Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM III
2020
	Nº.
	NOME
	RA
	01
	Daniela Gonçalves Santiago
	2035447
	02
	Jhenifer Janini Weyand
	2026009
	03
	Nathallie Cristine de Sousa
	2031540
	04
	Thamy Reis Umeno
	2043867
 
Magazine Luiza
PIM III
 
Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
SUMÁRIO
1. Introdução.........................................................................................04
2. Gerenciamento de pessoas.............................................................05
3. Estatística aplicada..........................................................................08
3.1 Elementos fundamentais da Estatística.......................................09
4. Contabilidade....................................................................................12
5. Balanço patrimonial..........................................................................13
6. Demonstrações dos resultados do exercício.................................15
7. Conclusão..........................................................................................16
8. Referências........................................................................................17
1. INTRODUÇÃO
O Projeto Integrado Multidisciplinar tem como objetivo desenvolver e praticar o conhecimento adquirido no segundo semestre de 2020 contendo informações relevantes sobre a empresa Magazine Luiza. Com este trabalho pretendemos analisar a estrutura administrativa da empresa, com base nas disciplinas aplicadas no curso Gestão de Recursos Humanos Gerenciamento de pessoas, contabilidade e estatística aplicada e o que se pode fazer para melhorar, com base em nosso estudo e pesquisa, temos o objetivo final de inserir práticas fundamentais de recursos humanos, com caráter prático complementar do processo de aprendizagem, através de pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico de campo.
2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Segundo Chiavenato (2000) para uma empresa ser bem-sucedida deve-se pensar em toda sua estrutura organizacional, para isso acontecer o capital humano é de essêncial importância. Com a crescente globalização dos negócios e a gradativa exposição à forte concorrência mundial, a palavra de ordem passou a ser produtividade, qualidade e competitividade (CHIAVENATO,2000, p XI).
A área de gestão de pessoas é um processo de planejamento, organização, direção e controle de pessoas dentro da organização. Promovendo o desempenho eficiente de pessoas, para alcançar os objetivos organizacionais e individuais, relacionados direto ou indiretamente com a empresa (VILAS et. al., 2009).
De acordo com Bolgar (2002) a gestão de pessoas deve encontrar um ponto de equilíbrio adequado, onde os seus principais papeis dentro de uma organização funcionem adequadamente. O mesmo autor diz que a gestão de pessoas deve ter tempo, foco em estratégia ao longo prazo e operacional a curto prazo tudo isso simultaneamente, englobando a administração de processos e a de pessoas tradicionais.
	As organizações assim passaram a buscar profissionais pelas suas qualificações e o cliente interno ou colaborador era desenvolvido, avaliado e recrutado. Buscando sempre a motivando dos mesmos. Nesse processo que se tem os melhores profissionais (MELO et all, 2012).
Por isso se fez necessário redefinir os profissionais e olhar com mais atenção ao principal recurso das organizações que é o capital humano (SANTOS, 2004). As empresas são construídas de pessoas, mas estas nem sempre são adequadamente utilizadas e motivadas pelas organizações, muitas das vezes são submetidos a uma cultura organizacional bitolada e estreita com chefias igualmente obtusas, que se baseiam ainda na teoria da burocracia.
