Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
A partir dos anos 1980, as empresas passaram a sofrer diversos desafios relacionados à globalização da economia, à evolução das comunicações, à expansão e ao desenvolvimento tecnológico, à competitividade, entre outros. Assim, nem todas as organizações conseguiram se manter no mercado, desencadeando questionamentos sobre o desenvolvimento da Administração dos Recursos Humanos. Disserte sobre o novo papel dos Recursos Humanos na atualidade.
Resposta esperada:
O novo papel dos Recursos Humanos pode ser entendido baseado em propor e garantir normas e procedimentos segundo os princípios e a legislação trabalhista, criar sistemas que oportunizem emprego e o desenvolvimento de carreira, prestar atendimento no recrutamento e desenvolvimento de pessoas, administrar instrumentos para remuneração competitiva, buscar a diversidade para aumentar o capital intelectual, entender as pessoas como seres em desenvolvimento, e compreender o treinamento como uma forma de desenvolver novas competências, melhorando o trabalho e a pessoa enquanto indivíduo.
QUESTÃO 2
A Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho vem sendo desenvolvida desde os anos de 1970, em resposta aos anseios suscitados da época nas organizações. A implementação do programa de Qualidade de Vida no Trabalho passa por três etapas: sensibilização, mudança de estilo de vida e ambiente de suporte, com especificidades singulares em cada fase. Disserte sobre os aspectos que definem as características da mudança de estilo de vida.
Resposta esperada:
Essa segunda fase consiste numa das etapas do programa em que o participante recebe considerações de um grupo de apoio, intencionando as mudanças no seu comportamento. Para tanto, são usadas metodologias educacionais com atividades que são interpretadas pelos participantes. O participante consegue vislumbrar as etapas da atividade, porém uma das desvantagens está na situação da regressão de comportamento para o estágio inicial. Para evitar que isso ocorra, é necessária a terceira etapa para manutenção das atividades.

Outros materiais