Buscar

prova de embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
 INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
 
 Prova 28/07/2021
 
 Curso/bloco: Embriologia BMH-237
 NOME COMPLETO DO ALUNO: Julia Martins Wagner Rodrigues Trajano; DRE 120017426
 
1) Etiologia da gastrosquise e onfalocele no contexto do desenvolvimento embrionário (2.5pt)
A gastrosquise é uma anomalia que causa uma abertura na parede abdominal, próxima ao umbigo, mas não exatamente no centro do mesmo. Por conta dessa abertura, o intestino se projeta para o meio exterior, sem camadas de tecido protetoras, e sem essa membrana, antes mesmo do nascimento, esse feto pode sofrer complicações, devido a exposição do intestino ao saco amniótico, que pode levar consequências como inflamações que irão causar estresse na cicatrização, acarretando em problemas como obstrução intestinal.
Já a onfalocele, é uma anomalia parecida com a gastrosquise, é causada por uma abertura na altura do umbigo, na parte central da parede abdominal, onde músculo, tecido fibroso e pele estarão ausentes, permitindo que o intestino se projete, mas nesse caso como forma de herniação, ele estará coberto por uma fina membrana. Ambas as anomalias estão ligadas ao mau fechamento do embrião, nesse caso quando se diz respeito ao fechamento ventral-dorsal. 
2) Descreva os processos celulares e moleculares que guiam a primeira fase da embriogênese (clivagem) e explique a formação e as características do blastocisto (2.5pt)
A clivagem de um embrião começa logo após a fecundação, e apresenta um tipo diferenciado de mitose, onde as fases G1 e G2 não ocorrem , ou seja, a célula aumenta em quantidade, mas não em tamanho, elas passam apenas pela fase S e M para que haja a duplicação e a divisão do material genético. Inicialmente, o conjunto de células que formam o embrião é denominado blastômero, com as sucessivas divisões, ao chegar em um número de células entre 8 e 16, ele se denomina mórula. As divisões continuam até a formação da blástula, que também pode ser chamado de blastocisto, que por sua vez, tem massa interna especializada, dá origem a células tronco pluripotentes, que irão ser importantes para todo o desenvolvimento embrionário. 
3) Explique em detalhe o modelo de relógio e onda frontal e sua importância na somitogênese. (2.5pt)
É um modelo utilizado para descrever o processo de somitogênese em vertebrados. A somitogênese representa o processo de formação dos somitos, partes de mesoderma que originam uma variedade de tecidos. O modelo de relógio e onda frontal descreve a separação dos somitos da mesoderme paraxial como resultado da expressão oscilante de proteínas específicas e seus gradientes. Uma vez que as células do mesoderma pré-somítico estão no lugar, seguido pela migração celular durante a gastrulação, a expressão oscilatória de muitos genes terá início nessas células, como se regulada por um "relógio" de desenvolvimento. A partir disso, a conclusão mais lógica foi que a somitogênese é coordenada por um mecanismo de "relógio e onda".
De maneira mais formal, significa que a somitogênese ocorre devido às oscilações autônomas de células de uma rede de genes e produtos gênicos que fazem as células oscilarem entre um estado permissivo e um não permissivo de uma forma consistentemente cronometrada, assim como um relógio. Esses genes incluem membros da família FGF , vias Wnt e Notch , bem como alvos dessas vias. A frente de onda progride lentamente na direção anterior para posterior. À medida que a frente de onda da sinalização entra em contato com as células no estado permissivo, elas passam por uma transição mesenquimal-epitelial e se separam do mesoderma pré-somítico mais anterior, formando um limite de somito e reiniciando o processo para o próximo somito.
Em relação a sua importância, é sugerido que a ativação de Notch ativa ciclicamente uma cascata de genes necessários para que os somitos se separem do corpo paraxial principal, para que ocorra a migração. 
4) A figura abaixo representa eventos que ocorrem ao longo da 3ª semana do desenvolvimento e que são responsáveis pela formação do disco embrionário trilaminar. Comente sobre tais eventos, descrevendo como são formadas as três camadas germinativas embrionárias e que estruturas (tecidos) cada uma delas irá originar. (2.5pt)
Ao longo da terceira semana ocorre o processo de gastrulação, onde o disco bilaminar(hipoblasto e epiblasto) se transforma em trilaminar contendo os 3 folhetos embrionários, o ectoderma, o mesoderma e o endoderma. Durante esse processo, outros eventos são relevantes, como por exemplo o surgimento da linha primitiva, que surge na extremidade caudal do embrião, por conta da proliferação e migração de células do epiblasto para o plano mediano do disco embrionário, sendo o primeiro sinal da gastrulação. Na extremidade cefálica surge o nó primitivo, com uma depressão no centro chamada fosseta primitiva e ao longo da linha forma-se o sulco primitivo. Com o aparecimento da linha primitiva é possível identificar o eixo embrionário. Após este processo, ocorre a invaginação das células do epiblasto, que darão origem às três camadas germinativas do embrião. A linha primitiva irá regredir e desaparecer na quarta semana do desenvolvimento embrionário. A notocorda, por sua vez, surge pela transformação do bastão celular do processo notocordal. O assoalho do processo notocordal funde-se com o endoderma e degeneram. Ocorre então a proliferação de células notocordais a partir da extremidade cefálica, a placa notocordal se dobra e forma a notocorda que irá: definir o eixo do embrião, será base para a formação do esqueleto axial e é o futuro local dos corpos vertebrais.
Os 3 folhetos embrionários:
A ectoderma é a camada mais externa, a endoderma é a mais interna, e a mesoderma é a intermediária entre elas.
Endoderma: Revestimento epitelial do trato respiratório, excretor, reprodutor, digestório e órgãos associados, como o fígado e pâncreas; Timo, tireóide e glândulas da paratireóide. Mesoderma : Tecidos conjuntivos; Sistema esquelético, muscular, circulatório, linfático, excretor e reprodutivo; Córtex suprarrenal. Ectoderma:Epiderme da pele e anexos; Sistemas nervoso e sensorial; Glândulas sudoríparas, sebáceas, mamárias, lacrimais, medula da adrenal e hipófise; Maxilas e dentes; Células germinativas.

Outros materiais