Segundo Pereira (2007) o mundo empresarial exige cada vez mais a necessidade dos trabalhadores estarem motivados no desempenho de suas atividades. Os colaboradores sejam eles internos ou externos, assim trazendo resultados satisfatórios para a empresa. Esse fator se dá em função do mundo corporativo estar extremamente competitivo devido a Administração Estratégica e em um contexto globalizado e cada vez mais exigente o que está exigindo assim cada vez mais das organizações e colaboradores. Por causa deste cenário as organizações estão cada vez mais investindo em um ambiente motivacional, de aprendizado e em programas de desempenho. Para assim obter resultados satisfatórios para a organização (MARINHO et all, 2014).
O departamento de gestão de pessoas é de fundamental importância, pois é ele que vai desenvolver através das técnicas, traçarem estratégicas de integração entre todos os setores, elaborar análises comportamentais ou utilizar as já existentes e acompanhar descritivos de atividades. 
Será a gestão de pessoas que irá desenvolver adquirir, usar, reter e avaliar os colaboradores dentro da organização, sempre alinhados a políticas internas da organização. A gestão de pessoas deve-se atentar e reconhecer o talento do colaborador, fazer com que o mesmo se sinta motivado, e como parte fundamental dentro da organização
De acordo com Patricia Pugas, diretora-executiva de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza, em entrevista à revista NOVAREJO no ano de 2017 algumas ações da companhia parecem pequenas, mas promovem um grande resultado na companhia. No último ano, por exemplo, a empresa conseguiu aumentar o período de licença maternidade para seis meses. A licença paternidade também foi aumentada, para 20 dias. E relata que esse tipo de atitude faz com que os funcionários se sintam valorizados.
A gerência é outro foco da companhia. Para a empresa, a formação de líderes é uma preparação não apenas para o agora, mas para o futuro. Patrícia relata que é um círculo virtuoso bom, porque na hora em que eu formo um gerente, eu abro mais vagas na base e também diz que recrutar e selecionar bem estão nas bases das estratégias do Magazine Luiza para gerir pessoas que se percebe, claramente, que se recrutamos melhor vamos conseguir melhores desempenhos.
Na Magazine Luiza, a cultura da Inclusão de Pessoas com deficiência esta consolidada, especialmente após a implantação do Programa de Inclusão, conduzido pela área de Relações Corporativas e Sustentabilidade, a partir de janeiro de 2013.
O acolhimento e a acessibilidade disseminada em suas unidades por meio de treinamentos, sensibilizações, adoção de novos processos, fizeram com que a prática da inclusão fosse incorporada e as equipes, preparadas para receber clientes e colegas de trabalho com deficiência.
O autodesenvolvimento é um dos pilares da cultura da empresa. A equipe é estimulada permanentemente a assumir desafios que desenvolvam seu potencial. Esta prática é disseminada pelas lideranças, que incentivam suas equipes a buscar o autodesenvolvimento e a traçar plano de carreira individual. Para isso, a liderança orienta o colaborador a se inscrever no Banco de Talentos, acessível no Portal Luiza, e divulga também as vagas disponíveis na empresa, para que cada um tenha liberdade de seguir seu plano de carreira.
Para dar oportunidades aos colaboradores de avaliarem seus líderes, o Magazine Luiza promove anualmente a Avaliação 360º. Nela, o líder é avaliado pelo superior hierárquico, pelos pares e pela equipe. Ele também realiza sua autoavaliação. Ao final do processo, as lideranças recebem um relatório com seus resultados e feedbacks. Elas são estimuladas a construírem um plano de ação para aprimorar as competências em que obtiveram menores notas e têm o apoio de profissionais de Gestão de Pessoas. Na Avaliação 360° são consideradas as competências do negócio Magazine Luiza: orientação estratégica, orientação a resultados, orientação a processos, liderança de equipe, foco no cliente, conhecimento técnico e compromisso com os valores da empresa.
3. ESTATÍSTICA APLICADA 
A estatísticaé uma metodologia cientifica que envolve a coleta, classificação, organização, análise e interpretação de dados (Crespo, 2000), auxiliando no processo de tomada de decisão.
Nas palavras de Silvia (1999) “Estatística é o conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos”.
