Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Gestalt é um campo de estudo que apresenta teorias sobre o fenômeno da percepção. Segundo os conceitos defendidos por esta ciência, as informações são processadas no cérebro de modo diferente do que acontece na retina. Para a Gestalt nós não enxergamos as partes isoladas, mas sim as relações estabelecidas entre elas. Através das leis da Gestalt é possível interpretar as forças dos elementos que compõem os objetos.
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, apresente as oito leis que regem a Gestalt, explicando como cada uma delas atua.
A primeira lei refere-se a Unidade, que diz respeito a interpretação de um elemento como um todo, ou seja, quando a percepção do elemento é visualizada pelo conjunto de todo os elementos que a compõem, já a segunda lei de Segregação, é quando passamos a separar as unidades por meios visuais, como cores, formas, texturas ou volumes, com a terceira lei de Unificação, está relacionado quando observamos um elemento semelhante e harmônico em uma ou mais forma, tendemos a criar uma unificação, um padrão para esse mesmo elemento, agora a quarta lei de Fechamento, é quando as partes de um todo se dispõem de maneira a criar uma nova estrutura visual, quinta lei de Continuidade, como o próprio nome diz, é aquele elemento que cria um continuidade, trazendo movimentos e sensações agradáveis, são formas que sucedem em sequência lógica, com a sexta lei de Proximidade, são elementos que estão próximos e criam unidades de um todo ou o próprio todo, a sétima lei de Semelhança, tem a proximidade muito presente e tendem a criar a ideia de unidade, mas a semelhança busca elementos que se pareçam, seja por: cor, forma, textura, entre outras, a oitava e última lei de Pregnância, a lei básica da Gestalt, que diz que os elementos devem ser construídos de forma simples, equilibrada, homogênea e regular, pois quanto mais simples a forma do objeto melhor será sua interpretação.