Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX (Cod.:649571)

Prévia do material em texto

1O contrato de trabalho possui requisitos, elementos e sujeitos. Dentre os sujeitos do contrato de trabalho, a CLT, em seu art. 3º, dispõe sobre a figura do empregado e lhe atribui características obrigatórias para que assim este trabalhador seja considerado realmente como empregado, sujeito da relação de emprego. Que características são estas? Cite-as e explique cada uma delas.
Resposta esperada
Para a caracterização do vínculo de empregado são necessários quatro elementos, conduzidos como premissas básicas: 1. Pessoalidade: somente a pessoa contratada pode executar a tarefa, não pode ser substituída por outra, nem que uma empresa preste o serviço. 2. Onerosidade: a prestação dos serviços ocorre mediante pagamento de salário do empregador para o empregado. 3. Subordinação: o empregado está sujeito a ordens e chefia do empregador. 4. Habitualidade: o trabalho deve ser prestado de forma contínua, não vez ou outra ou esporadicamente.
2Juca precisou afastar-se de seu emprego para cumprir o serviço militar obrigatório. Contudo, está muito receoso, haja vista ter ouvido falar que será demitido por conta desse afastamento, pois a empresa deixou de depositar seu salário. Feitas essas considerações, responda às seguintes questões: pode Juca ser demitido da empresa durante o período de cumprimento do serviço militar? O que ele deverá fazer caso queira retornar ao antigo cargo exercido na empresa, após a baixa do serviço militar?
Resposta esperada
Não pode a empresa demitir Juca durante o cumprimento do serviço militar obrigatório. Para que Juca possa retornar ao antigo cargo exercido, deverá notificar o empregador desse intento, através do envio de telegrama ou carta registrada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes