Buscar

Orientações Nutricionais 09.03.21

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE
CLEIDE AYME OLIVEIRA DA SILVA
ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS
Manaus – AM
2021
Orientações Nutricionais
· OBSTIPAÇÃO INTESTINAL
 - Fezes endurecidas, esforço excessivo, prisão de ventre. 
 - Ingestão inadequada de fibras e de água. Causas secundárias > Doenças endócrinas e neurológicas ou uso inadvertida de obstipante. 
Orienta-se: 
· Aumentar a ingestão de água, considerando o fato de que a mesma é essencial para a formação do bolo fecal e auxilia na melhora do fluxo intestinal.
· Adicionar mais fibras na dieta, essas fibras podem ser encontradas nas frutas, verduras, vegetais folhosos e principalmente em cereais integrais. Levando em conta que as fibras insolúveis que atuam aumentando o volume fecal e estimulando a motilidade intestinal conhecida como movimentos peristálticos, e as insolúveis que trabalham na captação de água.
· Praticar atividades físicas regularmente. Ajuda na movimentação do transito intestinal, evitando a sensação de Intestino preso.
· CONTROLE DE GASTRITE, AZIA E MÁ DIGESTÃO 
 - Consequência de uma inflamação nas paredes internas do estômago.
Orienta-se:
· Faça de 5 a 6 refeições por dia, respeitando horários e sempre mastigando bem os alimentos. Esse cronograma e a mastigação adequada auxiliam no alívio dos sintomas já que a comida bem triturada transforma a digestão em um processo mais rápido. A alimentação fracionada visa diminuir o tempo de jejum evitando a acidificação do estômago.
· Evitar a ingestão de frutas cítricas, devido ao contato de suas propriedades ácidas com a mucosa do estômago que contribuem para a intensificação de azia e da gastrite.
· Evitar o excesso no consumo de alimentos gordurosos, ultraprocessados e frituras.
A gordura por ser mais difícil de digerir requer uma maior atuação das enzimas e sucos digestivos, levando mais tempo para serem digeridas.
· Pratique atividades físicas regularmente.
Exercícios físicos reforçam a musculatura do estômago. 
· REFLUXO GASTROEXOFÁGICO
- Mau funcionamento do esfíncter, causas fisiológicas.
· Evitas refeições copiosas e gordurosas.
· Evitar alimentos apimentados e condimentados
· Prefira temperos naturais, ervas frescas ou desidratadas, alho e cebola em quantidades pequenas. 
Atentar-se para os temperos e a quantidade dos alimentas para evitar a irritação da esfíncter. 
· Última refeição do dia precisa ser feita 3 horas antes de se deitar e manter a cabeça elevada cerca de 15cm para maior conforto.
· ESTEATÓSE HEPÁTICA NÃO ALCOÓLICA
- Conhecida como gordura no fígado.
· Fazer ingestão regular de fibras, encontradas em cereais integrais, verduras, legumes, leguminosas e vegetais folhosos por ajudarem na digestão.
· Monitorar a ingestão de carboidratos, evitando alimentos que contenham xarope ou muito açúcar. A ingestão aumentada de tais alimentos contribuem para a esteatóse hepática.
· Praticar exercícios físicos regularmente para auxiliar a queima de gordura visceral.

Mais conteúdos dessa disciplina