Buscar

Atividade 5 - auditorias de qualidade

Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE: Francine Nunes Moysés
COMPONENTE: Auditorias da qualidade
PROFESSOR: Jacir Menegat
ATIVIDADE Nº: 5
Atividade avaliativa 5
“O gestor da organização “X”, prestadora de serviços financeiros, identificou graves erros de omissão de registros de dados e lançamentos de valores contábeis diferentes dos reais.”
1. Descreva o tipo de auditoria (interna ou externa) que melhor se adequa a uma empresa prestadora de serviços financeiros que apresente os problemas relatados acima. Justifique a sua resposta explicando o motivo pelo qual você acredita que uma auditoria interna ou externa seja a mais adequada para a verificação dessas inconformidades.
Auditoria interna, pois ela é focada na melhoria e controle de processos garantindo a veracidade dos registros e a eficácia dos controles internos.
Como dito no arquivo disponibilizado para a realização dessa atividade: “A auditoria Interna constitui o conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficiência dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade”.
2. Qual é a importância de um processo de auditoria em organizações que estão diretamente relacionadas a um ambiente cada vez mais competitivo, conforme relatado no texto.
A auditoria interna tem se mostrado um diferencial num ambiente cada vez mais competitivo e dinâmico, pois proporciona um gerenciamento adequado, fazendo com que as informações sejam confiáveis e precisas. Além de eliminar desperdícios, identificar ameaças e oportunidades, definir objetivos e analisar os resultados obtidos. Ela é de extrema importância, pois avalia a eficiência e eficácia dos controles internos.
3. Apresente o perfil profissional do auditor de uma empresa de serviços financeiros para que o mesmo possa desenvolver uma auditoria de qualidade eficiente.
O auditor deve desenvolver um trabalho ético e profissional, seguindo as normas de conduta estabelecidas no código de ética dos auditores, tais como: Honestidade, lealdade e objetividade. Além disso, o auditor deve procurar manter uma boa relação com todos, se expressar claramente e ter conhecimentos diversificados. Ademais, ele deve estar atento às mudanças e exigências do mercado. Dessa forma, ele poderá somar, adicionando ideias, expondo sua opinião e apresentando soluções para melhoria da organização.