Buscar

APX2 Espaços Sociais 2021 1


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD Avaliação à Distância 2 (AD2) – 2021.1
PRAZO FINAL PARA POSTAGEM: 20/06 – 19h
Disciplina: Espaços Sociais de Formação Humana 
Coordenadora: Sônia Beatriz dos ntos
 Mediadoras pedagógicas à distância: Clarice Cordeiro dos Santos e Danielle Portilho Muffareg Bosco
Aluno(a):	Mat: 	
Polo: 	
1. No texto PEDAGOGIAS EM MOVIMENTO – o que temos a aprender dos Movimentos Sociais? (2003), Miguel Arroyo afirma que “a análise das relações entre educação, trabalho e exclusão social nos levam a um permanente olhar em duas direções que terminam se encontrando (p.29). De forma crítica, identifique quais são estas duas direções apontadas pelo autor e discorra sobre como estas podem servir enquanto ponto de reflexão para a atuação da(o) pedagoga(o) em instituições de educação formal e/ou não formal na sociedade brasileira, em especial levando-se em consideração o período atual em que vivemos de grandes desafios socioeconômicos. (3,5)
Os dois lados que o autor cita são sobre a questão dos direitos mais básicos para os humanos e o outro fala sobre a questão das manifestações pela luta dos direitos humanos. Essas duas direções servem para reflexão pelo fato de que o profissional da educação precisa estar lidando com as diversas situações únicas de cada aluno e de cada meio educacional em que está inserido. Considerando o período em que estamos vivendo além de grandes desafios socioeconômicos que separam ainda mais e demonstra que quem tem mais acesso a educação é aquele que é economicamente mais estável, enquanto aquele que passa por dificuldades encontra uma educação precária ou às vezes nem encontra. É desumano ver que o trabalho e as relações capitalistas de produção são mais importantes do que o princípio educativo formador em muitas situações. Reconhecer o potencial do fazer pedagógico é significante para que os educadores sociais ajuda em construir uma outra escola germinando a dentro do próprio modelo envelhecido de modo que os protagonistas da construção de uma outra educação possível não acabem no treino dos sujeitos como tenta apregoar a ideologia mas que possam romper barreiras e práticas fragmentadas a excludentes assumindo o compromisso com a formação. Deixando de lado as relações capitalistas de produção e dando ênfase na luta para uma educação com direitos igualitários.
2. Com base no texto de Cazelli, Costa e Mahomed (2010) discorra criticamente sobre o que precisa ter um futuro professor em seu curso de formação para vir a ser um profissional de educação em museus? E também reflita sobre como dentro destes espaços as(os) pedagogas(os) podem contribuir com a escola na tarefa de conectar seus estudantes (e toda a comunidade escolar num sentido mais amplo) a formas de conhecimento acerca da ciência, tecnologia e inovação sob a perspectiva da diversidade – cultural, étnico-racial, e social – possibilitando, desta forma, a compreensão de que seres humanos produzem conhecimentos, saberes, e práticas de modos plurais. (3,5)
Os museus são espaços educativos, essa instituição é um espaço de atuação para o pedagogo. O pedagogo no museu pode coordenar as atividades educativas, desenvolver atividades lúdicas jogos brincadeiras e dinâmicas elaborar projetos práticos e pesquisas. O museu é um espaço educativo que não só guarda coisas antigas mas é um espaço de pesquisa conhecimento e também de contato com diversas culturas um espaço para se educar ludicamente e de maneira concreta portanto é um lugar educativo que necessita de um profissional nessa área que possa oferecer uma aprendizagem significativa e promover o desenvolvimento dos indivíduos. 
 
3. De acordo com Sassi, Machado, Guimaraes, Jendreieck, Gualdezi, Ianke, Carneiro e Souza (2004, p. 47), “uma preocupação constante do Projeto de Extensão Pedagogia Hospitalar é o melhor preparo dos acadêmicos, pois todos conhecem o projeto, mas dizem que a universidade não as prepara para que atuem nos hospitais. Os acadêmicos sabem da importância deste atendimento para a criança hospitalizada, sendo necessária, talvez, uma modificação na grade curricular do curso, para que forme um profissional completo e capacitado para atender a demanda cada vez maior das classes hospitalares”. A partir dessa crítica, aponte alguns elementos essenciais que precisam constar da formação da/o pedagoga/o para que, minimamente, ela/e consiga trabalhar de maneira mais qualificada neste e em outros espaços sociais. (3,0)
A pedagogia hospitalar leva ensino-aprendizagem às crianças que não têm acesso à escola pois estão impedidos por problemas de saúde, é uma ação educativa que propõe aos pedagogos ajudar esses alunos a construírem o conhecimento. A pedagogia hospitalar envolve várias áreas como a psicologia, a área médica e a educação. Da pedagogia hospitalar é que o aluno que o educando enfermo continue com as suas atividades pedagógicas enquanto está se recuperando.O ambiente da classe hospitalar deve ser acolhedor, um espaço pedagógico alegre e aconchegante fazendo com que a criança ou adolescente enfermo melhorem emocional, mental e fisicamente. A formação do pedagogo para trabalhar de maneira qualificada nesse espaço sociais seria uma formação em que o professor tenha conhecimento da área da saúde tornando-se um profissional completo ético e responsável, condizente com a realidade do educando sendo um mediador e transformador da realidade hospitalar para sim estar atuando competentemente no processo de escolarização hospitalar. 
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ORGANIZAÇÃO DAS RESPOSTAS
Respostas devem ser formatadas em letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.
Serão levados em consideração, para a avaliação, os seguintes critérios:
	Atendimento às instruções indicadas e ao que foi perguntado
	Relevância do conteúdo
	Compreensão adequada dos conceitos abordados
	Relaciona informação, teorias e conteúdos e/ou prática
	Originalidade do texto produzido
	Citações e referências do texto sugerido
	Coerência e Coesão
	Atende a formatação sugerida
	Ortografia
Referências
ARROYO, Miguel G. Pedagogias em movimento: o que temos a aprender dos Movimentos Sociais? Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, p. 28-49, Jan/Jun 2003.
CAZELLI, Sibele; COSTA, Andréa Fernandes; MAHOMED, Carla. O que precisa ter um futuro professor em seu currículo de formação para vir a ser um profissional de educação em museus? Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 579-595, jul./dez. 2010. 
SASSI, Liliam Duarte da Silva; MACHADO, Bernadete; GUIMARÃES, Carolina Brandes; JENDREIECK, Ceres de Oliveira; GUALDEZI, Luciane Denise; IANKE, Marli; CARNEIRO, Viviane Nunes; SOUZA, Maria Antonia de. Pedagogia hospitalar o projeto desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa/UEPG, 12(2): 41-48, dez. 2004.