Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA CHOCOLATERIA

Prévia do material em texto

MANIPULAÇÃO DO CHOCOLATE
José Wellington Gonçalves de Oliveira
Matrícula: 28241368
Tecnologia em Gastronomia
 
O chocolate contem manteiga de cacau que é uma gordura natural e derrete em torno de 34°C, por isso temos que tomar alguns cuidados com o transporte principalmente em lugares com climas quentes e abafados pois pode causar o derretimento. Nunca coloque o chocolate derretido diretamente na refrigeração a mudança brusca de temperatura faz com que a manteiga de cacau migre para superfície causando o fat boom, deixando algumas manchas em sua superfície com aspecto de mofado, caso isso ocorra basta derreter o chocolate novamente e fazer a tempera para recupera-lo. 
Quando fazemos o derretimento do chocolate para trabalharmos com ele temos que nos atentar a alguns detalhes como escolher a forma de derretimento (banho maria ou micro-ondas por exemplo) e a tempera ideal, sempre nos atentando as temperaturas, dependendo do tipo de chocolate varia de 45°- 50°C para atingirmos todos os cristais de gordura inclusive os V que são os cristais estáveis. Na tempera o chocolate deve ser resfriado por volta de 27°C esse período não pode ser maior que 10 minutos, e logo aumentando a temperatura por volta de 30°- 34°C afim de derreter os cristais instáveis e deixando apenas os cristais V.
Em produtos feitos com chocolate um dos erros mais comum é o sugar boom que deixa os produtos sem brilho, esbranquiçado, opaco, e também ocorre uma mudança de textura deixando pegajoso, algumas pessoas associam esse erro com o material da forma utilizado como PCV ou silicone, porém isso ocorre quando é feito uma mudança brusca de temperatura entre o local de manipulação e refrigeração e, quando é deixado por muito tempo sob refrigeração que causa uma umidade excessiva no produto, levado o açúcar do chocolate para sua superfície causando esses aspectos, por isso devemos nos atentar a alguns detalhes como, a área de manipulação deve ser fria para que quando o chocolate por posto par enrijecer a diferença de temperatura fique em torno de 10°C, e o tempo ideal em torno de 15 minutos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS,
LUCCAS, Valdecir. Caracterização comparativa entre chocolates ao leite formulados com gordura de leite anidra e com estearina de gordura de leite. Scielo.br, Campinas/SP, jun. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/bjft/v17n2/a05v17n2.pdf >. Acesso em: 23, ago. 2020.
LANNES, Suzana. Estudo das propriedades físico-químicas e de textura de chocolate. Teses.usp.br, São Paulo, 25, set. 1997. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9133/tde-18102007-143658/publico/SuzanaCSLannesInicio_99.pdf >. Acesso em: 23, ago. 2020.
O FAT BLOOM, UM FENÔMENO NATURAL E AINDA ASSIM POUCO ATRAENTE. Callebaut.com. Disponível em: <https://www.callebaut.com/pt-BR/tecnica-chocolate/problemas/fat-bloom#:~:text=O%20fat%20bloom%20%C3%A9%20um,em%20qualquer%20produto%20de%20chocolate.%20HYPERLINK%20%22https://www.callebaut.com/pt-BR/tecnica-chocolate/problemas/fat-bloom%22 HYPERLINK "https://www.callebaut.com/pt-BR/tecnica-chocolate/problemas/fat-bloom"& HYPERLINK "https://www.callebaut.com/pt-BR/tecnica-chocolate/problemas/fat-bloom"%20HYPERLINK%20%22https://www.callebaut.com/pt-BR/tecnica-chocolate/problemas/fat-bloom%22text=Uma%20temperatura%20de%20armazenamento%20alta,processo%20de%20migra%C3%A7%C3%A3o%20da%20gordura. >. Acesso em: 21, ago. 2020.
SUGAR BLOOM, UM PROBLEMA COMUM NO MUNDO DO CHOCOLATE. Callebaut.com. Disponível em: <https://www.callebaut.com/pt-BR/tecnica-chocolate/problemas/sugar-bloom >. Acesso em: 21, ago. 2020.
Umidade em chocolate? Saiba o porque. Desidrat.com.br, 2019. Disponível em <https://www.desidrat.com.br/blog/umidade-em-chocolate-saiba-o-porque/ >. Acesso em: 21, ago. 2020

Continue navegando