois permitirá identificar como o funcionário se comportará diante de uma situação real.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	A avaliação por competência visa mensurar se as competências que foram identificadas no processo de seleção por competência estão sendo praticadas pelo colaborador. Um exemplo muito utilizado pelas organizações, até mesmo para fins de certificação de competência é a avaliação 360 graus. Sobre a avaliação 360 graus, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Este tipo de avaliação permite que o avaliado tenha a possibilidade de participar ativamente no processo, uma vez que ele faz o julgamento sobre o seu desempenho.
(    ) Este modelo de avaliação é realizado em conjunto entre avaliador e avaliado, isto é, a ferramenta de avaliação é analisada ao mesmo tempo e discutida pelos dois.
(    ) Este modelo de avaliação é um processo em que os participantes (avaliados) recebem feedback estruturado de seu superior, pares e subordinados, fazendo também uma autoavaliação.
(    ) Esta avaliação orienta o desempenho da organização para obter melhor desempenho financeiro, em clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	De acordo com Fernandes (2013, p. 66), "modelos de competência servem de base para estruturar vários processos de gestão de pessoas, basicamente atração, desenvolvimento, recompensa e avaliação". Sendo assim, pode-se afirmar que a Gestão por Competências está presente nas organizações em vários processos da gestão de pessoas, como no recrutamento e seleção, avaliação e desempenho, treinamento e desenvolvimento, entre outros, possibilitando melhores resultados e vantagens para a organização. Com relação aos processos de gestão de pessoas baseados em competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O recrutamento e seleção do candidato será feito com base no perfil de competências exigidas para o cargo. A entrevista com o candidato realizada pelo selecionador buscará os comportamentos mais importantes para a execução das tarefas pertinentes ao cargo.
(    ) A avaliação de desempenho por competências possibilita à empresa ter conhecimento de como seus profissionais desempenham as atividades, além de obter maior noção de suas potencialidades.
(    ) No processo de treinamento e desenvolvimento, a Gestão por Competência auxilia na construção do processo de sucessão baseada nas competências necessárias para cada função e para o futuro da organização.
(    ) A remuneração por competência consiste numa nova estratégia para administrar os cargos e os salários da empresa, dando importância primeiramente ao homem, para depois ao cargo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FERNANDES, Bruno Henrique Rocha. Gestão estratégica de pessoas com foco em competência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	A remuneração pode ser feita de várias formas, dependendo da estratégia da empresa. Geralmente, as empresas que realizam a Gestão por Competência passam a aplicar a remuneração baseada em competências. Esse tipo de remuneração proporciona benefícios tanto para a empresa como para a motivação dos funcionários. Com relação a esse tipo de remuneração, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Consiste em uma forma estratégica de remuneração que privilegia, em primeiro lugar, o cargo e, em segundo lugar, o trabalhador.
	 b)
	Consiste em uma forma estratégia de remunerar o profissional que realiza atividades que reflitam no alcance das metas organizacionais.
	 c)
	É a forma mais tradicional utilizada pelas empresas para recompensar seus empregados pelo trabalho realizado.
	 d)
	Faz com que o trabalhador adquira mais habilidades com a finalidade de aumento de salário, em detrimento da sua qualidade de vida.
	6.
	Cada organização define suas competências e todos devem conhecê-las e principalmente compreendê-las. Além disso, o mapeamento das competências deve ser alterado sempre que as estratégias organizacionais tiveram alguma alteração. Diante disso, é importante que o mapeamento tenha relação com alguns aspectos. Sobre esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estratégias, competências organizacionais e competências humanas.
(    ) Processos internos, clientes e concorrentes.
(    ) Conhecimento, habilidade e ações externas.
(    ) Competência técnica e visibilidade da marca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Para que possamos identificar as competências de cada função, é necessário, primeiramente, identificar as competências organizacionais. Gomes et al. (2007, p. 217) elaboraram o seguinte conceito: "Competência organizacional é o resultado de uma combinação estratégica de recursos, habilidades e processos organizacionais, os quais são orientados e integrados para o atendimento de uma ou mais necessidades de clientes". Com relação à identificação das competências organizacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Faz parte do processo de identificação das competências organizacionais a atividade: gosto - não gosto - o ideal seria.
(    ) Faz parte do processo de identificação das competências organizacionais a aplicação de um questionário com marcadores: muito forte - forte - normal - não se aplica.
(    ) Faz parte do processo de identificação das competências organizacionais a associação dos indicadores apurados com uma competência.
(    ) Faz parte do processo de identificação das competências organizacionais a aplicação da fórmula peso do indicador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOMES, Carlos Eduardo et al. Competências organizacionais e individuais: o que são e como se desenvolvem.In: HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; ZACCARELLI, Laura Menegon. (Orgs.). Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	8.
	Realizar a seleção por competência aumenta a probabilidade de selecionarmos um candidato certo para uma determinada função, pois podemos identificar habilidades que não estão descritas no currículo do candidato. Sobre as vantagens em realizar a seleção por competência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Alinhamento dos valores organizacionais.
(    ) Facilidade para avaliação do desempenho futuro.
(    ) Possibilitar maior adequação do profissional à empresa.
(    ) Maior produtividade e turnover baixo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	Existem diversas metodologias apresentadas na literatura a fim de mapear as competências necessárias à organização para que os objetivos definidos sejam alcançados. Essas metodologias possuem uma base semelhante. Sobre o foco dessa base, analise as sentenças a seguir:
I- As competências individuais, as organizacionais e o composto do CHA.
II- Missão, visão, valores e estratégias (MVVE).
III- Cultura, clima e estratégias organizacionais.
IV- Habilidades humanas, conceituais e técnicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	As organizações que têm a gestão por competência desenvolvem um processo avaliativo que visa constatar e atestar a existência das competências desejadas pela organização que chamamos de certificação de competências. Com relação à certificação de competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A certificação de competências pode ocorrer a partir de organizações cujo foco está na análise das competências individuais requisitadas pela organização.
(    ) A certificação de competências pode ocorrer através de uma norma interna da organização, em que se utilizam instrumentos de avaliação de desempenho.
(    ) A avaliação 360 graus é uma das avaliações mais utilizadas pelas organizações para que possa ser desenvolvido o processo de certificação de competências.
(    ) A certificação de competência só pode ser emitida por empresas que cumprem com a NR 5 e que têm por base as Diretrizes Curriculares Nacionais dispostas no Ministério.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.

Continue navegando