Buscar

Cirurgia Bariátrica e Nutrição

Prévia do material em texto

Uniplan-Unip
 Universidade Paulista
 Nivea Gabriela Espíndola da Silva
 
 Cirurgia Bariátrica
 Nutrição aplicada a enfermagem
 
 Arcoverde
 2021 
 Nivea Gabriela Espíndola da Silva
 Cirurgia Bariátrica
 
 
 Trabalho acadêmico apresentado a disciplina de Nutrição Aplicada a enfermagem do curso de Enfermagem da universidade Paulista Uniplan-Unip requerido pela Prof° Tereza Cristina .
 Arcoverde
 2021
 
 SUMÁRIO
 1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
		INTRODUÇÃO ................................................................................................................4
1.1.1.INTRODUÇÃO...............................................................................................................4
2.DESENVOLVIMENTO....................................................................................................5
2.1. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................................5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................6
3.1. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................................6
3.1.1.CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................................6
3.1.1.1.CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................6
REFERÊNCIAS...............................................................................................................7
INTRODUÇÃO
1 . Gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estomago é – como o próprio nome diz – uma plástica no estômago (gastro = estômago e plastia = plástica). Ela tem como objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado.
1.1. Esse tipo de cirurgia está indicada, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para pacientes com IMC acima de 35 Kg/m² que tenham complicações como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue e problemas articulares, ou para pacientes com IMC maior que 40 Kg/m² que não tenham obtido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico (incluindo o uso de medicamentos).
1.1.1.Porque após a cirúrgia bariatrica alguns pacientes voltam ao peso anterior ?
Boa parte dos pacientes emagrece quando faz a cirurgia, depois volta a engordar, ganha quase todo o peso que perdeu. O que explica isso é a diminuição de um hormônio que fica no intestino e avisa ao cérebro que estamos saciados. Se esse aviso demora a chegar, a pessoa continua comendo.
DESENVOLVIMENTO
2 .Quando as pessoas optam por a cirurgia?
A cirurgia costuma a ser cogitada quando o paciente já tentou de tudo para emagrecer ou quando a obesidade começa a se tornar um problema sério de saúde. Sim, porque ela é um dos maiores problemas de saúde pública que temos. E não adianta dizer “sou um gordinho saudável”.
2.1 Vantagens e desvantagens da cirurgia bariatrica 
Principais vantagens: 
Além da perda significativa de peso, a cirurgia bariátrica também traz benefícios relacionados às doenças associadas à obesidade, com melhoria e cura de doenças como: 
Hipertensão arterial; 
Insuficiência cardíaca; 
Insuficiência respiratória; 
Asma; 
Diabetes; 
Colesterol alto. 
Este tipo de cirurgia também está muitas vezes associado a outras vantagens sociais e psicológicas, como diminuição do risco de depressão e aumento da autoestima, da interação social e da mobilidade física. 
Principais desvantagens: 
Deficiência de vitaminas e proteínas 
Uma das consequências diretas da gastroplastia é a deficiência de vitaminas, já que se come pouco pelo menor volume do estômago. O organismo então começa a sentir falta de vitaminas, e mesmo que os efeitos não sejam perceptíveis, deve haver a sua reposição.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
3. Cirurgia Bariátrica – Técnicas Cirúrgicas
Bypass Gástrico (gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”) ... 
Gastrectomia Vertical. ... 
Duodenal Switch. ... 
Banda gástrica ajustável. ... 
Cirurgia Laparoscópica.
3.1.O que é Sleeve Gástrico?
O Sleeve Gástrico é um tipo de procedimento bariátrico que tende a apresentar resultados bastante satisfatórios. A técnica é recente, porém apresenta uma curva de evolução promissora.
3.1.1. Balão Gástrico
O balão gástrico, também conhecido por balão intra-bariátrico ou tratamento endoscópico da obesidade, é uma técnica que consiste na colocação de um balão no interior do estômago para ocupar algum do espaço e levar a pessoa a comer menos, facilitando a perda de peso.
3.1.1.1. Cirurgia de Fobi e Capella 
Cirurgia de "Fobi e Capella" é um tipo de cirurgia bariatrica ou intervenção cirúrgica realizada para tratamento de alguns casos de obesidade. No entanto entre é necessario que o paciente se enquadre dentro de alguns fatores para ser indicada a cirurgia.
REFERÊNCIAS
*Consultoria da Dra. Maria Edna de Melo (presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO – e do Departamento de Obesidade da SBEM gestão 2017-2018)
27 de fev. de 2020
https://blog.clinicaconcon.com.br › ...
https://www.drhugomarques.com.br › ...
5 de out. de 2017
https://www.sbcbm.org.br › tecnicas...
24 de fev. de 2020
https://www.sallet.com.br › sleeve-g...
Sleeve Gástrico: O que
https://www.tuasaude.com › bal...
Imagehttps://pt.m.wikipedia.org › wiki › C...
2 de set. de 2016
http://g1.globo.com › 2016/09

Mais conteúdos dessa disciplina