Dentro de uma organização, a importância da aplicação da estatística vem crescendo, pois, seu administrador tem a grande responsabilidade de tomada de decisões, e o conhecimento e o uso correto da estatística é possível uma melhor organização e controle da empresa, pois é através dela que as empresas conseguem uma melhor visão de seus resultados de forma objetiva e com fundamentos em conhecimento científico.
Para Silvia (2012), é preciso uma coleta e análise dos dados estatísticos para qualquer pesquisa realizada, independente do fenômeno a ser utilizado.
3.1 Elementos Fundamentais
Dentro das análises de estatística encontramos elementos que auxiliam no processo de identificação e processamento de dados. Segundo Webster (2006) esses elementos são definidos como:
· População: é o conjunto de todos os itens (pessoas, coisas e objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo;
· Amostra: é qualquer subconjunto não vazio de uma população que será analisada;
· Amostragem: é a coleta de informações da amostra, métodos fundamentais para uma seleção criteriosa de elementos para o estudo;
· parâmetro: é uma denominação de uma característica numérica estabelecida para toda uma população;
· Estimador: é a característica numérica estabelecida para toda a amostra;
Diante dos elementos citados acima como parte fundamental no desenvolvimento de uma pesquisa, veremos também a importância de seguir uma ordem, e para isso existem fases que devem ser trabalhadas para se conquistar um resultado de análise estatística. Para Silvia (2012) essas fases são: 
· Definição do problema: parte em que se determina o momento;
· Planejamento: escolha de como será a organização e levantamento de dados a serem utilizados na pesquisa de campo;
· Coleta de dados: Fase opcional, ir a campo em busca de informações; 
· Apuração de dados: é a fase em que se resume os dados por meio de contagem e agrupamento, é a condensação e a tabulação de dados;
· Apresentação de dados: elaboração de gráficos e tabelas para expor os resultados obtidos;
· Análise e apresentação dos dados: analisar e interpretar os dados por meio de linguagem matemática;
· Taxa de Retroatividade Magazine Luiza 
Tendo como parâmetro as informações mencionadas acima como a importância da estatística dentro de uma organização, bem como de seus elementos e fases para um resultado estatístico, e tendo como base de nossa pesquisa a empresa Magazine Luiza, faremos uma breve análise sobre uma pesquisa realizada pela própria empresa, que utilizou dos métodos da estatística para o levantamento da rotatividade de empregados no ano de 2017, conforme tabela a seguir:
Tabela 1 – Rotatividade da Magazine Luiza no ano de 2017
Fonte: Relato 2017 Magazine Luiza
Analisando a tabela acima, podemos observar que o Magazine Luiza dividiu as classificações de dados em qualitativos (homem e mulher) e quantitativos discreto (faixa etária e região). Interpretando os números da tabela podemos destacar que no ano de 2017 foram contratados 8.442 e foram desligados 6.093 funcionários. Portanto houve uma taxa de rotatividade de 31,77% onde 17,81 são homens e 13,96 mulheres.
Na mesma tabela observamos que do valor total de contratados, o maior índice de rotatividade está em pessoas com menos de 30 anos de idade, com uma taxa de rotatividade de 18,05%, o menor índice foi de 0,7 5% para pessoas acima de 50 anos. 
Na série geográfica, podemos analisar que o maior índice de rotatividade está na região Sudeste, onde obteve uma taxa de 16,81%, e o menor índice está na região Centro-Oeste com taxa de 0,92%, onde houve um total de 220 contratados e 201 desligamentos. No ano em destaque, a empresa não realizou contratações na região norte. 
4. CONTABILIDADE
1.1 Conceito
A contabilidade é instrumento que fornece informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora das empresas.E para as finalidades de captar, registrar, acumular, resumir, e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas das organizações, pessoa física entre outros (MANFROI; KEMPER;MAZZETO, 2016).
 Figura I – Contabilidade
 
