Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA-MARIANA GOMES -HIGIENE E VIGALANCIA SANITARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

FATORES NUTRICIONAIS QUE PODEM AJUDAR A REDUZIR OS PROCESSOS DE ENVELHECIMENTO 
 Mariana Gomes Leite Morais
20005197
Nutrição
O envelhecimento é um processo morfofuncional natural humano. No Brasil é considerado idoso, o indivíduo com 60 anos ou mais de idade. O envelhecimento é um "processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, e que acontece inevitavelmente com o passar do tempo”. (ERMINDA, 1999, p. 43). Considera-se o envelhecimento como um fenômeno natural, mas que geralmente apresenta um aumento da fragilidade e vulnerabilidade, devido à influência dos agravos à saúde e do estilo de vida. 
Fatores que aceleram o envelhecimento gerando um envelhecimento precoce podemos citar entre os principais: sedentarismo, hábitos alimentares que não são saudáveis, desidratação, exposição ao sol, hábitos como tabagismo, alcoolismo, obesidade entre outros. Focando na área nutricional que tem uma grande influencia sobre o envelhecimento precoce podemos seguir algumas recomendações que podem ajudar a reduzir os efeitos do envelhecimento e consequentemente trazer qualidade de vida e reduzir o risco de patologias ao longo do tempo. 
Podemos citar algumas recomendações a seguir como: evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e industrializados pois aumentam a produção de radicais livres. procurar manter uma dieta rica em verduras, legumes e frutas assim fornecendo os antioxidantes necessários para combater os radicais livres assim diminuindo o risco de doenças. Procurar consumir mais alimentos naturais, priorizar alimentos ricos em cálcio, magnésio, ômega 3, ômega 6. E não podemos esquecer de falar sobre a importância de buscamos aprender sobre a educação alimentar e aconselhar a população procurar por um nutricionista que é o profissional capacitado para guiar as pessoas nesse assunto.
Referências: 
Pereira RJ. Nutrição e envelhecimento populacional: desafios e perspectivas. Journal Health NPEPS. 2019; 4(1):1-5.
Ferriolli E, et al. Aspectos do metabolismo energético e protéico em idosos. Nutrire: revista de Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição 2000; 19/20 :19-30.
Anderson MIP. Saúde e Condições de vida do idoso no Brasil. [mestrado] Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 1998.