Buscar

Gestão Deming

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão da Qualidade
1. Pesquise, identifique e caracterize uma empresa*, e discorra sobre como esta organização cumpre 4 (ou mais) dos quatorze princípios de Deming (Pg. 47 da dissertação de Mestrado) . Identifique também um princípio de Deming que a empresa não cumpra ou seja falha no cumprimento explicando o motivo.
Toda organização possui sua história e, na medida que se estrutura, adquire identidade. Para alcançar seus objetivos, precisa ser administrada, por meio de processos e instrumentos eficazes. É necessário que novos princípios e filosofias sejam adotadas e uma delas é a filosofia da qualidade que surge para contribuir, efetivamente, no sentido de acelerar o processo de desenvolvimento das organizações. 
Com base nisso, o grupo Carrefour, consiste em comércio varejista, criado na França em 1959. O sucesso da empresa foi imediato e com isso o surgimento de um novo conceito de loja, o hipermercado, com objetivo de suprir as necessidades de um novo tipo de consumidor, e com isso tomou rumos mundiais. Atualmente, o Grupo atua em 33 países com mais de 10.000 lojas, incluindo hipermercados, supermercados, lojas de conveniência e atacadistas, com um volume de 13 milhões de pessoas todos os dias passando por seus estabelecimentos. 
Estreou sua história no Brasil no ano de 1975 inaugurando o primeiro hipermercado Carrefour em São Paulo. Atualmente, a rede conta com aproximadamente 500 unidades em todos os estados e o Distrito Federal, empregando mais de 70 mil pessoas. Ao longo de mais de 40 anos, o Carrefour se tornou o maior varejista alimentar do Brasil. Hoje, o Grupo Carrefour é formado pelas marcas: Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Market, Carrefour Express, Carrefour Drogaria, Carrefour Posto, Atacadão e Supeco, contando com inúmeros fornecedores como Pepsico, Nissin, Parati, Mars Food, Brasil Kirin, Nestlé, Danone, Unilever, Kibon, Vigor, Nivea, Colgate, Johnson&Johnson, L'Oreal, P&G, entre outros.
Caracterizando ainda mais esse grupo varejista, temos os seguintes ideais da empresa:
Missão:
A Missão do Carrefour consiste em ser um agente de transformação das relações de consumo. Buscando formas mais simples, prazerosas, econômicas e sustentáveis. Com liderança de mercado, trabalhando junto com fornecedores, consumidores e à sociedade, criando práticas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade do planeta.
Visão:
A visão desse grupo é sempre melhorar as relações com os consumidores, fornecedores, colaboradores e acionistas. Para isso, buscam renovar, aperfeiçoar os processos operacionais, investindo com propósito em eficiência, proximidade, parceria e incentivo. Tudo para fortalecer os laços com as pessoas Atendente fazendo a leitura de código de barras do aplicativo meu carrefour direto no smartphone do consumidor. 
Valores:
O grupo Carrefour desenvolve projetos para a expansão da diversidade em sua cultura de negócios. Colocando em prática os quatro compromissos que fundamentam e norteiam suas atividades profissionais: o orgulho de transformar o negócio, servir o cliente com respeito, agir com simplicidade e crescer e ter sucesso juntos.
Referente ao contexto abordado, foram identificados alguns princípios de Deming nas práticas de gestão do grupo Carrefour, 4 deles sendo: 
O primeiro princípio é aquele que estabelece constâncias de finalidades para melhorar o produto e o serviço. O grupo Carrefour busca melhorar a qualidade do produto, por meio de: pesquisa de mercado; teste sensorial; auditoria de fábrica, garantindo que tudo esteja ocorrendo conforme as normas estabelecidas pelo Grupo Carrefour na França. Também é realizada análise laboratorial; desenvolvimento de embalagens exclusivas. Para garantir a qualidade, o grupo possui o selo garantia de Origem, onde os produtores parceiros de todo o mundo os ajudam a manter a qualidade e confiabilidade dos produtos. Todos os critérios citados fazem com que o grupo se mantenha ativo no mercado, com alto padrão de competitividade e com oferta de produtos com qualidade aos consumidores. 
O segundo princípio identificado é referente ao quarto princípio de Deming, onde diz que cessar a prática de avaliar contratos apenas com base no preço. O grupo Carrefour, desse modo, avalia o preço conjuntamente com a qualidade ou não qualidade do fornecimento. Assim, estabelece novas regras sobre as compras, e as relações a longo prazo com os fornecedores é desenvolvida. Trabalham junto aos fornecedores, consumidores e à sociedade a fim de criar práticas de consumo que possam melhorar a qualidade de vida. Além disso, possuem um selo de compromisso com o público. Este selo, registrado em cartório, garante que o consumidor tenha acesso a preços competitivos e justos, tornando os produtos mais confiáveis. 
O terceiro identificado é o quinto princípio de Deming, que nos diz que é preciso melhorar continuamente o sistema de produção de serviços, para assim, otimizar a qualidade e a produtividade, reduzindo continuamente os custos. O grupo Carrefour busca aperfeiçoar os processos operacionais investindo em eficiência. Desse modo, otimiza a qualidade e a produtividade e reduz os custos. Além de utilizar como método o treinamento, por meio do qual busca capacidades intrínsecas e, desse modo, focaliza o desenvolvimento das pessoas, incentivando os colaboradores a crescerem e conquistarem novas posições em suas carreiras. 
Por fim, o quarto princípio encontrado corresponde ao nono princípio de Deming, onde o grupo procura trabalhar com vistas no rompimento das barreiras entre os departamentos, busca-se trabalhar em equipe e conjunto com o objetivo de um melhor relacionamento pessoal e, com isso, contribuir para o enriquecimento das tarefas e das soluções, promovendo igualdade de tratamento e um ambiente de trabalho respeitoso.
Desta forma, compreendemos que, por exemplo, se a empresa citada utilizasse de outros princípios como o oitavo, que se refere à necessidade de eliminar a barreira do medo entre os subordinados e superiores, colocando em prática a ideia de que todos dentro da empresa tenham a liberdade para a livre expressão, trabalhando efetivamente, sem temer seus superiores, poderia ser evitado grande parte do desperdício, já que essa problemática influencia negativamente os nove dos demais princípios estabelecidos.
2. Complementarmente busque (pg.35) e discorra sobre 2 Princípios da Gestão da Qualidade Total que julgue mais importante para o estudo de caso em questão.
Mediante ao que foi estudado, os dois princípios fundamentais da Gestão da Qualidade Total que julgo mais importantes dessa rede varejista seriam:
Foco no cliente 
É preciso dar prioridade aos clientes, atender os seus requisitos, expectativas, necessidades e desejos, transformando-os em características dos produtos. Desse modo o cliente percebe que os produtos atendem suas necessidades quanto a preço, prazo, especificações, segurança e confiabilidade. Isso quer dizer fidelização e recomendação dos produtos e serviços oferecidos a outras pessoas, gerando novas chances de relacionamento, vendas e lucratividade.
Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores 
Uma organização que possui uma relação de benefícios mútuos com seus fornecedores consegue vantagem competitiva, e aumenta a capacidade em agregar valor ao produto final. Para um grupo varejista com tantos fornecedores como o Carrefour é de extrema importância que esse princípio da qualidade total seja efetivado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais