Buscar

Prévia do material em texto

1.
	De acordo com Martins (2000), o projeto de pesquisa tem a finalidade de ajudar o pesquisador a esclarecer as estratégias que ele pretende utilizar no desenvolvimento da pesquisa. O projeto define e mostra o caminho a ser seguido no momento em que se está construindo um trabalho científico. Sobre o projeto de pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O cronograma é um forte aliado no projeto de pesquisa, ele define os prazos de entrega de cada etapa.
(    ) A introdução de um projeto fornece uma visão mais ampla da área e do tema pesquisado.
(    ) Os objetivos gerais e específicos devem estar alinhados, tendo em vista seus entrelaçamentos.
(    ) Utilizar outras fontes e autores não é importante no desenvolvimento do projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	A pesquisa deve fazer parte da vida acadêmica desde o seu início. Isso poderá ocorrer durante o curso de qualquer disciplina, não apenas nas disciplinas que exigem um trabalho específico de pesquisa. Entretanto, quando um acadêmico irá elaborar um projeto de pesquisa ou de Iniciação Científica, deve observar alguns requisitos para evitar erro no processo e obter maior eficácia no trabalho. Sobre os requisitos para se elaborar um projeto de pesquisa, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O aluno deve elaborar o projeto a partir de seu próprio conhecimento do tema de interesse, evitando a leitura de outros textos sobre o tema, pois pode confundir-se e não fazer boa pesquisa.
	 b)
	A ideia da pesquisa pode surgir do interesse do aluno sobre um tema, pode ser de diversas áreas, como a social, política, econômica, ambiental, entre outras.
	 c)
	Deve ser ressaltado o problema a ser pesquisado no assunto de interesse, sem um problema claro não há pesquisa.
	 d)
	Deve-se sempre colocar no papel a proposta, inserindo a delimitação do tema, a problemática, justificativas, o método, os objetivos, entre outros itens.
	3.
	O artigo científico, para chegar em seu estágio final, divulgado em alguma revista especializada, precisa passar por um processo bem detalhado e minucioso, que exige atenção do pesquisador. Barrass (1979 apud EBERT; POSSAMAI; SIMON, 2017) sugere que existem alguns itens específicos que devem ser observados na própria escrita do artigo para que este seja aceito e seja divulgado. Todas as alternativas a seguir contemplam algum destes itens referidos anteriormente, EXCETO:
FONTE: EBERT, Luis A.; POSSAMAI, Cleide T. N.; SIMON, Vanessa S. P. Perspectivas Profissionais. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
	 a)
	Linguagem acessível ao público.
	 b)
	Parcial e prolixo.
	 c)
	Referência fiel às fontes.
	 d)
	Adaptabilidade.
	4.
	Após o projeto de pesquisa elaborado, a parte de coleta dos dados, prevista no projeto, é executada. Com estes dados em mãos fazemos o seu registro de acordo com as técnicas de análise escolhidas no projeto. E damos sequência na pesquisa, até finalizarmos, o que nos conduz a necessidade de elaborar o relatório da pesquisa, que poderá ser em forma de artigo. Sobre a parte da pesquisa que deve estar presente no relatório ou artigo e que não está no projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Objetivos específicos.
	 b)
	Resultados e discussão.
	 c)
	Justificativa.
	 d)
	Cronograma.
	5.
	Para Lakatos e Marconi (1991), o método científico cumpre algumas etapas na investigação. A hipótese é a explicação provisória que temos para um problema, a coleta de dados são as informações coletadas em torno do problema, a experimentação está associada à realização de experiências e, por fim, a conclusão que irá comprovar ou não a hipótese. Com relação à metodologia ou material e métodos, estes servem como uma espinha dorsal para os pesquisadores entenderem de que forma podem e devem executar a proposta. Sobre a metodologia, o material e os métodos, analise as sentenças a seguir:
I- A escolha da metodologia precisa ser fixa ao longo da carreira do pesquisador que almeje credibilidade.
II- Os materiais e os métodos permitem definir os encaminhamento conclusivos do artigo.
III- A metodologia está relacionada diretamente com os objetivos da proposta de pesquisa.
IV- Os métodos permitem ao pesquisador decidir acerca do alcance da pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas S.A., 1991.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	
	O conceito de pesquisa encontra-se amplamente difundido, porém, muitas vezes, de forma equivocada. Nas escolas, os professores encaminham os alunos até a biblioteca com o intuito de fazer uma pesquisa, mas na maioria das vezes o que os alunos acabam fazendo é um recorte de alguma reportagem chamando-a de pesquisa. Esse conceito distorcido de pesquisa acompanha os estudantes até cursarem o Ensino Superior. A pesquisa tem como objetivo tentar conhecer ou explicar fenômenos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O ponto de partida de uma pesquisa é um problema que irá definir, delinear, analisar algum ponto, algum aspecto da sociedade, algum fenômeno ou acontecimento.
II- Em toda pesquisa científica busca-se a confiabilidade, a veracidade e a fidelidade das fontes, valendo-se de procedimentos formais, sistemáticos e reflexivos.
III- A formulação do problema, a construção de hipótese e a identificação das relações entre as variáveis constituem passos iniciais da pesquisa.
IV- Caso o cientista considere que há argumentos para que ele venha a se posicionar, essa opinião deve ser expressa livre e subjetivamente, sem a necessidade de verificar as contribuições anteriores sobre a temática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 6 foi Cancelada.
	
	Elaborar um projeto de pesquisa não é um bicho de sete cabeças, não é algo tão difícil que somente pessoas com muita experiência podem fazer. Um estudante do Ensino Superior pode e deve fazer pesquisa, e elaborar projetos, enriquecendo seu conhecimento sobre o mundo. Todavia, algumas observações devem ser levadas em conta para que o projeto de pesquisa seja válido. Por exemplo, há certos itens que não devem ser colocados no projeto de pesquisa. Sobre o item que não pode estar inserido em um projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Resultados e discussões.
	 b)
	Justificativas.
	 c)
	Delimitação do tema.
	 d)
	Objetivos gerais, podendo ter os específicos.
	 *
	Observação: A questão número 7 foi Cancelada.
	8.
	Antes de definir os objetivos da pesquisa, é necessário encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser delimitado. Posteriormente, passa-se para o estágio de elaboração dos objetivos. Sobre as características que conceituam os objetivos presentes na organização dos projetos de pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetivos gerais e específicos são idênticos e significam a mesma coisa, sem distinção entre ambos.
II- Os objetivos gerais abordam de forma generalizada, o que se pretende investigar.
III- Os objetivos específicos podem ser vários e considerar diversos aspectos do que se pretende investigar.
IV- Os objetivos específicos se relacionam com o objetivo geral da pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	A motivação e dedicação para elaborarum projeto de pesquisa, o esforço posterior de executar a coleta de dados, a análise e discussão dos mesmos, é apenas uma parte do processo de se fazer ciência. Uma outra parte é a elaboração de um trabalho de divulgação dos resultados, que pode ser um artigo científico. Mesmo assim, ainda não terminou o processo, pois temos o desafio de submetê-lo para ser publicado em algum periódico científico. Sobre o processo de submissão de artigos científicos para revistas especializadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aceite prévio ou não do artigo dependerá de se a pesquisa está coerente com o objetivo do periódico e se está formatado de acordo com as normas da revista.
(    ) A avaliação do conteúdo da pesquisa é realizada por até três avaliadores de área, eles também verificam o nome do autor da pesquisa, para ver se as outras pesquisas dele estão coerentes com a atual.
(    ) Podem ser solicitadas alterações necessárias ao autor do artigo, caso tenha um parecer favorável, sendo que ao menos dois dos três referees precisam aprovar o trabalho.
(    ) Quanto aos periódicos científicos, podemos afirmar que precisam ter o International Standard Serial Number (ISSN), que indica a regularidade de publicação e o registro da revista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	O conhecimento científico pode ser compreendido como um saber sistematizado e ordenado em torno de uma teoria. Além disso, o conhecimento científico é considerado falível, ou seja, não é verdade absoluta ou definitiva, pois é passível de contestação e verificabilidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os principais elementos que caracterizam o conhecimento científico são a credibilidade, a confiança, a convicção e a aceitabilidade.
	 b)
	Os saberes tradicionais e a realidade cotidiana podem servir de estímulo para a realização de pesquisas e estudos científicos.
	 c)
	Os conhecimentos científicos são cumulativos e indiscutíveis, tendo em vista que sua estrutura é construída por metodologias quantitativas.
	 d)
	As práticas cotidianas não exercem influência sobre o conhecimento científico, tendo em vista que este privilegia a indústria da inovação.

Mais conteúdos dessa disciplina