Fonte: https://www.ospcontabilidade.com.br/blog/contabilidade-colaborativa-o-que-e-por-que-isso-e-tao-importante/
5.0 BALANÇO PATRIMONIAL
Segundo Ludícibus (1985 p.153): Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento. Por esse motivo é tecnicamente chamado de “Balanço Patrimonial”.
Na figura a seguir, podemos observar que o Balanço Patrimonial se divide em duas colunas:
· A da esquerda contém o Ativo, que são os bens e direitos da entidade.
· A da direita contém o Passivo, que são as obrigações que a empresa tem com terceiros, funcionários, etc.
Figura II – Estrutura Balanço Patrimonial
Fonte: https://capitalsocial.cnt.br/wp-content/uploads/2017/03/estrutura-balanco-patrimonial.jpg
De acordo com o Livro Texto Unidade II Contabilidade, a estrutura desse demonstrativo está estabelecida nos artigos 178,179, 180 e 182, da Lei nº 6.404/76, alterada pelas Leis nº 11.638-07 e 11.941/2009. 
Para realizar a análise da empresa Magazine Luiza, será utilizado dados fictícios, onde não condiz com a real situação da empresa.
	
Tabela III – Balanço Patrimonial Janeiro de 2016
	ATIVO
	
	PASSIVO
	
	CAIXA
	R$ 1.500
	FORNECEDORES
	R$ 2.000
	DUPLIC. Á RECEBER
	R$ 2.000
	SALÁRIOS Á PAGAR
	R$ 2.000
	ESTOQUE DE MERC.
	R$ 3.000
	
	
	APLICAÇÕES FINANC.
	R$ 1.000
	
	
	
	
	
	
	ATIVO NÃO CIRCULANTES
	
	PATRIMÔNIO LÍQUIDO
	
	MOVEIS UTENS.
	R$ 20.000
	CAPITAL SOCIAL
	R$ 20.000
	INTANGÍVEL
	R$ 10.000
	LUCROS ACUMULADOS
	R$ 13.500
	ATIVO TOTAL
	R$ 37.500
	PASSIVO TOTAL
	R$ 37.500
	ATIVO
	
	PASSIVO
	
	CAIXA
	R$ 35.670
	FORNECEDORES
	R$ 16.000
	DUPLIC. Á RECEBER
	R$ 6.100
	SALÁRIOS Á PAGAR
	R$ 220.00
	ESTOQUE DE MERC.
	R$ 10.000
	EMPRÉSTIMOS
	R$ 20.000
	APLICAÇÕES FINANC.
	R$ 2.000
	JUROS Á PAGAR
	R$ 250.00
	
	
	IMPOSTOS Á PAGAR
	R$ 3.381,40
	ATIVO NÃO CIRCULANTES
	
	PATRI MÔNIO LÍQUIDO 
	
	MOVEIS UTENS.
	R$ 20.470
	CAPI TAL SOCIAL
	R$ 20.000
	INTANGÍVEL
	R$ 11.100
	LUCROS ACUMULADOS
	R$ 25.488
	ATIVO TOTAL
	R$ 85.340
	PASSIVO TOTAL
	R$ 85.340
Tabela V - Balanço Patrimonial Janeiro de 2017
Analisando o balanço patrimonial referente o mês de janeiro de 2017, houve um aumento considerável na liquidez da empresa, comparado ao mesmo mês em 2016, apesar da quantidade de despesas que a entidade apresentou.
 A empresa Magazine Luiza manteve sua situação líquida neutra, pois no balanço observamos de iguais valores tanto o ativo total quando o passivo, embora observamos também, um crescimento positivo de um ano para o outro. Lembrando que o balanço realizado foi referente ao mês de janeiro 16/17, não definindo todo o período do ano.
6.0 DEMONSTRAÇÕES DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO – DRE
			 Tabela VI - DRE
	
	31/12/2016
	31/12/2017
	(+) Receita Bruta
	240.000,00
	275.000,00
	(-) Deduções e abatimentos
	11.000,00
	8.000,00
	(-) Impostos
	24.000,00
	27.500,00
	(=) Receita Líquida
	205.000,00
	239.000,00
	(-)Custos de Vendas
	16.000,00
	16.000,00
	(=)Lucro Bruto
	189.000,00
	223.000,00
	(-) Despesas Fixas
	3.400,00
	3.500,00
	(-) Despesas com Vendas
	2.700,00
	3.000,00
	(-) Despesas Financeiras
	1.100,00
	1.800,00
	(=) Resultado antes IRPJ CSLL
	181.800,00
	214.700,00
	(-) Provisões IRPJ CSLL
	6.000,00
	8.700,00
	(=) Resultado Líquido
	175.800,00
	206.000,00
 Fonte: Autoria própria
De acordo com as informações obtidas no Demonstrativo dos Resultados do Exercício, analisamos que, a empresa MagazineLuiza teve um lucro de 30.200,00 (trinta mil e duzentos reais) comparado ao ano anterior em 2016.
Observando sem uma análise não houve muita diferença, mas analisando de forma mais detalhada podemos verificar que a Receita Líquida em 2017 teve um aumento de 34.000,00 (trinta e quatro mil reais), o que trouxe uma diferença no Lucro total da empresa.
7. CONCLUSÃO
 O projeto integrado buscou analisar e identificar o clima organizacional da empresa Magazine Luiza. Através de uma pesquisa com as lideranças com objetivo de integrar, mapear e identificar oportunidades de melhoria no clima da organização, bem como os pontos fortes e as ações que o grupo realiza para o gerenciamento das pessoas. Fundamentado na teoria pesquisada e estudada durante o semestre, foi realizado o estudo do caso que avaliando questões que interferem no dia a dia dos colaboradores e assim chegando nas considerações finais a seguir. Concluiu se que a empresa Magazine Luiza se preocupa com a relação de seus funcionários para com a empresa, incluem de forma acolhedora, pensando no capital humano que para empresa é de essêncial importância. A empresa frizza bem o quão importante é o funcionário para eles, acreditando que sempre os motivando nesse processo, se tem os melhores profissionais. O acolhimento e a acessibilidade disseminada em suas unidades por meio de treinamentos, sensibilizações, adoção de novos processos, fizeram com que a prática da inclusão fosse incorporada e as equipes, preparadas para receber clientes e colegas de trabalho com deficiência, somando ao time.
Analisando a pesquisa no todo, vemos que a empresa Magazine Luiza é uma empresa que se expande mais, lucra a cada ano e se destaca, juntamente por ser uma empresa que se destaca usando os beneficios que a estatística aplicada nos oferece. Fazendo assim com que a empresa esteja sempre a frente, com uma melhor visão de seus resultados de forma objetiva e com fundamentos em conhecimento científico.
	
