Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES EM SAÚDE N2

Pré-visualização | Página 1 de 3

GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES EM SAÚDE N2
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“A aplicação da auditoria como ferramenta de gestão do SUS tem sido desenvolvida com a finalidade de auxiliar os membros da administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades [...]. Enquanto metodologia adotada, a equipe de auditoria tem identificado a ferramenta PDCA (do inglês Plan–Do–Check–Act) como um dos pilares importantes na organização e melhoria do processo de trabalho em saúde.”
 
TAJRA, F.S. et al . PDCA como proposta metodológica associada à Auditoria em Saúde: relato de experiência de Sobral-Ceará. Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva . São Paulo, v.6, [s.n.] 2013. p. 201-215. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307847230_PDCA_como_proposta_metodologica_associada_a_Auditoria_em_Saude_ relato_de_experiencia_de_Sobral-Ceara . Acesso em: 02 jan. 2020.
 
 
A respeito da auditoria com o Ciclo PDCA, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Na fase “planejar” é feito o gerenciamento de resultados do programa de auditoria.
II. ( ) Na etapa “checar” no ciclo, é realizada a monitoração do programa de auditoria.
III. ( ) Na etapa “executar” é determinada a abrangência de um programa de auditoria.
IV. ( ) Na fase “agir” é elaborada a análise crítica e melhoria do programa de auditoria.
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta. A  afirmativa II é verdadeira, já que na fase “checar” do Ciclo PDCA é analisado o que foi executado para verificar as conformidades ou não conformidades, ou seja, é feito um monitoramento. A afirmativa IV é verdadeira, pois na etapa “agir” a organização já sabe quais são as não conformidades e é possível realizar a melhoria por meio da auditoria.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Ciclo PDCA é uma ferramenta antiga, visto que foi criada na década de XX por Walter A. Shewhart como um ciclo aplicável sobre a administração da qualidade. Apesar disso, mesmo atualmente essa ferramenta apresenta grande utilidade e aceitação por parte das empresas.
 
ALVES, E. A. C. O PDCA como ferramenta de gestão da rotina. CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 11., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2015. Disponível em: http://www.inovarse.org/sites/default/files/T_15_017M_7.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indica quais são as quatro etapas do Ciclo PDCA.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Planejar, executar, checar e agir.
	Resposta Correta:
	 
Planejar, executar, checar e agir.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as fases do Ciclo PDCA são planejar, executar, checar e agir. Na fase do planejamento, escolhe-se um processo ou problema a ser sanado, que pode ser uma atividade, uma linha de montagem, um método etc. Já a fase de execução consiste no treinamento dos envolvidos no método a ser empregado, na execução propriamente dita e na coleta de dados para análise posterior. A próxima fase é checar e consiste na análise ou verificação dos resultados alcançados e dados coletados. Por fim, a última fase é caracterizada pela realização das ações corretivas.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Em saúde, a auditoria tem ampliado seu campo de atuação para a análise da assistência prestada, tendo em vista a qualidade e seus envolvidos, que são paciente, hospital e operadora de saúde, conferindo os procedimentos executados com os valores cobrados para garantir um pagamento justo.”
 
SANTOS, M.P.; ROSA, C.D.P.; Auditoria de contas hospitalares: análise dos principais motivos de glosas em uma instituição privada. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba . Sorocaba, v.15, n.4, p. 125-132,  2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/RFCMS/article/view/17653/pdf . Acesso em: 03 jan. /2020.
 
 
Considerando o excerto apresentado, sobre a auditoria em hospitais, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Tem como objetivo obter qualidade nas ações e serviços prestados no campo da saúde.
II. Consiste no exame sistemático e independente de uma atividade, elemento ou sistema.
III. É caracterizada por colocar em prática atividades de verificação analítica e operativa.
IV. Acompanha as consultas médicas para analisar se o diagnóstico passado está correto.
 
Está correto o que se afirma em:
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta, pois a afirmativa I está correta, já que a auditoria busca obter qualidade por meio da verificação do que está de fato acontecendo com o que estava planejado. A afirmativa II está correta, pois a auditoria é realizada por meio de exames das atividades, elementos ou sistemas. A afirmativa III está correta, pois a auditoria coloca em prática atividades de verificação analítica e operativa a fim de encontrar as conformidades, não conformidades e aquilo que pode ser melhorado.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
 
“A série de normas ISO 9000 vêm, desde a década de 80, contribuindo com os sistemas de gestão da qualidade das empresas que as adotam como padrão de referência internacional para a padronização de processos, produtos e serviços, contribuindo de forma significativa para a melhoria de resultados em geral nos níveis social, econômico e até ambiental”.
 
CHAVES, S.; CAMPELLO, M. A qualidade e a evolução das normas série ISO 9000. SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 13., 2016, Rio de Janeiro. Anais
[...]. Rio de Janeiro: Associação Educacional Dom Bosco, 2016. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/artigos2016.php?pag=227. Acesso em: 27 nov. 2019.
 
A respeito da ISO 9000, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) Pode ser considerada como uma das poucas normas genéricas de sistemas de gestão presentes na ISO.
II. ( ) Seu foco é ajudar as empresas a implementarem os processos e as garantias da gestão da qualidade.
III. ( ) Se bem desenvolvidas, as normas ISO 9000 aumentam a competitividade das empresas.
IV. ( ) Foi criada na tentativa de guiar, simplificar e estimular o desenvolvimento dos sistemas de gestão da qualidade.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A resposta está incorreta, pois todas as afirmativas são verdadeiras. A afirmativa I é verdadeira, pois a ISO 9000 é uma das poucas normas genéricas, aplicáveis a diversos setores ou produtos. A afirmativa II é verdadeira, pois a ISO 9000 especifica requisitos e dá diretrizes para melhoria, auxiliando assim na gestão da qualidade. A afirmativa III é verdadeira, pois a ISO 9000 proporciona qualidade de projetos, processos, produtos e serviços e, assim, aumenta a competitividade. A afirmativa IV é verdadeira, pois essa ISO foi criada com o intuito de guiar, simplificar e estimular o desenvolvimento dos sistemas de gestão da qualidade.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Devido à grande complexidade da realização do exame da auditoria é necessário que o auditor possua conhecimentos, habilidades e competências diferenciadas. Mas as organizações podem contar com uma ferramenta muito utilizada, a fim de facilitar o fluxo do processo para a gestão de um programa de auditoria.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é essa ferramenta.
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ciclo PDCA.
	Resposta Correta:
	 
Ciclo PDCA.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o Ciclo PDCA auxilia muito no processo de auditoria. O “P” por exemplo envolve a determinação
Página123