Buscar

Resenha crítica - Filme Contágio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Enfermagem 3° semestre – Turma A Natalia Meienberger Ramos 
RESENHA CRÍTICA – CONTÁGIO
O filme “Contágio” foi feito por Scott Z. Burns, em 2011, onde é contada a trajetória de contágio do vírus MEV-1 baseado em um vírus real chamado Nipah, sua taxa de letalidade é alta, segundo a OMS a cada 100 pessoas infectadas, de 40 a 79 morrem. O vírus surgiu em 1998 na Malásia, transmitido por morcegos e pelos hospedeiros intermediários (os suínos). 
A história começa a partir do 2° dia, mostrando Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow) uma das personagens principais e mais importantes ao decorrer dos fatos, ela foi para Hong Kong em uma viagem de negócios e está em um aeroporto esperando a viagem para voltar para sua cidade, quando começa apresentar alguns sintomas de gripe (cansaço, febre e tosse).
Enquanto Beth volta para os Estados Unidos, é mostrado algumas pessoas com os mesmos sintomas em diversos lugares diferentes (em Hong Kong, Londres, Chicago). Quando Beth chega em casa, ela tem contato com seu filho e marido Mitch Emhoff (Matt Damon) mas não demora muito para seu estado de saúde decair ainda mais, resultando em uma convulsão na frente de seu marido, onde o mesmo a levou para o hospital, mas, infelizmente Beth teve encefalite e veio a falecer. Logo em seguida, enquanto Mitch inconformado volta do hospital, seu filho também havia convulsionado e morrido. Após isso, milhares de pessoas começaram a adoecer e vieram a óbito com rapidez, alegando os mesmos sintomas. Os médicos começaram a investigar qual era o motivo de tantas mortes e decidiram colocar todos em quarentena decretando uma pandemia. 
Chegaram à conclusão que era um vírus transmitido através de gotículas e o contágio ocorria através da fala, de espirros, tosse e por superfícies contaminadas (mesas, portas e alimentos).
Mitch recebe a notícia de que é imune ao vírus. A população entra em pânico, as cidades ficam um caos com cenários apocalípticos e muitos se aproveitam para roubar lojas e casas, nos hospitais pedem para a enfermagem se retirar por conta do alto risco de contaminação e dão foco aos médicos, biomédicos, epidemiologistas e infectologistas. 
No entanto, na realidade em que estamos vivendo em 2020 por conta do Covid-19 podemos perceber que a enfermagem tem grande importância, permanecendo nos hospitais usando diversos EPI’s que causam lesões por pressão devido aos plantões extensos e ficando na linha de frente. 
Mesmo com algumas pessoas desacreditando da gravidade da pandemia e outras tentando esconder os altos índices de letalidade, as investigações não param e mais de 30 dias depois a vacina é feita. Por filmagens descobriram que Beth se contaminou em um cassino, em Hong Kong, através do chefe de cozinha. O filme termina mostrando o dia 1°, onde mostra o transmissor principal (morcegos) e seus hospedeiros intermediários (suínos). Em nossos dias atuais, filmes com assuntos de epidemias e pandemias são imprescindíveis para a conscientização da população, porém, “Contágio” poderia ter um enredo melhor, abordar assuntos com mais clímax, dando ênfase na valorização dos profissionais de enfermagem.
Acadêmica do 3° semestre de Enfermagem da Universidade do Planalto Catarinense, Natalia Meienberger Ramos.

Outros materiais