Buscar

Estágio Curricular Obrigatório II Anos Iniciais do Ensino Fundamental (PED87

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Vanilda Pereira Luna Bezerra (1342701)
	
	Disciplina:
	Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (PED87)
	Avaliação:
	Socialização do paper do Estágio ( Cod.:649235) ( peso.:4,00)
	Prova:
	26776360
	Nota da Prova:
	6,33
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A BNCC do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos (BNCC, 2019, p. 57-58). A partir deste fragmento retirado da BNCC, que se encontra em sua trilha de aprendizagem, disserte sobre que mudanças ocorrem no desenvolvimento da criança quando vai para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O professor, como deve portar-se neste momento?
FONTE: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 24 jun. 2020.
	Resposta Esperada:
As crianças passam por diversas mudanças em sua construção cognitiva, física e social, e a passagem da educação Infantil para os Anos iniciais é de estrema importância, pois cabe aos professores, pais e comunidade escolar nuns todos manter o lúdico na aprendizagem que já vinha sendo realizada na Educação Infantil. Esta articulação vai levar a criança na construção de sua autonomia, com a relação das múltiplas linguagens, inserindo os usos sociais como a escritas, matemática, construindo novas aprendizagens, no espaço escolar e fora dela. Ao professor cabe auxiliar ainda em experiências que desenvolvam a oralidade e os processos de percepção, representação e compreensão dos sistemas alfabético, como também dos registros artísticos, científicos como as formas de representação do tempo e do espaço. Levando as crianças à curiosidade, a construção através de suas experiências em seu contexto familiar, social e cultural, o fortalecimento da capacidade de fazer perguntas, responder, argumentar, ampliando a compreensão de si mesmo e do outro.
	2.
	Acadêmico, o desenvolvimento que é realizado pelo professor antes de entrar em sala de aula nos remete à busca de informações para a construção de nossos planejamentos. São eles estratégias, temas, conteúdos, que nos levem a instigar a criança com relação às temáticas desenvolvidas no espaço escolar e que devem ser levadas para os espaços fora da escola, para seu cotidiano. Diante do momento de pandemia, e do desenvolvimento de atividades remotas, como você construiu seus materiais, quais os objetivos propostos na temática desenvolvida, o que você quer que a criança aprenda com os materiais construídos por você neste planejamento. Quais foram suas dificuldades e descobertas neste processo de construção dos materiais. Disserte sobre isso.
	Resposta Esperada:
O acadêmico deverá apresentar suas práticas com seus objetivos, como realizou seu planejamento, quais suas dificuldades e descobertas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando