Buscar

AV 2 - Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. O processo seletivo trata-se de uma etapa de comparação e decisão entre candidatos. É nesta fase que se faz a escolha do novo profissional. A seleção pode ser baseada em cargos ou competências. De acordo com Chiavenato, existem quatro modelos de decisão sobre candidatos a uma vaga de emprego. Marque a alternativa que não caracteriza um destes modelos.
RESPOSTA: Modelo de manipulação
2. A qualidade de vida está diretamente relacionada ao trabalho. Na escolha de um trabalho é importante levar em consideração o quanto ele pode colaborar para a qualidade de vida. Qual das alternativas abaixo não apresenta um fator que deve ser considerado na escolha de um trabalho:
RESPOSTA: Nível de confiança.
3. Os profissionais comprometidos com a carreira, vem utilizando as ferramentas de avaliação e planejamento para colaborar na tomada de decisões e guiar suas escolhas. Analise as assertivas sobre ferramentas de avaliação e planejamento:
I. Plano de ação pessoal, elaborado a partir das perguntas: o quê? Quem? Quando? Onde? Por quê? Como? Quando?
II. Um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. O gráfico mostra que 80% dos problemas são originados em apenas 20% das causas.
assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: A assertiva I se refere ao 5W2H e a II ao Diagrama de Pareto
4. Aplicar ferramentas nos processos de planejamento aumentam a possibilidade de melhores resultados, pois são técnicas testadas e aprovadas em diversas empresas. Uma das ferramentas mais utilizadas é o Diagrama de Pareto, sobre o qual é correto afirmar:
RESPOSTA: Neste diagrama classificam-se os problemas em ordem de maior para menor importância
5. Para realizar um planejamento estratégico é fundamental a aplicação de uma ferramenta de auxílio que forneça um diagnóstico do ambiente que circunda a empresa. Para isso, se utiliza análise SWOT, cuja técnica é correto afirmar:
RESPOSTA: Considera o ambiente interno e externo como sendo importantes para a análise.
6. Recrutamento e Seleção de Pessoas é um processo da área de recursos humanos que tem a função de atrair e escolher o profissional ideal para um determinado cargo. Ou seja, esse processo é a peça-chave para realizar contratações de sucesso.
Disponível em: <https://www.senior.com.br/blog/recrutamento-e-selecao-de-pessoas-o-que-voce-precisa-ber#:~:text=Recrutamento%20e%20Sele%C3%A7%C3%A3o%20de%20Pessoas%20nada%20mais%20%C3%A9%20que%20um,para%20realizar%20contrata%C3%A7%C3%B5es%20de%20sucesso!>. Acesso em: 20 abr 2021.
A respeito das etapas do processo seletivo, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo seletivo inicia com o levantamento do perfil que o profissional deve apresentar para ocupar determinado cargo.
II. A entrevista é a parte da etapa de seleção onde é possível confrontar as informações apresentadas no currículo do candidato. 
III. A aplicação dos testes psicológicos objetivam avaliar o conhecimento técnico do candidato.  
É correto o que se afirmar em:
RESPOSTA: I e II, apenas.
7. Para ter sucesso na carreira profissional, é importante ter um planejamento de carreira que deve ser estabelecido por meio de metas e objetivos bem definidos e claros. Analise as afirmativas sobre o assunto:
I. Objetivo e meta não são sinônimos.
II. Metas não são quantificáveis.
III. Todo objetivo deve ser desdobrado em metas exequíveis e mensuráveis.
 IV. Com objetivos não é necessário estabelecer metas.
Pode-se afirmar que:
RESPOSTA: Somente as afirmativas I e III são verdadeiras
8. Na elaboração de um bom planejamento você define um objetivo, é como se você definisse a direção que você quer seguir. Posteriormente, você decompõe este objetivo em metas que é o detalhamento do objetivo. Em regra, se diz que ao atingir as metas, uma de cada vez, você terá alcançado o objetivo ao final. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/estetica/importancia-dos-objetivos/60462>. Acesso em: 31 jul 2020.
A partir das informações apresentadas no texto e no material didático sobre objetivos e metas, é possível concluir que a alternativa correta é:
RESPOSTA: Os objetivos sofrem diferenciação por tempo de conclusão em: curto, médio e longo prazo
9. Indique qual alternativa apresenta um elemento que faz parte das características desejáveis no perfil dos integrantes de uma equipe gestora, segundo CARVALHO (2015):
RESPOSTA: Habilidades de gestão e relacionamento
10. Qual ferramenta de planejamento expõe as atividades em forma de barras horizontais com indicação do tempo de duração tornando a visualização e compreensão das atividades mais fácil? 
RESPOSTA: Diagrama de Gantt

Outros materiais