7. REFERÊNCIAS
BOLGAR, P. H. O papel do Profissional de RH. Portal Rh.com.br, Artigo, n. 3374, set. 2002.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
GREAT PLACE TO WORK. Magazine Luiza: Respeito, reconhecimento e desenvolvimento. Disponível em: <http://conteudo.magazineluiza.com.br/pdf/gptw-2015.pdf> Acesso em: 06 de maio de 2021
MARINHO, C. R. P.; MARINHO, R. C. P.; CARVALHO, C. A. S.; GUTIERREZ, R. H. Competência e Aprendizagem: Perspectivas Estratégicas orientadas à vantagem competitiva sustentável. X Ceneg – Congresso Nacional de Excelência em Gestão, ago. 2014.
MENDONÇA, C. 7 Estratégias do Magazine Luiza para gerir e reter pessoas. Entrevista disponível em: <https://www.consumidormoderno.com.br/2017/11/23/7-estrategias-do-magazine-luiza-para-gerir-e-reter-pessoas/> Acesso em:06 de Maio de 2021
MELO, F. A. O.; SANTOS, A. R.; HAYASHIDA, M. C. B. P.; MACAHDO, T. F. A. Influência da Gestão de Pessoas no Desempenho Empresarial através do perfil do Líder. IX Seget – Simpósio de Excelência em Gestão Tecnologia, 2012.
PEREIRA, R. C. Funcionário motivado: um bem imensurável. R&H. com.br, Artigo, n. 4878, 2007.
SANTOS, M. J. N. Gestão de Recursos Humanos: Teoria e Práticas. Scielo, jul/dez, 2004.
VILAS, B.; ANA, A.; BERNARDES, A.; RUI, O. Gestão estratégica de pessoas .1ª Ed. São Paulo: Elsevier, 2009.
COSTA,P.R. Estatística. 3ª ed. Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Curso Técnico em Automação Industrial, Santa Maria: 2011.
CRESPO, A.A. Estatística fácil. São Paulo: Saraiva, 2007. 
Relatório da Administração 2019. Disponível em: https://ri.magazineluiza.com.br/ShowCanal/Relato rio-Anual?=BbuKf7H 6X12vxuD6Hytzyw
SILVA, Edwin F. Estatística aplicada. São Paulo. Editora Sol: 2012. 
SILVA, R.O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson: 2002 ___________. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2008. 
 WEBSTER, A. L. Estatística aplicada à Administração e Economia; São Paulo: McGraw-Hill, 2006. PADOVEZE, Clóvis Luís. Manual de Contabilidade Básica: uma introdução à prática contábil – 5 ª edição. São Paulo: Atlas. 2004. 
https://www.ospcontabilidade.com.br/blog/contabilidade-colaborativa-o-que-e-por-que-isso-e-tao-importante/
https://capitalsocial.cnt.br/wp-content/uploads/2017/03/estrutura-balanco-patrimonial.jpg
https://www.sunoresearch.com.br/wp-content/uploads/2018/04/balanco-patrimonial-Movida-1.jpg