Buscar

Atividade Proteína

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 5 – BIOQUÍMICA
 Moléculas orgânicas: proteínas
1. Defina proteínas. Qual é o nome da ligação entre aminoácidos 
Proteína é um tipo de substância formada a partir de um conjunto de aminoácidos ligados entre si (ligações denominadas de peptídicas). Assim, as proteínas são compostas por moléculas de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
2. Qual é o nome da ligação entre aminoácidos na formação de peptídeos? 
O nome da ligação entre aminoácidos na formação de peptídeos é denominado ligação peptídicas. 
3. Qual é a diferença entre proteínas e peptídeos? 
A principal diferença entre uma proteína e um peptídeo é que as proteínas são polímeros e os peptídeos são monômeros. Ou seja, uma proteína será formada através de filamentos de polipeptídios e um peptídeo pode ser formado através de uma ligação de dois aminoácidos. 
4. Quais as funções das proteínas? 
As proteínas têm como função determinar a forma e a estrutura das células. Além disso, coordenam praticamente todos os processos vitais. Cada proteína tem funções específicas, garantem integridade às células permitindo que elas se defendam de agentes externos, reparem danes, regulem funções celulares, entre outros. 
5. Descreva a estrutura das proteínas em seus 4 níveis. 
A estrutura das proteínas se dividem em quatro níveis: primário, secundário, terciário e quaternário. A estrutura primária corresponde à sequência linear dos aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Já a estrutura secundária corresponde ao primeiro nível de enrolamento helicoidal e é caracterizada por padrões regulares e repetitivos que ocorrem localmente, causada pela atração entre certos átomos de aminoácidos próximos. A estrutura terciária corresponde ao dobramento da cadeia polipeptídica sobre si mesma, nesse nível, a proteína assume uma forma tridimensional especifica devido ao envelopamento global de toda a cadeia polipeptídica. E por fim, a estrutura quaternária corresponde a duas ou mais cadeias polipeptídicas, idênticas ou não, que se agrupam e se ajustam para formar a estrutura total da proteína. 
6. Descreva a estrutura de um aminoácido. 
Um aminoácido é definido pelo seu grupo lateral (R). Assim, todos os aminoácidos têm em comum um grupamento amina (NH2) e um grupamento carboxila ou ácido (COOH) ligados a um mesmo átomo de carbono, que, por sua vez, está ligado a um átomo de hidrogênio e a um radical (R) que varia de um aminoácido para outro.
7. O que são aminoácidos essenciais e não essenciais? Cite pelo menos uma função de cada um. 
Os aminoácidos essenciais fazem parte de um grupo de moléculas orgânicas que o corpo não é capaz de produzir naturalmente. Eles são obtidos por meio dos alimentos ou suplementação, e são fundamentais para a formação das proteínas. São eles: triptofano, valina, fenilalanina, treonina, lisina, isoleucina, leucina e metionina. A lisina, por exemplo, é um aminoácido muito importante para o organismo, pois tem ação antiviral que ajuda a combater infecções por vírus e também facilita a absorção de cálcio.
Já os aminoácidos não essenciais são aqueles que o corpo é capaz de produzir e sintetizar para o seu funcionamento. São eles: alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, glutamina, glicina, prolina, serina, tirosina e histidina. A glutamina ou L-glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo humano. Trata-se de uma das moléculas que forma a proteína necessária para nutrir e reparar tecidos diversos (pele, unha, músculos, órgãos). 
8. Quais os tipos de cadeias laterais dos aminoácidos e qual a importância desta variabilidade na construção das proteínas e sua estrutura? 
Dependendo do grupo funcional, as cadeias laterais podem ser alifáticas, aromáticas, ácidas (carga negativa), básicas (carga positiva) ou polares. A cadeia lateral dos aminoácidos possui um radical que é responsável de diferenciar os aminoácidos entre si e assim possibilitar a variedade desse composto, de modo que assim é possível com mudanças nessa cadeia lateral realizar a síntese proteica no ribossomo celular.
9. Dê um exemplo de uma proteína globular e explique a sua estrutura espacial.  
As proteínas globulares possuem estrutura espacial mais complexa e são esféricas. Geralmente são solúveis em meio aquoso. São exemplos de proteínas globulares as proteínas ativas, como as enzimas, e as transportadoras, como a hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína com estrutura quaternária formada por quatro subunidades. Cada subunidade é formada por uma porção proteica (globina) e um grupo prostético (heme). Existem diferentes tipos de globinas, sendo a hemoglobina formada por duas globinas alfa e duas globinas não alfa.
10. Quais fatores podem causar uma desnaturação proteica?
Os fatores que causam a desnaturação proteica são: aumento de temperatura (cada proteína suporta certa temperatura máxima, se esse limite é ultrapassado ela desnatura); extremos de pH; solventes orgânicos miscíveis com a água (etanol e acetona); solutos (ureia); exposição da proteína a detergentes; agitação vigorosa da solução proteica até formação abundante de espuma.

Outros materiais