Buscar

Extinção do CT

Prévia do material em texto

Extinção do Contrato de Trabalho
A RESOLUÇÃO do contrato se opera quando uma das partes se vale do Poder Judiciário para colocar fim à relação de emprego. Um exemplo clássico é a rescisão indireta (artigo 483).
Por conseguinte, reconhece-se a RESILIÇÃO do contrato quando há a declaração de uma ou ambas as partes de forma convencional, quando uma ou ambas as partes resolvem, imotivadamente ou sem justo motivo, romper o pacto de emprego. Tem-se como exemplo o fim do contrato por prazo determinado. Pode se dar por dispensa sem justa causa do empregado, por pedido de demissão do trabalhador e por distrato (por ambos).
Já a RESCISÃO do contrato se opera quando há lesão contratual, ou seja, quando há, por uma das partes, descumprimento das cláusulas contratuais. Exemplificando: justa causa por parte do empregado (artigo 482 da CLT) ou, por pelo empregador (artigo 483 da CLT).
1. RESILIÇÃO: 
- Pedido de demissão Mas é preciso observar alguns procedimentos antes, ele deverá avisar previamente ao seu empregador, ou seja, dará o aviso prévio ao seu empregador e terá direito as seguintes verbas: saldo salarial, 13º salário proporcional; e férias proporcionais.
- Dispensa imotivada No caso dessa dispensa ser imotivada, sem que o colaborador tenha dado causa para o rompimento, é de direito o empregado receber verbas rescisórias a seguir relacionadas: aviso prévio; férias proporcionais; 13º salário proporcional; levantamento dos depósitos do FGTS; multa de 40% sobre os depósitos do FGTS; e indenização adicional, quando a dispensa se consumar no trintídio anterior.
- Distrato 
2. RESOLUÇÃO: 
- Justa causa: A dispensa com justa causa ocorre quando o empregado comete falta grave. Cabe ao empregador o ônus.
- Culpa recíproca: Dar-se-á quando ambos, empregado e empregador, dão causa ou motivo para o fim da relação contratual. Então, havendo culpa recíproca, o empregado terá direito a receber apenas 20% do montante do FGTS a título de indenização, bem como 50% do valor do aviso prévio, do 13º salário e das férias proporcionais. 
- Rescisão Indireta: -Pelo empregador- pode ser considerada como a falta grave praticada pelo empregador. Onde o empregado se sente constrangido e é vítima do empregador e entende que não tem mais condições de trabalhar na empresa e promoverá uma ação de rescisão indireta, mas para que isso aconteça é imperioso que o empregado consiga provar o que alega contra o empregador. E no caso de conseguir sustentar todas as alegações em juízo e sendo reconhecido o seu direito no final do processo, o empregado recebe todas as verbas que lhe seriam devidas se tivesse sido dispensado sem justa causa, inclusive a indenização de 40% dos depósitos do FGTS.
3. RESCISÃO: 
4. Morte do empregado 
5. Morte do empregador pessoa física 
6. Aposentadoria 
7. Por prazo determinado 
8. Dispensa discriminatória 
9. Falência da empresa 
10. Factum Principis (Fato de príncipe) 
11. Extinção da empresa por força maior

Continue navegando